Otimização do ciclo de manutenção preventiva de rolamentos ferroviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18704 |
Resumo: | Com a aplicação dos conceitos da engenharia de confiabilidade é possível realizar estudos de otimização de custos que além de ser objetivo deste trabalho é um dos principais pilares de qualquer empresa em um cenário competitivo. O paradigma de que somente manutenções preventivas oferecem menores custos deve ser analisada caso a caso. Para mancais de rolamento ferroviário foram analisados mais de 20 mil dados de manutenção, a base de informação utilizada foi o controle de desmontagem de mancais e envio para inspeção e relubrificação por motivo corretivo ou preventivo. Também foi avaliada a taxa de sucateamento para diferentes grupos com tempos distintos de operação para verificar a influência do tempo nos índices de sucateamento. As curvas de confiabilidade dos dados de manutenção mostraram que a estratégia de manutenção atual dos mancais de rolamento dos vagões de minério da EFVM é predominantemente corretivo com aproximadamente 80% dos rolamentos sendo removidos por alguma anormalidade antes do plano preventivo de 78 meses. Mesmo com capacidade de projeto diferente, os comportamentos das curvas de confiabilidade para manutenção são similares e baseado nessas curvas e no resultado dos índices de sucateamento foi possível avaliar que a estratégia atual para mancais de rolamento apresenta menor custo em comparação aos outros períodos do estudo. |
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2020-11-23T12:01:09Z2020-11-23T12:01:09Z2017-11-10GRIPP, Rafael Azevedo. Otimização do ciclo de manutenção preventiva de rolamentos ferroviários. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18704Com a aplicação dos conceitos da engenharia de confiabilidade é possível realizar estudos de otimização de custos que além de ser objetivo deste trabalho é um dos principais pilares de qualquer empresa em um cenário competitivo. O paradigma de que somente manutenções preventivas oferecem menores custos deve ser analisada caso a caso. Para mancais de rolamento ferroviário foram analisados mais de 20 mil dados de manutenção, a base de informação utilizada foi o controle de desmontagem de mancais e envio para inspeção e relubrificação por motivo corretivo ou preventivo. Também foi avaliada a taxa de sucateamento para diferentes grupos com tempos distintos de operação para verificar a influência do tempo nos índices de sucateamento. As curvas de confiabilidade dos dados de manutenção mostraram que a estratégia de manutenção atual dos mancais de rolamento dos vagões de minério da EFVM é predominantemente corretivo com aproximadamente 80% dos rolamentos sendo removidos por alguma anormalidade antes do plano preventivo de 78 meses. Mesmo com capacidade de projeto diferente, os comportamentos das curvas de confiabilidade para manutenção são similares e baseado nessas curvas e no resultado dos índices de sucateamento foi possível avaliar que a estratégia atual para mancais de rolamento apresenta menor custo em comparação aos outros períodos do estudo.With reliability engineering concepts it is possible to study cost optimization, that is the objective of this work and one of the main pillars of any company in a competitive scenario. The paradigm that only preventive maintenance can offers lower costs should be analyzed case-by-case. More than 20 thousand maintenance data from railroad bearings were analyzed (from corrective and preventive reasons). To verify the influence of time on the scrap rate, bearing samples were also evaluated for different groups with different operating times. Maintenance reliability curves have shown that the current maintenance strategy for EFVM ore wagons is predominantly corrective with approximately 80% of the bearings being removed for some abnormality before the 78-month preventative periodic plan. Even with different design capacity, the behavior of maintenance reliability curves is similar. Based on reliability and scrap rates it was possible to evaluate that the current strategy for bearings presents lower cost compared to the other periods of the study.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Especialização em Engenharia da ConfiabilidadeUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOConfiabilidade (Engenharia)RolamentosFerrovias - Manutenção e reparosControle de custoFerroviasReliability (Engineering)Bearings (Machinery)Railroads - Maintenance and repairCost controlRailroadsOtimização do ciclo de manutenção preventiva de rolamentos ferroviáriosRailroad bearing preventive maintenance optimizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMariano, Carlos HenriqueMariano, Carlos HenriqueRigoni, EmersonRodrigues, MarceloGripp, Rafael Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEECVIT_1_2016_23.pdfapplication/pdf1401153http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18704/1/CT_CEECVIT_1_2016_23.pdf97383be6ab0e10c83c0a1f7666fac257MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18704/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEECVIT_1_2016_23.pdf.txtExtracted texttext/plain128986http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18704/3/CT_CEECVIT_1_2016_23.pdf.txt0a5a5fef34985a77efa3f815615e3341MD53THUMBNAILCT_CEECVIT_1_2016_23.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18704/4/CT_CEECVIT_1_2016_23.pdf.jpg43f84110597fa037626277958eee8262MD541/187042020-11-23 10:01:10.192oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T12:01:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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