Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Felipe Rezende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204
Resumo: As funções automotivas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no âmbito atual são critério de diferenciação tecnológica e comercial, futuramente tais funções serão essenciais nos veículos terrestres. O desenvolvimento destas funções com a metodologia baseada em modelos garante compatibilidade e segurança para com os veículos atuais e futuros, com a possibilidade de diversas verificações e validações alinhadas ao desenvolvimento. Este trabalho é focado no desenvolvimento da estratégia de uma função ADAS para o reconhecimento de faixas, através de método estatístico RANSAC (Random Sample Consensus), para a aplicação ao LDW (Lane Departure Warning) e resultou em um algoritmo robusto que garantiu segurança e compatibilidade, porém ainda com possibilidades de aprimoramentos. Os testes quantitativos e qualitativos realizados para com o algoritmo demonstram a assertividade no reconhecimento de faixas em diversas situações, e consequentemente a assertividade do LDW.
id UTFPR-12_d056a45bee7d2d8e91a4c5bc35e1acab
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16204
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T19:34:31Z2020-11-19T19:34:31Z2017-11-01FRANCO, Felipe Rezende. Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204As funções automotivas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no âmbito atual são critério de diferenciação tecnológica e comercial, futuramente tais funções serão essenciais nos veículos terrestres. O desenvolvimento destas funções com a metodologia baseada em modelos garante compatibilidade e segurança para com os veículos atuais e futuros, com a possibilidade de diversas verificações e validações alinhadas ao desenvolvimento. Este trabalho é focado no desenvolvimento da estratégia de uma função ADAS para o reconhecimento de faixas, através de método estatístico RANSAC (Random Sample Consensus), para a aplicação ao LDW (Lane Departure Warning) e resultou em um algoritmo robusto que garantiu segurança e compatibilidade, porém ainda com possibilidades de aprimoramentos. Os testes quantitativos e qualitativos realizados para com o algoritmo demonstram a assertividade no reconhecimento de faixas em diversas situações, e consequentemente a assertividade do LDW.The automotive functions of ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) in the current scope are criterion of technological and commercial differentiation, in the future such functions will be essential in the terrestrial vehicles. The development of these functions with the model-based design methodology ensures compatibility and safety for current and future vehicles, with the possibility of several verifications and validations aligned to the development. This work is focused on the development of the strategy of an ADAS function for the lanes recognition, using RANSAC (Random Sample Consensus) statistical method, for the application of LDW (Lane Departure Warning) and resulted in a robust algorithm that guaranteed security and compatibility, but still with possibilities for improvements. The quantitative and qualitative tests performed with the algorithm demonstrate the assertiveness in the lanes recognition in several situations, and consequently the assertiveness of the LDW.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia EletrônicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia EletrônicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICASistemas de segurançaAutomóveisAutomaçãoSecurity systemsAutomobilesAutomationEstratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutorStrategy for roads track detection and recognition with application to driver assistance systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaSantos, Max Mauro DiasNeme, João Henrique ZanderSantos, Max Mauro DiasNeme, João Henrique ZanderTusset, Angelo MarceloJanzen, Frederic ConradFranco, Felipe Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COELE_2017_2_06.pdfapplication/pdf2675330http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/1/PG_COELE_2017_2_06.pdfe5a639213a554f2af757989c5f22c1a3MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COELE_2017_2_06.pdf.txtExtracted texttext/plain89778http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/3/PG_COELE_2017_2_06.pdf.txt9d971d6ac07de5c1b463e245dced4bccMD53THUMBNAILPG_COELE_2017_2_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/4/PG_COELE_2017_2_06.pdf.jpg14a09ddacb43d78ffb9177180d52d3feMD541/162042020-11-19 17:34:31.702oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:34:31Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Strategy for roads track detection and recognition with application to driver assistance systems
title Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
spellingShingle Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
Franco, Felipe Rezende
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Sistemas de segurança
Automóveis
Automação
Security systems
Automobiles
Automation
title_short Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
title_full Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
title_fullStr Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
title_full_unstemmed Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
title_sort Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor
author Franco, Felipe Rezende
author_facet Franco, Felipe Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Max Mauro Dias
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Neme, João Henrique Zander
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Max Mauro Dias
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Neme, João Henrique Zander
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Janzen, Frederic Conrad
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Felipe Rezende
contributor_str_mv Santos, Max Mauro Dias
Neme, João Henrique Zander
Santos, Max Mauro Dias
Neme, João Henrique Zander
Tusset, Angelo Marcelo
Janzen, Frederic Conrad
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Sistemas de segurança
Automóveis
Automação
Security systems
Automobiles
Automation
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de segurança
Automóveis
Automação
Security systems
Automobiles
Automation
description As funções automotivas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) no âmbito atual são critério de diferenciação tecnológica e comercial, futuramente tais funções serão essenciais nos veículos terrestres. O desenvolvimento destas funções com a metodologia baseada em modelos garante compatibilidade e segurança para com os veículos atuais e futuros, com a possibilidade de diversas verificações e validações alinhadas ao desenvolvimento. Este trabalho é focado no desenvolvimento da estratégia de uma função ADAS para o reconhecimento de faixas, através de método estatístico RANSAC (Random Sample Consensus), para a aplicação ao LDW (Lane Departure Warning) e resultou em um algoritmo robusto que garantiu segurança e compatibilidade, porém ainda com possibilidades de aprimoramentos. Os testes quantitativos e qualitativos realizados para com o algoritmo demonstram a assertividade no reconhecimento de faixas em diversas situações, e consequentemente a assertividade do LDW.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T19:34:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T19:34:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCO, Felipe Rezende. Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204
identifier_str_mv FRANCO, Felipe Rezende. Estratégia para função de detecção e reconhecimento de faixas em rodovias com aplicação a sistemas de assistência ao condutor. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Eletrônica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/1/PG_COELE_2017_2_06.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/3/PG_COELE_2017_2_06.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16204/4/PG_COELE_2017_2_06.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5a639213a554f2af757989c5f22c1a3
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
9d971d6ac07de5c1b463e245dced4bcc
14a09ddacb43d78ffb9177180d52d3fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044047994421248