Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slompo, Gabriela Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morettin, Gustavo Campos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26557
Resumo: A preocupação com questões ambientais é recorrente há anos, mas os impactos ambientais de cada ação têm se tornado uma preocupação maior somente nos últimos anos. O papel de empresas que abraçam essa causa é buscar por alternativas a seus produtos ou serviços que gerem o menor impacto possível sem comprometer a qualidade do que é oferecido. No setor automobilístico, uma considerável alternativa é a produção de veículos elétricos, que funcionam através de energia elétrica e abandonam os motores à combustão. Nesse tipo de veículo, o funcionamento se dá com a utilização de energia elétrica que é armazenada em uma bateria, diferente dos veículos tradicionais, que são movidos com a queima de ar e combustíveis, resultando na emissão atmosférica de gases como CO, CO2, HC, O3, SO2, NOx e Material Particulado. Essa mudança na estrutura dos veículos elimina a emissão de gases durante o funcionamento dos automóveis, o que reduz os impactos ambientais que eles causam diariamente. Utilizando o modelo ARIMA(0,1,1), foi previsto o número de veículos elétricos licenciados no Brasil. Para isso, foram utilizados dados de licenciamento de outros tipos de veículos automobilísticos na produção de combustíveis e na quantidade de emissão veicular de CO2. A previsão mostra que haverá um crescimento de veículos elétricos licenciados no país, mesmo com a queda causada durante a pandemia do Covid-19. Essa previsão indica que o mercado brasileiro de veículos elétricos será capaz de se recuperar e superar os danos sofridos na pandemia. Esse cenário valida a eficácia do Projeto Rota 2030 até o ano de 2025.
id UTFPR-12_d9f6ae49d296c9694cb13693de1d712f
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26557
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-12-01T20:57:18Z2021-12-01T20:57:18Z2021-05-04SLOMPO, Gabriela Costa; MORETTIN, Gustavo Campos. Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26557A preocupação com questões ambientais é recorrente há anos, mas os impactos ambientais de cada ação têm se tornado uma preocupação maior somente nos últimos anos. O papel de empresas que abraçam essa causa é buscar por alternativas a seus produtos ou serviços que gerem o menor impacto possível sem comprometer a qualidade do que é oferecido. No setor automobilístico, uma considerável alternativa é a produção de veículos elétricos, que funcionam através de energia elétrica e abandonam os motores à combustão. Nesse tipo de veículo, o funcionamento se dá com a utilização de energia elétrica que é armazenada em uma bateria, diferente dos veículos tradicionais, que são movidos com a queima de ar e combustíveis, resultando na emissão atmosférica de gases como CO, CO2, HC, O3, SO2, NOx e Material Particulado. Essa mudança na estrutura dos veículos elimina a emissão de gases durante o funcionamento dos automóveis, o que reduz os impactos ambientais que eles causam diariamente. Utilizando o modelo ARIMA(0,1,1), foi previsto o número de veículos elétricos licenciados no Brasil. Para isso, foram utilizados dados de licenciamento de outros tipos de veículos automobilísticos na produção de combustíveis e na quantidade de emissão veicular de CO2. A previsão mostra que haverá um crescimento de veículos elétricos licenciados no país, mesmo com a queda causada durante a pandemia do Covid-19. Essa previsão indica que o mercado brasileiro de veículos elétricos será capaz de se recuperar e superar os danos sofridos na pandemia. Esse cenário valida a eficácia do Projeto Rota 2030 até o ano de 2025.The concern about environmental issues has been recurring for years, but the environmental impacts of each action have become a major concern only in the past few years. The role of companies that embrace this cause is to search for alternatives to their products or services that cause the least impact as possible without compromising the quality of what is offered. In the automotive sector, a considerable alternative is the production of electric vehicles, which operate through electric power and abandon the combustion enginees. In this type of vehicle, its operation occurs with the use of electric energy that is stored in a battery, different from traditional vehicles, which are moved by the combustion of air and fuels, resulting in the atmospheric emission of gases such as CO, CO2, HC, O3, SO2, NOx and Particulate Matter. This change in the vehicles structure eliminates the emission of gases during the automobiles’ operation, which reduces the environmental impacts that they cause on a daily basis. Using the ARIMA(0,1,1) model, the number of electric vehicles licensed in Brazil was forecasted based on licensing data for other types of automobile vehicles, on the fuels production, and on the amount of vehicle CO2. The forecast shows that there was a growth in electric vehicles licensed in the country, even with the drop caused during the Covid-19 pandemic. This forecast indicates that the Brazilian electric vehicle market will be able to recover and overcome the damage suffered in the pandemic. This scenario validates the effectiveness of the Rota 2030 Project until the year 2025.