Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8154 |
Resumo: | O planejamento de vias urbanas deve levar em conta, entre outros fatores, o fluxo de veículos na área analisada, informação cada vez mais difícil de se conseguir devido ao aumento expressivo da frota de automóveis. Algumas formas de se alcançar tal informação incluem a alocação de pessoas para contagem ou disposição de sensores nas vias. O objetivo deste trabalho é prover uma abordagem computacional automática de contagem de veículos através do processamento de vídeos obtidos a partir da filmagem de vias urbanas. O trabalho consistiu na aplicação de uma série de algoritmos de visão computacional sobre vídeos, de modo a realizar a segmentação e a contagem de veículos. Várias técnicas de processamento são utilizadas, cada qual com objetivo específico de extrair alguma informação ou realçar alguma característica da imagem (quadro do vídeo). A abordagem utiliza-se da técnica de subtração de fundo para detecção de objetos em movimento e, após aplicação de filtros morfológicos, a imagem de cada quadro do vídeo, nesse ponto representada por diversas manchas(blobs), ´e analisada para descobrir quais manchas representam carros, e, se positivo, quantos carros representam. A análise da mancha é feita de duas maneiras, uma analisando a forma e sua área e outra acompanhando a velocidade dos pontos de interesse presentes na imagem. O resultado do projete é bastante promissor. Nos 274 carros dos vídeos, o programa deixou de contar um carro e contou outros dezessete a mais, resultando em um erro total de 6% nos vídeos analisados na abordagem baseada na área. Já a abordagem baseada nas velocidades dos pontos de interesse o erro total foi de 18%. |
id |
UTFPR-12_c7e7de236e614aad41931f6d4dd56f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8154 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T13:42:17Z2020-11-11T13:42:17Z2014-09-09VIEIRA, Allan Palmerio; COSTA, Ricardo Fantin da. Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8154O planejamento de vias urbanas deve levar em conta, entre outros fatores, o fluxo de veículos na área analisada, informação cada vez mais difícil de se conseguir devido ao aumento expressivo da frota de automóveis. Algumas formas de se alcançar tal informação incluem a alocação de pessoas para contagem ou disposição de sensores nas vias. O objetivo deste trabalho é prover uma abordagem computacional automática de contagem de veículos através do processamento de vídeos obtidos a partir da filmagem de vias urbanas. O trabalho consistiu na aplicação de uma série de algoritmos de visão computacional sobre vídeos, de modo a realizar a segmentação e a contagem de veículos. Várias técnicas de processamento são utilizadas, cada qual com objetivo específico de extrair alguma informação ou realçar alguma característica da imagem (quadro do vídeo). A abordagem utiliza-se da técnica de subtração de fundo para detecção de objetos em movimento e, após aplicação de filtros morfológicos, a imagem de cada quadro do vídeo, nesse ponto representada por diversas manchas(blobs), ´e analisada para descobrir quais manchas representam carros, e, se positivo, quantos carros representam. A análise da mancha é feita de duas maneiras, uma analisando a forma e sua área e outra acompanhando a velocidade dos pontos de interesse presentes na imagem. O resultado do projete é bastante promissor. Nos 274 carros dos vídeos, o programa deixou de contar um carro e contou outros dezessete a mais, resultando em um erro total de 6% nos vídeos analisados na abordagem baseada na área. Já a abordagem baseada nas velocidades dos pontos de interesse o erro total foi de 18%.The design of urban roads must take into account, among other things, the quantity of vehicles driven on the roads, an increasingly difficult information to obtain due to the growth of the vehicles’s population. Some of the ways of getting such information include the assignment of people to do the counting or the placement of sensors on the road. The purpose of this work is to provide an automatic computational approach for counting vehicles through video processing (obtained from urban roads recordings). This work consists on applying a series of computer vision algorithms over the videos in order to segment and count the vehicles. Many processing techniques are used, each with its own objective of extrating some information or enhacing some feature of the image (video frame). The proposed approach utilizes the background subtraction technique to detect moving objects and, after applying morphological filters, each image of the video, represented by blobs at this point, is analyzed so it can be known which blobs represent cars and, if so, how many. The blob analysis is performed in two ways, one by checking its shape and area and another by tracking the speed of the points of interest of the image. The result of the project is promising. Out of the 274 vehicles in the video, the area approach misses a single one and counts 17 extras, representing a 6% total error, yet the speed approach gets it wrong 18% of the time. A calibrating phase is necessary so that the approach can work with videos that were recorded from different angles.