A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972 |
Resumo: | Acompanha: Ensinando "Potenciação e radiciação" através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula. |
id |
UTFPR-12_bf215c25066e01c82445607112123a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4972 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-26T18:29:34Z2020-05-26T18:29:34Z2020-03-24MELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972Acompanha: Ensinando "Potenciação e radiciação" através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula.O presente trabalho teve como objetivo utilizar a Metodologia de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas de modo a promover uma aprendizagem ativa, proporcionando ao aluno a oportunidade de ser construtor do próprio conhecimento. Para tanto, uma série de problemas geradores foi desenvolvida com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para a construção dos conceitos de potenciação e radiciação. Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, na modalidade de pesquisa pedagógica, em que a professora se fez pesquisadora, e foi desenvolvida em um colégio particular do norte paranaense. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas, análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio de: fotos, gravações de áudio, diário de campo da professora e os problemas geradores resolvidos pelos Grupos, que foram organizados em portfólios de Resolução de Problemas. Dos materiais coletados, analisaram-se as resoluções de seis problemas aplicados a 15 alunos do 7.° ano. Com base no desenvolvimento das atividades, foi possível inferir que diferentes estratégias foram utilizadas, também houve uma busca por conhecimentos prévios a fim de resolver os problemas e, ainda, foi possível identificar que professor e aluno assumiram novos papéis e, consubstancialmente, a aula de Matemática se tornou nova. Assim, este trabalho mostra-se como uma possibilidade para o ensino de potenciação e radiciação, a fim de contribuir para a construção do conhecimento dos alunos de forma ativa e para o aprimoramento profissional de outros professores.The present work aims to utilizate the Metodology of Mathematics Teaching-LearningEvaluation through Problem Solving in order to promote an active learning, providing to the student the opportunity of to be a constructor of the own knowledge. For this, a series of generator problems, was developed with students of the final years of the Elementary School to the construction of concepts of exponentiation and root extraction. The methods used for the collect of data were: interviews, documental analysis and participant observation. The data were recorded by: photos, audio recordings, field journal of the teacher and the generators problems solved by the groups, that were organized in portfolios of Problem Solving. By the materials that were collected, the resolution of six problems applied to 15 students of the 7th year were analyzed. Based in the development of the activities it was possible infer that different strategies were used, besides there was a search for previous knowledge to solve the problems and, even, it was possible to identify that teacher and student taken on new roles and consubstantially the Math class became new. This way, this work shows itself like a possibility to the teaching of exponentiation and root extraction, that can contribute to construction actively of the knowledge of the students and to the professional enhancement of others teachers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoEnsino - MetodologiaAprendizagem ativaAprendizagem baseada em problemasMatemática (Ensino fundamental)Teaching - MethodologyActive learningProblem-based learningMathematics (Fundamental education)A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamentalProblem Solving: an active methodology in the teaching of Mathematics for the construction of the contents of “Exponentiation and root extraction” with elementary school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Allevato, Norma Suely Gomeshttps://orcid.org/0000-0001-6892-606Xhttp://lattes.cnpq.br/9614794595123496http://lattes.cnpq.br/6621922620255846Melo, Marcela Camila Picin dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdfapplication/pdf5984280http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/1/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdfa8b614375d994f25e0b22d5973578cb8MD51LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdfapplication/pdf29293071http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/2/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf71d2b999e2b6c1aee14a033a57dcb4a5MD52TEXTLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain320686http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/3/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.txtf2189f499059ee52af4ec1f5f1047e35MD53LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.txtExtracted texttext/plain72195http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/5/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.txt19292b140dcb563f07d22383d29f92a6MD55THUMBNAILLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/4/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.jpg40677a23a139f66b323e57caaaff49fdMD54LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1473http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/6/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.jpg3cac7a784a221f2f5d7115a05b4d752bMD561/49722020-05-27 03:01:06.489oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4972Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-05-27T06:01:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Problem Solving: an active methodology in the teaching of Mathematics for the construction of the contents of “Exponentiation and root extraction” with elementary school students |
title |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental Melo, Marcela Camila Picin de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Teaching - Methodology Active learning Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
title_full |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental |
author |
Melo, Marcela Camila Picin de |
author_facet |
Melo, Marcela Camila Picin de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Karina Alessandra Pessoa da |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1766-137X |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Allevato, Norma Suely Gomes |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6892-606X |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9614794595123496 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6621922620255846 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Marcela Camila Picin de |
contributor_str_mv |
Justulin, Andresa Maria Justulin, Andresa Maria Silva, Karina Alessandra Pessoa da Allevato, Norma Suely Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Teaching - Methodology Active learning Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Metodologia Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Teaching - Methodology Active learning Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Ensinando "Potenciação e radiciação" através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-26T18:29:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-26T18:29:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972 |
identifier_str_mv |
MELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de "Potenciação e radiciação" com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/1/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/2/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/3/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/5/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/4/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4972/6/LD_PPGMAT_M_Melo_Marcela_Camila_Picin_de_2020_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8b614375d994f25e0b22d5973578cb8 71d2b999e2b6c1aee14a033a57dcb4a5 f2189f499059ee52af4ec1f5f1047e35 19292b140dcb563f07d22383d29f92a6 40677a23a139f66b323e57caaaff49fd 3cac7a784a221f2f5d7115a05b4d752b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797043981796769792 |