Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biedacha, Marina Myszak
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27496
Resumo: O cenário da pavimentação asfáltica brasileira prevê mudanças. Em desenvolvimento o novo método de dimensionamento de estruturas rodoviárias considera uma rotina mecanística-empírica, que busca substituir o método vigente considerando o desenvolvimento de métodos mais racionais de dimensionamento. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o dimensionamento de um contorno para o tráfego de cargas que traspõe a cidade de Itapejara D’ Oeste - PR através da rodovia PR-493, comparando as alternativas para o local. Foram realizados levantamento topográfico por georreferenciamento, levantamento de tráfego, definição do traçado, ensaios laboratoriais para definir características do solo do subleito, caracterização dos resultados encontrados e o dimensionamento da estrutura do pavimento flexível pelo método do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), sendo este comparado as estruturas dimensionadas no software MeDiNa de acordo com as condições adotadas frente à falta de parâmetros dos materiais utilizados no dimensionamento. Pode-se perceber a significativa diferença na utilização dos dois métodos, enquanto o DNER visa, a princípio, proteger o subleito de deformações plásticas excessivas, o MeDiNa possibilita a análise e dimensionamento de pavimentos por meio do estudo das múltiplas camadas dos materiais que compõe o pavimento. Neste estudo, o comparativo entre os métodos de dimensionamento mostrou que estruturas dimensionadas pelo método de dimensionamento, ainda vigente, de pavimentos flexíveis do extinto DNER, quando submetidas a uma análise detalhada pelo MeDiNa pode apontar deficiências no pavimento, inclusive antes de atingir o período de projeto estimado. O método mecanístico-empírico utilizado no software MeDiNa possibilita ao projetista antever possíveis cenários do desempenho do pavimento ao longo do tempo, garantindo a utilização racional de materiais e construção de pavimentos com melhor serventia ao usuário durante todo o período de projeto.
id UTFPR-12_ba1c3231545bf1d0737d3eed774c4f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27496
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-02-24T14:45:54Z2022-02-24T14:45:54Z2020-08-14BIEDACHA, Marina Myszak. Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27496O cenário da pavimentação asfáltica brasileira prevê mudanças. Em desenvolvimento o novo método de dimensionamento de estruturas rodoviárias considera uma rotina mecanística-empírica, que busca substituir o método vigente considerando o desenvolvimento de métodos mais racionais de dimensionamento. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o dimensionamento de um contorno para o tráfego de cargas que traspõe a cidade de Itapejara D’ Oeste - PR através da rodovia PR-493, comparando as alternativas para o local. Foram realizados levantamento topográfico por georreferenciamento, levantamento de tráfego, definição do traçado, ensaios laboratoriais para definir características do solo do subleito, caracterização dos resultados encontrados e o dimensionamento da estrutura do pavimento flexível pelo método do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), sendo este comparado as estruturas dimensionadas no software MeDiNa de acordo com as condições adotadas frente à falta de parâmetros dos materiais utilizados no dimensionamento. Pode-se perceber a significativa diferença na utilização dos dois métodos, enquanto o DNER visa, a princípio, proteger o subleito de deformações plásticas excessivas, o MeDiNa possibilita a análise e dimensionamento de pavimentos por meio do estudo das múltiplas camadas dos materiais que compõe o pavimento. Neste estudo, o comparativo entre os métodos de dimensionamento mostrou que estruturas dimensionadas pelo método de dimensionamento, ainda vigente, de pavimentos flexíveis do extinto DNER, quando submetidas a uma análise detalhada pelo MeDiNa pode apontar deficiências no pavimento, inclusive antes de atingir o período de projeto estimado. O método mecanístico-empírico utilizado no software MeDiNa possibilita ao projetista antever possíveis cenários do desempenho do pavimento ao longo do tempo, garantindo a utilização racional de materiais e construção de pavimentos com melhor serventia ao usuário durante todo o período de projeto.The scenario of the Brazilian asphalt pavement previses changes. The new method for dimensioning road structures in development, considering a mechanistic-empirical routine, which seeks to replace the current method considering the development of more rational methods of sizing. The present study aims to present an alternative for dimensioning a contour for cargo traffic that crosses the city of Itapejara D ’Oeste through the PR-493 highway, comparing the alternatives for the location. For then were done topographic surveys were carried out by georeferencing, traffic survey, route definition, laboratory tests to define subgrade soil characteristics, characterization of the results found and the dimensioning of the flexible pavement structure by the method of the Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), this being compared and simulations in the MeDiNa software according to the conditions adopted in view of the due to de lack of parameters of the materials used in the dimensioning. It can be seen the significant difference in the use of the two methods, while the DNER aims only to protect the subgrade from excessive plastic deformations, the MeDiNa performs the analysis and dimension of pavements through by studying the multiple layers of materials that make up the pavement. In this study, comparison between the sizing, showed that structures dimensioned by the dimensioning method, still in force, of flexible pavements of the extinct DNER, when submitted to a detailed analysis by MeDiNa can point out deficiencies in the pavement, even before reaching the estimated design period. The mechanistic-empirical method used in the MeDiNa software allows the designer to foresee possible scenarios of the pavement performance over time, ensuring the rational use of materials and building floors with better use for the user throughout the project period.