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de InformáticaEngenharia de ComputaçãoVeículos - ContagemSistemas de controle inteligenteEngenharia de tráfegoVehicles - CountingIntelligent control systemsTraffic engineeringContagem volumétrica de veículos em vias urbanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNassu, Bogdan TomoyukiDorini, Leyza Elmeri BaldoVieira, Allan PalmerioCosta, Ricardo Fantin dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/1/CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf.jpg5a3b507de008489c1c3b29254d33e113MD51ORIGINALCT_ENGCOMP_2014_1_01.pdfapplication/pdf9339997http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/2/CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdfdc2b753c6ea1df19e79805705c725dfcMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf.txtExtracted texttext/plain88406http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/4/CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf.txt650cbb5a49f8a581399744a308e48e54MD541/81542020-11-11 11:42:17.815oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T13:42:17Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
title |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
spellingShingle |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas Vieira, Allan Palmerio Engenharia de Computação Veículos - Contagem Sistemas de controle inteligente Engenharia de tráfego Vehicles - Counting Intelligent control systems Traffic engineering |
title_short |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
title_full |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
title_fullStr |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
title_full_unstemmed |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
title_sort |
Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas |
author |
Vieira, Allan Palmerio |
author_facet |
Vieira, Allan Palmerio Costa, Ricardo Fantin da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ricardo Fantin da |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nassu, Bogdan Tomoyuki |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Dorini, Leyza Elmeri Baldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Allan Palmerio Costa, Ricardo Fantin da |
contributor_str_mv |
Nassu, Bogdan Tomoyuki Dorini, Leyza Elmeri Baldo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia de Computação |
topic |
Engenharia de Computação Veículos - Contagem Sistemas de controle inteligente Engenharia de tráfego Vehicles - Counting Intelligent control systems Traffic engineering |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos - Contagem Sistemas de controle inteligente Engenharia de tráfego Vehicles - Counting Intelligent control systems Traffic engineering |
description |
O planejamento de vias urbanas deve levar em conta, entre outros fatores, o fluxo de veículos na área analisada, informação cada vez mais difícil de se conseguir devido ao aumento expressivo da frota de automóveis. Algumas formas de se alcançar tal informação incluem a alocação de pessoas para contagem ou disposição de sensores nas vias. O objetivo deste trabalho é prover uma abordagem computacional automática de contagem de veículos através do processamento de vídeos obtidos a partir da filmagem de vias urbanas. O trabalho consistiu na aplicação de uma série de algoritmos de visão computacional sobre vídeos, de modo a realizar a segmentação e a contagem de veículos. Várias técnicas de processamento são utilizadas, cada qual com objetivo específico de extrair alguma informação ou realçar alguma característica da imagem (quadro do vídeo). A abordagem utiliza-se da técnica de subtração de fundo para detecção de objetos em movimento e, após aplicação de filtros morfológicos, a imagem de cada quadro do vídeo, nesse ponto representada por diversas manchas(blobs), ´e analisada para descobrir quais manchas representam carros, e, se positivo, quantos carros representam. A análise da mancha é feita de duas maneiras, uma analisando a forma e sua área e outra acompanhando a velocidade dos pontos de interesse presentes na imagem. O resultado do projete é bastante promissor. Nos 274 carros dos vídeos, o programa deixou de contar um carro e contou outros dezessete a mais, resultando em um erro total de 6% nos vídeos analisados na abordagem baseada na área. Já a abordagem baseada nas velocidades dos pontos de interesse o erro total foi de 18%. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T13:42:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T13:42:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Allan Palmerio; COSTA, Ricardo Fantin da. Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8154 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Allan Palmerio; COSTA, Ricardo Fantin da. Contagem volumétrica de veículos em vias urbanas. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/1/CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/2/CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8154/4/CT_ENGCOMP_2014_1_01.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a3b507de008489c1c3b29254d33e113 dc2b753c6ea1df19e79805705c725dfc 009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a 650cbb5a49f8a581399744a308e48e54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923206658260992 |