Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo do Nascimento e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1555
Resumo: Neste trabalho foi proposto e desenvolvido um sistema de controle de suspensão veicular semi-ativa utilizando um amortecedor magneto reológico (MR). Para simulações numéricas foram considerados: um modelo de um carro completo não linear, um sistema de controle Nebuloso para determinação da força do amortecedor e um sistema para determinar a corrente elétrica aplicada no amortecedor. Os resultados das simulações numéricas demonstraram que a estratégia de controle proposto melhorou a segurança do veiculo reduzindo os deslocamentos do eixo da roda em aproximadamente 7% e o tempo de exposição do chassi as vibrações causadas por distúrbios da estrada em aproximadamente 422,56%. Com a finalidade de implementar futuramente em um amortecedor MR a estratégia de controle proposta, foi desenvolvido um protótipo do controle real, através da utilização de um sistema microprocessado usando de microcontroladores Arduino Nano V3. Para representar o amortecedor utilizou - se uma bobina elétrica, que dispõe de características reais próximas do sistema de amortecimento final. Os resultados experimentais demonstram que o protótipo desenvolvido, reproduziu com fidelidade os resultados numéricos apresentados preliminarmente com uma faixa de erro reduzida.
id UTFPR-12_d74e0c9c0819ecec6ebca615212b701b
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1555
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2016-02-22T19:16:09Z2016-02-22T19:16:09Z2014-08-29SILVA, Rodrigo do Nascimento e. Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1555Neste trabalho foi proposto e desenvolvido um sistema de controle de suspensão veicular semi-ativa utilizando um amortecedor magneto reológico (MR). Para simulações numéricas foram considerados: um modelo de um carro completo não linear, um sistema de controle Nebuloso para determinação da força do amortecedor e um sistema para determinar a corrente elétrica aplicada no amortecedor. Os resultados das simulações numéricas demonstraram que a estratégia de controle proposto melhorou a segurança do veiculo reduzindo os deslocamentos do eixo da roda em aproximadamente 7% e o tempo de exposição do chassi as vibrações causadas por distúrbios da estrada em aproximadamente 422,56%. Com a finalidade de implementar futuramente em um amortecedor MR a estratégia de controle proposta, foi desenvolvido um protótipo do controle real, através da utilização de um sistema microprocessado usando de microcontroladores Arduino Nano V3. Para representar o amortecedor utilizou - se uma bobina elétrica, que dispõe de características reais próximas do sistema de amortecimento final. Os resultados experimentais demonstram que o protótipo desenvolvido, reproduziu com fidelidade os resultados numéricos apresentados preliminarmente com uma faixa de erro reduzida.In this work we proposed and developed a system of control vehicular suspension, semi active, using a magneto rheological damper (MR). For the numerical simulations were considered: a model non-linear an complete car, a fuzzy control system to determine strength of the damper and a system for determining the electrical current applied the damper. The results of numerical simulations demonstrated that proposed control strategy improves the safety by the vehicle reducing the shifts the axles the wheels in approximately 7% and the time of exposure of the chassis the vibrations caused by disturbances in the road in approximately 422.56%. In order of implement in the future a proposed control on a MR damper, a prototype of the real control was developed through the use microprocessor system using microcontrollers Arduino Nano V3. For represented the damper, was used - an electrical coil, which has real characteristics near the end cushioning system. The experimental results demonstrated that the prototype developed, faithfully reproduces the numerical results presented preliminarily with reduced error band.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaCircuitos elétricos não linearesAutomóveis - AmortecedoresControladores programáveisElectric circuits non-linearesAutomobiles - Shock absorbersProgrammable controllersProjeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMestradoTusset, Angelo MarceloBueno, Átila MadureiraSilva, Rodrigo do Nascimento ereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo do Nascimento e_2014.pdf.jpgPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo do Nascimento e_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1355http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/4/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20do%20Nascimento%20e_2014.pdf.jpg2aa216b3c32b52f19298ee3198055dfeMD54ORIGINALPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo do Nascimento e_2014.pdfPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo do Nascimento e_2014.pdfapplication/pdf2179543http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/1/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20do%20Nascimento%20e_2014.pdffc881fda5ca6dd1ce0ab71e313903024MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo do Nascimento e_2014.pdf.txtPG_PPGEE_M_Silva, Rodrigo do Nascimento e_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain162736http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/3/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20do%20Nascimento%20e_2014.pdf.txt425b8b61dc533e7ced0a20b1698829eeMD531/15552017-12-18 12:20:01.33oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-12-18T14:20:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
title Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
spellingShingle Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
Silva, Rodrigo do Nascimento e
Circuitos elétricos não lineares
Automóveis - Amortecedores
Controladores programáveis
Electric circuits non-lineares
Automobiles - Shock absorbers
Programmable controllers
title_short Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
title_full Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
title_fullStr Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
title_full_unstemmed Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
title_sort Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa
author Silva, Rodrigo do Nascimento e
author_facet Silva, Rodrigo do Nascimento e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tusset, Angelo Marcelo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bueno, Átila Madureira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo do Nascimento e
contributor_str_mv Tusset, Angelo Marcelo
Bueno, Átila Madureira
dc.subject.por.fl_str_mv Circuitos elétricos não lineares
Automóveis - Amortecedores
Controladores programáveis
Electric circuits non-lineares
Automobiles - Shock absorbers
Programmable controllers
topic Circuitos elétricos não lineares
Automóveis - Amortecedores
Controladores programáveis
Electric circuits non-lineares
Automobiles - Shock absorbers
Programmable controllers
description Neste trabalho foi proposto e desenvolvido um sistema de controle de suspensão veicular semi-ativa utilizando um amortecedor magneto reológico (MR). Para simulações numéricas foram considerados: um modelo de um carro completo não linear, um sistema de controle Nebuloso para determinação da força do amortecedor e um sistema para determinar a corrente elétrica aplicada no amortecedor. Os resultados das simulações numéricas demonstraram que a estratégia de controle proposto melhorou a segurança do veiculo reduzindo os deslocamentos do eixo da roda em aproximadamente 7% e o tempo de exposição do chassi as vibrações causadas por distúrbios da estrada em aproximadamente 422,56%. Com a finalidade de implementar futuramente em um amortecedor MR a estratégia de controle proposta, foi desenvolvido um protótipo do controle real, através da utilização de um sistema microprocessado usando de microcontroladores Arduino Nano V3. Para representar o amortecedor utilizou - se uma bobina elétrica, que dispõe de características reais próximas do sistema de amortecimento final. Os resultados experimentais demonstram que o protótipo desenvolvido, reproduziu com fidelidade os resultados numéricos apresentados preliminarmente com uma faixa de erro reduzida.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-22T19:16:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-22T19:16:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rodrigo do Nascimento e. Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1555
identifier_str_mv SILVA, Rodrigo do Nascimento e. Projeto de um dispositivo para o controle de amortecedores magneto-reológicos usando recursos da lógica nebulosa. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/4/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20do%20Nascimento%20e_2014.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/1/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20do%20Nascimento%20e_2014.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1555/3/PG_PPGEE_M_Silva%2c%20Rodrigo%20do%20Nascimento%20e_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2aa216b3c32b52f19298ee3198055dfe
fc881fda5ca6dd1ce0ab71e313903024
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
425b8b61dc533e7ced0a20b1698829ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923015039385600