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPavimentosRodovias - Projetos e construçãoPavimentos flexíveisFundações (Engenharia)PavementsRoads - Design and constructionPavements, FlexibleFoundationsDimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNaDimensioning asphaltic paving the DNER method and comparative with the current mechanistic-empirical method MeDiNainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoTrombetta, JairoBisconsini, Danilo RinaldiTabalipa, Ney LyzandroTrombetta, JairoBiedacha, Marina Myszakinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALPB_COECI_2020_1_09.pdfPB_COECI_2020_1_09.pdfapplication/pdf4891508http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/1/PB_COECI_2020_1_09.pdf8a1038d306b85e9097b28de6eb6d6f35MD51TEXTPB_COECI_2020_1_09.pdf.txtPB_COECI_2020_1_09.pdf.txtExtracted texttext/plain151050http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/3/PB_COECI_2020_1_09.pdf.txtbda58750d3cf55b063b3536411b507ffMD53THUMBNAILPB_COECI_2020_1_09.pdf.jpgPB_COECI_2020_1_09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1393http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/4/PB_COECI_2020_1_09.pdf.jpg7af8aa400fd1b931cb932ded86b59edbMD541/274962022-02-25 03:06:24.516oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-02-25T06:06:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Dimensioning asphaltic paving the DNER method and comparative with the current mechanistic-empirical method MeDiNa
title Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
spellingShingle Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
Biedacha, Marina Myszak
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Pavimentos
Rodovias - Projetos e construção
Pavimentos flexíveis
Fundações (Engenharia)
Pavements
Roads - Design and construction
Pavements, Flexible
Foundations
title_short Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
title_full Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
title_fullStr Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
title_full_unstemmed Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
title_sort Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa
author Biedacha, Marina Myszak
author_facet Biedacha, Marina Myszak
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tabalipa, Ney Lyzandro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Trombetta, Jairo
dc.contributor.author.fl_str_mv Biedacha, Marina Myszak
contributor_str_mv Trombetta, Jairo
Bisconsini, Danilo Rinaldi
Tabalipa, Ney Lyzandro
Trombetta, Jairo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Pavimentos
Rodovias - Projetos e construção
Pavimentos flexíveis
Fundações (Engenharia)
Pavements
Roads - Design and construction
Pavements, Flexible
Foundations
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos
Rodovias - Projetos e construção
Pavimentos flexíveis
Fundações (Engenharia)
Pavements
Roads - Design and construction
Pavements, Flexible
Foundations
description O cenário da pavimentação asfáltica brasileira prevê mudanças. Em desenvolvimento o novo método de dimensionamento de estruturas rodoviárias considera uma rotina mecanística-empírica, que busca substituir o método vigente considerando o desenvolvimento de métodos mais racionais de dimensionamento. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o dimensionamento de um contorno para o tráfego de cargas que traspõe a cidade de Itapejara D’ Oeste - PR através da rodovia PR-493, comparando as alternativas para o local. Foram realizados levantamento topográfico por georreferenciamento, levantamento de tráfego, definição do traçado, ensaios laboratoriais para definir características do solo do subleito, caracterização dos resultados encontrados e o dimensionamento da estrutura do pavimento flexível pelo método do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), sendo este comparado as estruturas dimensionadas no software MeDiNa de acordo com as condições adotadas frente à falta de parâmetros dos materiais utilizados no dimensionamento. Pode-se perceber a significativa diferença na utilização dos dois métodos, enquanto o DNER visa, a princípio, proteger o subleito de deformações plásticas excessivas, o MeDiNa possibilita a análise e dimensionamento de pavimentos por meio do estudo das múltiplas camadas dos materiais que compõe o pavimento. Neste estudo, o comparativo entre os métodos de dimensionamento mostrou que estruturas dimensionadas pelo método de dimensionamento, ainda vigente, de pavimentos flexíveis do extinto DNER, quando submetidas a uma análise detalhada pelo MeDiNa pode apontar deficiências no pavimento, inclusive antes de atingir o período de projeto estimado. O método mecanístico-empírico utilizado no software MeDiNa possibilita ao projetista antever possíveis cenários do desempenho do pavimento ao longo do tempo, garantindo a utilização racional de materiais e construção de pavimentos com melhor serventia ao usuário durante todo o período de projeto.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-24T14:45:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-24T14:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIEDACHA, Marina Myszak. Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27496
identifier_str_mv BIEDACHA, Marina Myszak. Dimensionamento de pavimento asfáltico pelo método DNER e comparativo com o atual método mecanístico-empírico MeDiNa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/1/PB_COECI_2020_1_09.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/3/PB_COECI_2020_1_09.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27496/4/PB_COECI_2020_1_09.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
8a1038d306b85e9097b28de6eb6d6f35
bda58750d3cf55b063b3536411b507ff
7af8aa400fd1b931cb932ded86b59edb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923050101669888