Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319 |
Resumo: | Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos. |
id |
UTFPR-12_da534bfee4fe74ebc695341be4c9276c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25319 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-18T12:28:00Z2021-06-18T12:28:00Z2021-05-10MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos.The Shell Eco-marathon is a competition that challenges students around the world to make a High Efficiency vehicle. One of the characteristics that influences the energy consumption is the body’s aerodynamic project. The main objective of this work is to analyze three different models of vehicles, to better guide the UTECO team of The Federal University of Technology – Paraná, Guarapuava Campus, so the team can partake the competition Shell Eco-Marathon, that challenges students around the world to make a High Efficiency vehicle. The drag coefficient was used as a parameter to choose the body for construction, and was obtained using CFD with the software ANSYS. To simulate the conditions, the results were based on the Reynolds-Averaged Navier-Stokes equations and the turbulent model k-ε, and then the model with the drag coefficient of 0,09999, the lowest of the three, was chosen.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáGuarapuavaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIASEnergia - ConsumoVeículosEngenharia mecânicaEnergy consumptionVehiclesMechanical engineeringAnálise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-MarathonAerodynamic analysis of an efficiency vehicle built for the competition Shell Eco-Marathoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGuarapuavaPrzybysz, AldoSilva, Raquel da Cunha Ribeiro daPrzybysz, AldoGalante, Renan ManozzoDalmas, SergioMaia, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALGP_COEME_2021_1_05.pdfGP_COEME_2021_1_05.pdfapplication/pdf2764046http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/1/GP_COEME_2021_1_05.pdf62d8bc2d2c44b91ae1dbc8a912e016b9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTGP_COEME_2021_1_05.pdf.txtGP_COEME_2021_1_05.pdf.txtExtracted texttext/plain70412http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/3/GP_COEME_2021_1_05.pdf.txt97a3ce5478f2589b3e18a573e5b77557MD53THUMBNAILGP_COEME_2021_1_05.pdf.jpgGP_COEME_2021_1_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/4/GP_COEME_2021_1_05.pdf.jpga9c17dbd57ffbb018331d650284316ebMD541/253192021-06-19 03:04:02.495oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-19T06:04:02Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Aerodynamic analysis of an efficiency vehicle built for the competition Shell Eco-Marathon |
title |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
spellingShingle |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon Maia, Carlos Eduardo CNPQ::ENGENHARIAS Energia - Consumo Veículos Engenharia mecânica Energy consumption Vehicles Mechanical engineering |
title_short |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
title_full |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
title_fullStr |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
title_full_unstemmed |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
title_sort |
Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon |
author |
Maia, Carlos Eduardo |
author_facet |
Maia, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Przybysz, Aldo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Przybysz, Aldo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Galante, Renan Manozzo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Dalmas, Sergio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Carlos Eduardo |
contributor_str_mv |
Przybysz, Aldo Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da Przybysz, Aldo Galante, Renan Manozzo Dalmas, Sergio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Energia - Consumo Veículos Engenharia mecânica Energy consumption Vehicles Mechanical engineering |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energia - Consumo Veículos Engenharia mecânica Energy consumption Vehicles Mechanical engineering |
description |
Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-18T12:28:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-18T12:28:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319 |
identifier_str_mv |
MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Guarapuava |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Guarapuava |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/1/GP_COEME_2021_1_05.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/3/GP_COEME_2021_1_05.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/4/GP_COEME_2021_1_05.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62d8bc2d2c44b91ae1dbc8a912e016b9 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 97a3ce5478f2589b3e18a573e5b77557 a9c17dbd57ffbb018331d650284316eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923075461480448 |