Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406 |
Resumo: | O propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II. |
id |
UTFPR-12_bfbfbdfdff76d7b53e7ba67060ef6b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25406 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-28T14:25:21Z2021-06-28T14:25:21Z2020-12-17LUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406O propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II.The purpose of this dissertation is to report the development of an educational product (EP) for the teaching of school physics with students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, aiming at the promotion of specific skills in Natural Sciences and their respective technologies and of essential skills in the field of Linear Kinematics. The EP was developed based on the theory of significant learning and developed with the application of the TeachingSequence (TS) and Blended Learning (BL) as active teaching methodologies. TSactivities were programmed with the objective of promoting the development of specific skills for the student to identify and apply basic concepts of Newtonian Mechanics in their daily lives. The EP was experienced and tested with the participation of students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, enrolled and frequent in a public educational institution, located in the state of Paraná. The results of the application of PE in teaching practice were assessed qualitatively and quantitatively. The results of the practical application of the EP indicate that the activities programmed in TScan be successfully applied to other classes of students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, including the possibility of applying the EP as an introductory strategy in teaching the contents of the kinematics, usually included in the planning of the discipline of Natural Sciences in the last year of Elementary School, Cycle II.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaEnsino híbridoAprendizagemCinemáticaBlended learningLearningKinematicsSequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamentalTeaching sequence with different approaches ofkinematics concepts for students in the 6th year of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraLongen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Almeida, Shiderlene Vieira dehttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059http://lattes.cnpq.br/6420445044479337Silva, Fábio Ramos dahttps://orcid.org/0000-0002-0158-1279http://lattes.cnpq.br/3859177293482871Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Coelho, Jaziel Goularthttps://orcid.org/0000-0001-9386-1042http://lattes.cnpq.br/0298932683600051http://lattes.cnpq.br/0535638781626662Lunardi, Eliane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcinematicaensinofundamental.pdfapplication/pdf1762467http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/1/cinematicaensinofundamental.pdfa16c9d147e7ae11d3ae739ee57d69a93MD51cinematicaensinofundamental_produto.pdfapplication/pdf574680http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/2/cinematicaensinofundamental_produto.pdf9427b068c0e31e3de11a8508f9935666MD52TEXTcinematicaensinofundamental.pdf.txtcinematicaensinofundamental.pdf.txtExtracted texttext/plain231131http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/3/cinematicaensinofundamental.pdf.txt9a21f64ebdd2fe0ace3167e05dfaf87dMD53cinematicaensinofundamental_produto.pdf.txtcinematicaensinofundamental_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain55085http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/5/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.txte162bae9bf3758d2067103cbede46ea7MD55THUMBNAILcinematicaensinofundamental.pdf.jpgcinematicaensinofundamental.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/4/cinematicaensinofundamental.pdf.jpg4a872b62a007af53104b9207879f3e53MD54cinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpgcinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/6/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpg937ba4d5f9d51f94507cae8ba7fc08bbMD561/254062021-06-29 03:03:45.633oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25406Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-29T06:03:45Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Teaching sequence with different approaches ofkinematics concepts for students in the 6th year of elementary school |
title |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental Lunardi, Eliane Maria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino híbrido Aprendizagem Cinemática Blended learning Learning Kinematics Física/Ensino de Física |
title_short |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental |
author |
Lunardi, Eliane Maria |
author_facet |
Lunardi, Eliane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Longen, Fabio Rogerio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Almeida, Shiderlene Vieira de |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Fábio Ramos da |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0158-1279 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3859177293482871 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Longen, Fabio Rogerio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Coelho, Jaziel Goulart |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9386-1042 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0298932683600051 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0535638781626662 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi, Eliane Maria |
contributor_str_mv |
Longen, Fabio Rogerio Almeida, Shiderlene Vieira de Silva, Fábio Ramos da Longen, Fabio Rogerio Coelho, Jaziel Goulart |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino híbrido Aprendizagem Cinemática Blended learning Learning Kinematics Física/Ensino de Física |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Aprendizagem Cinemática Blended learning Learning Kinematics |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Física/Ensino de Física |
description |
O propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-28T14:25:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-28T14:25:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406 |
identifier_str_mv |
LUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/1/cinematicaensinofundamental.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/2/cinematicaensinofundamental_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/3/cinematicaensinofundamental.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/5/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/4/cinematicaensinofundamental.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25406/6/cinematicaensinofundamental_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a16c9d147e7ae11d3ae739ee57d69a93 9427b068c0e31e3de11a8508f9935666 9a21f64ebdd2fe0ace3167e05dfaf87d e162bae9bf3758d2067103cbede46ea7 4a872b62a007af53104b9207879f3e53 937ba4d5f9d51f94507cae8ba7fc08bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923072926023680 |