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOVeículos elétricosPrevisãoAnálise de séries temporaisElectric vehiclesForecastingTime-series analysisPrevisão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no BrasilForecasting by time series models for the electric vehicle licensing in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaKachba, Yslene RochaKachba, Yslene RochaMelo, Everton Luiz deBranco, Fabio Jose CeronSlompo, Gabriela CostaMorettin, Gustavo Camposreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALprevisaoveiculoseletricosbrasil.pdfprevisaoveiculoseletricosbrasil.pdfapplication/pdf1579514http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/1/previsaoveiculoseletricosbrasil.pdf4738098e1141f605982c26fd8223bbcbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTprevisaoveiculoseletricosbrasil.pdf.txtprevisaoveiculoseletricosbrasil.pdf.txtExtracted texttext/plain116176http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/4/previsaoveiculoseletricosbrasil.pdf.txt896583272aba7663f3b6aec0165ab7b6MD54THUMBNAILprevisaoveiculoseletricosbrasil.pdf.jpgprevisaoveiculoseletricosbrasil.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/5/previsaoveiculoseletricosbrasil.pdf.jpg91b673fa648b1075bd9e92723faa696aMD551/265572021-12-02 04:05:54.686oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-02T06:05:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Forecasting by time series models for the electric vehicle licensing in Brazil
title Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
spellingShingle Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
Slompo, Gabriela Costa
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Veículos elétricos
Previsão
Análise de séries temporais
Electric vehicles
Forecasting
Time-series analysis
title_short Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
title_full Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
title_fullStr Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
title_full_unstemmed Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
title_sort Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil
author Slompo, Gabriela Costa
author_facet Slompo, Gabriela Costa
Morettin, Gustavo Campos
author_role author
author2 Morettin, Gustavo Campos
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kachba, Yslene Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kachba, Yslene Rocha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Melo, Everton Luiz de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Branco, Fabio Jose Ceron
dc.contributor.author.fl_str_mv Slompo, Gabriela Costa
Morettin, Gustavo Campos
contributor_str_mv Kachba, Yslene Rocha
Kachba, Yslene Rocha
Melo, Everton Luiz de
Branco, Fabio Jose Ceron
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Veículos elétricos
Previsão
Análise de séries temporais
Electric vehicles
Forecasting
Time-series analysis
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos elétricos
Previsão
Análise de séries temporais
Electric vehicles
Forecasting
Time-series analysis
description A preocupação com questões ambientais é recorrente há anos, mas os impactos ambientais de cada ação têm se tornado uma preocupação maior somente nos últimos anos. O papel de empresas que abraçam essa causa é buscar por alternativas a seus produtos ou serviços que gerem o menor impacto possível sem comprometer a qualidade do que é oferecido. No setor automobilístico, uma considerável alternativa é a produção de veículos elétricos, que funcionam através de energia elétrica e abandonam os motores à combustão. Nesse tipo de veículo, o funcionamento se dá com a utilização de energia elétrica que é armazenada em uma bateria, diferente dos veículos tradicionais, que são movidos com a queima de ar e combustíveis, resultando na emissão atmosférica de gases como CO, CO2, HC, O3, SO2, NOx e Material Particulado. Essa mudança na estrutura dos veículos elimina a emissão de gases durante o funcionamento dos automóveis, o que reduz os impactos ambientais que eles causam diariamente. Utilizando o modelo ARIMA(0,1,1), foi previsto o número de veículos elétricos licenciados no Brasil. Para isso, foram utilizados dados de licenciamento de outros tipos de veículos automobilísticos na produção de combustíveis e na quantidade de emissão veicular de CO2. A previsão mostra que haverá um crescimento de veículos elétricos licenciados no país, mesmo com a queda causada durante a pandemia do Covid-19. Essa previsão indica que o mercado brasileiro de veículos elétricos será capaz de se recuperar e superar os danos sofridos na pandemia. Esse cenário valida a eficácia do Projeto Rota 2030 até o ano de 2025.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-01T20:57:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-01T20:57:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SLOMPO, Gabriela Costa; MORETTIN, Gustavo Campos. Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26557
identifier_str_mv SLOMPO, Gabriela Costa; MORETTIN, Gustavo Campos. Previsão por modelos de séries temporais do licenciamento de veículos elétricos no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/1/previsaoveiculoseletricosbrasil.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/4/previsaoveiculoseletricosbrasil.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26557/5/previsaoveiculoseletricosbrasil.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4738098e1141f605982c26fd8223bbcb
934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
896583272aba7663f3b6aec0165ab7b6
91b673fa648b1075bd9e92723faa696a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923125396766720