Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204 |
Resumo: | As funções automotivas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no âmbito atual são critério de diferenciação tecnológica e comercial, futuramente tais funções serão essenciais nos veículos terrestres. O desenvolvimento destas funções com a metodologia baseada em modelos garante compatibilidade e segurança para com os veículos atuais e futuros, com a possibilidade de diversas verificações e validações alinhadas ao desenvolvimento. Este trabalho é focado no desenvolvimento da estratégia de uma função ADAS para o reconhecimento de faixas, através de método estatístico RANSAC (Random Sample Consensus), para a aplicação ao LDW (Lane Departure Warning) e resultou em um algoritmo robusto que garantiu segurança e compatibilidade, porém ainda com possibilidades de aprimoramentos. Os testes quantitativos e qualitativos realizados para com o algoritmo demonstram a assertividade no reconhecimento de faixas em diversas situações, e consequentemente a assertividade do LDW. |
id |
UTFPR-12_d056a45bee7d2d8e91a4c5bc35e1acab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16204 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T19:34:31Z2020-11-19T19:34:31Z2017-11-01FRANCO, Felipe Rezende. Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204As funções automotivas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no âmbito atual são critério de diferenciação tecnológica e comercial, futuramente tais funções serão essenciais nos veículos terrestres. O desenvolvimento destas funções com a metodologia baseada em modelos garante compatibilidade e segurança para com os veículos atuais e futuros, com a possibilidade de diversas verificações e validações alinhadas ao desenvolvimento. Este trabalho é focado no desenvolvimento da estratégia de uma função ADAS para o reconhecimento de faixas, através de método estatístico RANSAC (Random Sample Consensus), para a aplicação ao LDW (Lane Departure Warning) e resultou em um algoritmo robusto que garantiu segurança e compatibilidade, porém ainda com possibilidades de aprimoramentos. Os testes quantitativos e qualitativos realizados para com o algoritmo demonstram a assertividade no reconhecimento de faixas em diversas situações, e consequentemente a assertividade do LDW.The automotive functions of ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) in the current scope are criterion of technological and commercial differentiation, in the future such functions will be essential in the terrestrial vehicles. The development of these functions with the model-based design methodology ensures compatibility and safety for current and future vehicles, with the possibility of several verifications and validations aligned to the development. This work is focused on the development of the strategy of an ADAS function for the lanes recognition, using RANSAC (Random Sample Consensus) statistical method, for the application of LDW (Lane Departure Warning) and resulted in a robust algorithm that guaranteed security and compatibility, but still with possibilities for improvements. The quantitative and qualitative tests performed with the algorithm demonstrate the assertiveness in the lanes recognition in several situations, and consequently the assertiveness of the LDW.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia EletrônicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia EletrônicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICASistemas de segurançaAutomóveisAutomaçãoSecurity systemsAutomobilesAutomationEstratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutorStrategy for roads track detection and recognition with application to driver assistance systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaSantos, Max Mauro DiasNeme, João Henrique ZanderSantos, Max Mauro DiasNeme, João Henrique ZanderTusset, Angelo MarceloJanzen, Frederic ConradFranco, Felipe Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COELE_2017_2_06.pdfapplication/pdf2675330http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/1/PG_COELE_2017_2_06.pdfe5a639213a554f2af757989c5f22c1a3MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COELE_2017_2_06.pdf.txtExtracted texttext/plain89778http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/3/PG_COELE_2017_2_06.pdf.txt9d971d6ac07de5c1b463e245dced4bccMD53THUMBNAILPG_COELE_2017_2_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/4/PG_COELE_2017_2_06.pdf.jpg14a09ddacb43d78ffb9177180d52d3feMD541/162042020-11-19 17:34:31.702oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:34:31Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Strategy for roads track detection and recognition with application to driver assistance systems |
title |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
spellingShingle |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor Franco, Felipe Rezende CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Sistemas de segurança Automóveis Automação Security systems Automobiles Automation |
title_short |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
title_full |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
title_fullStr |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
title_full_unstemmed |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
title_sort |
Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor |
author |
Franco, Felipe Rezende |
author_facet |
Franco, Felipe Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Neme, João Henrique Zander |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Neme, João Henrique Zander |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tusset, Angelo Marcelo |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Janzen, Frederic Conrad |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Felipe Rezende |
contributor_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias Neme, João Henrique Zander Santos, Max Mauro Dias Neme, João Henrique Zander Tusset, Angelo Marcelo Janzen, Frederic Conrad |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Sistemas de segurança Automóveis Automação Security systems Automobiles Automation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de segurança Automóveis Automação Security systems Automobiles Automation |
description |
As funções automotivas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no âmbito atual são critério de diferenciação tecnológica e comercial, futuramente tais funções serão essenciais nos veículos terrestres. O desenvolvimento destas funções com a metodologia baseada em modelos garante compatibilidade e segurança para com os veículos atuais e futuros, com a possibilidade de diversas verificações e validações alinhadas ao desenvolvimento. Este trabalho é focado no desenvolvimento da estratégia de uma função ADAS para o reconhecimento de faixas, através de método estatístico RANSAC (Random Sample Consensus), para a aplicação ao LDW (Lane Departure Warning) e resultou em um algoritmo robusto que garantiu segurança e compatibilidade, porém ainda com possibilidades de aprimoramentos. Os testes quantitativos e qualitativos realizados para com o algoritmo demonstram a assertividade no reconhecimento de faixas em diversas situações, e consequentemente a assertividade do LDW. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T19:34:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T19:34:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRANCO, Felipe Rezende. Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Felipe Rezende. Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Eletrônica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/1/PG_COELE_2017_2_06.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/3/PG_COELE_2017_2_06.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/4/PG_COELE_2017_2_06.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5a639213a554f2af757989c5f22c1a3 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 9d971d6ac07de5c1b463e245dced4bcc 14a09ddacb43d78ffb9177180d52d3fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044047994421248 |