JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15906 |
Resumo: | O desenvolvimento de jogos multiplayer é normalmente uma das áreas em que os desenvolvedores de jogos geralmente encontram dificuldades, visto que desenvolver um jogo singleplayer é uma tarefa totalmente diferente do que desenvolver um jogo multiplayer, pois muitas das mecânicas que foram desenvolvidas para apenas um jogador devem ser capazes de funcionar para vários jogadores que estarão simultaneamente conectados. Os módulos de comunicação multiplayer têm de ser desenhados com cuidado, devido a restrições de conetividade, à latência de rede e outros fatores. É necessário planejar quais serão os protocolos trocados entre os integrantes do jogo, que ações deverão ser executadas, como interpretar cada ação recebida e outros, que devem ser levados em consideração para que um jogo funcione como esperado. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um módulo de comunicação flexível em Java para o motor de jogos jMonkeyEngine, utilizando a arquitetura cliente/servidor e também P2P para que a comunicação entre os integrantes do jogo possa estabelecer sua comunicação e o desenvolvedor que posteriormente deseje desenvolver um jogo multiplayer tenha alternativas para suportar as necessidades de comunicação. |
id |
UTFPR-12_d92f8fb600c6196556bc088d8cd0a354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/15906 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T18:22:44Z2020-11-19T18:22:44Z2018-06-29FERREIRA FILHO, Marcelo Penteado. JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine. 2018. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15906O desenvolvimento de jogos multiplayer é normalmente uma das áreas em que os desenvolvedores de jogos geralmente encontram dificuldades, visto que desenvolver um jogo singleplayer é uma tarefa totalmente diferente do que desenvolver um jogo multiplayer, pois muitas das mecânicas que foram desenvolvidas para apenas um jogador devem ser capazes de funcionar para vários jogadores que estarão simultaneamente conectados. Os módulos de comunicação multiplayer têm de ser desenhados com cuidado, devido a restrições de conetividade, à latência de rede e outros fatores. É necessário planejar quais serão os protocolos trocados entre os integrantes do jogo, que ações deverão ser executadas, como interpretar cada ação recebida e outros, que devem ser levados em consideração para que um jogo funcione como esperado. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um módulo de comunicação flexível em Java para o motor de jogos jMonkeyEngine, utilizando a arquitetura cliente/servidor e também P2P para que a comunicação entre os integrantes do jogo possa estabelecer sua comunicação e o desenvolvedor que posteriormente deseje desenvolver um jogo multiplayer tenha alternativas para suportar as necessidades de comunicação.The development of multiplayer games is usually one of the areas where game developers often encounter difficulties, since developing a singleplayer game has a different set of requirements than a multiplayer game. The multiplayer communication modules involve carefully design, to cope with connectivity issues and with the inherent network latency. I tis necessary to plan what protocols will be used, what actions should be performed, how to interpret each action received, among others. The main objective of this work is the development of a flexible Java communication module for the jMonkeyEngine game engine using the client/server architecture and also P2P architecture, so in this way, the communication between the members of the game will be established, and the developer, woudln’t need to worry about the development of the communication module.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos para computadorComunicação na tecnologiaCliente/servidor (Computadores)Computer gamesCommunication of technical informationClient/Server computingJEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaRibeiro, Richard DuarteLopes, Rui Pedro Sanches de CastroRijo, Rui Pedro Charters LopesMatos, Paulo Jorge TeixeiraRibeiro, Richard DuarteGóis, Lourival Aparecido deFerreira Filho, Marcelo Penteadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COCIC_2018_2_10.pdfapplication/pdf11744279http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/1/PG_COCIC_2018_2_10.pdf0b5805549271b5f178167087500d23faMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COCIC_2018_2_10.pdf.txtExtracted texttext/plain255848http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/3/PG_COCIC_2018_2_10.pdf.txt65bceb8da21d5a760174a381c289d1e0MD53THUMBNAILPG_COCIC_2018_2_10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/4/PG_COCIC_2018_2_10.pdf.jpgc118337d96a9ed6b9f6b60518d36dfbeMD541/159062021-12-10 18:55:23.491oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-10T20:55:23Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
title |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
spellingShingle |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine Ferreira Filho, Marcelo Penteado CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Jogos para computador Comunicação na tecnologia Cliente/servidor (Computadores) Computer games Communication of technical information Client/Server computing |
title_short |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
title_full |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
title_fullStr |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
title_full_unstemmed |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
title_sort |
JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine |
author |
Ferreira Filho, Marcelo Penteado |
author_facet |
Ferreira Filho, Marcelo Penteado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Richard Duarte |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rijo, Rui Pedro Charters Lopes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Matos, Paulo Jorge Teixeira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ribeiro, Richard Duarte |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Góis, Lourival Aparecido de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Filho, Marcelo Penteado |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Richard Duarte Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro Rijo, Rui Pedro Charters Lopes Matos, Paulo Jorge Teixeira Ribeiro, Richard Duarte Góis, Lourival Aparecido de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Jogos para computador Comunicação na tecnologia Cliente/servidor (Computadores) Computer games Communication of technical information Client/Server computing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos para computador Comunicação na tecnologia Cliente/servidor (Computadores) Computer games Communication of technical information Client/Server computing |
description |
O desenvolvimento de jogos multiplayer é normalmente uma das áreas em que os desenvolvedores de jogos geralmente encontram dificuldades, visto que desenvolver um jogo singleplayer é uma tarefa totalmente diferente do que desenvolver um jogo multiplayer, pois muitas das mecânicas que foram desenvolvidas para apenas um jogador devem ser capazes de funcionar para vários jogadores que estarão simultaneamente conectados. Os módulos de comunicação multiplayer têm de ser desenhados com cuidado, devido a restrições de conetividade, à latência de rede e outros fatores. É necessário planejar quais serão os protocolos trocados entre os integrantes do jogo, que ações deverão ser executadas, como interpretar cada ação recebida e outros, que devem ser levados em consideração para que um jogo funcione como esperado. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um módulo de comunicação flexível em Java para o motor de jogos jMonkeyEngine, utilizando a arquitetura cliente/servidor e também P2P para que a comunicação entre os integrantes do jogo possa estabelecer sua comunicação e o desenvolvedor que posteriormente deseje desenvolver um jogo multiplayer tenha alternativas para suportar as necessidades de comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T18:22:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T18:22:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA FILHO, Marcelo Penteado. JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine. 2018. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15906 |
identifier_str_mv |
FERREIRA FILHO, Marcelo Penteado. JEagle: módulo de comunicação flexível para o motor de jogos jMonkeyEngine. 2018. 161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/1/PG_COCIC_2018_2_10.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/3/PG_COCIC_2018_2_10.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15906/4/PG_COCIC_2018_2_10.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b5805549271b5f178167087500d23fa b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 65bceb8da21d5a760174a381c289d1e0 c118337d96a9ed6b9f6b60518d36dfbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797043879165296640 |