Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319
Resumo: Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos.
id UTFPR-12_da534bfee4fe74ebc695341be4c9276c
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25319
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-06-18T12:28:00Z2021-06-18T12:28:00Z2021-05-10MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos.The Shell Eco-marathon is a competition that challenges students around the world to make a High Efficiency vehicle. One of the characteristics that influences the energy consumption is the body’s aerodynamic project. The main objective of this work is to analyze three different models of vehicles, to better guide the UTECO team of The Federal University of Technology – Paraná, Guarapuava Campus, so the team can partake the competition Shell Eco-Marathon, that challenges students around the world to make a High Efficiency vehicle. The drag coefficient was used as a parameter to choose the body for construction, and was obtained using CFD with the software ANSYS. To simulate the conditions, the results were based on the Reynolds-Averaged Navier-Stokes equations and the turbulent model k-ε, and then the model with the drag coefficient of 0,09999, the lowest of the three, was chosen.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáGuarapuavaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIASEnergia - ConsumoVeículosEngenharia mecânicaEnergy consumptionVehiclesMechanical engineeringAnálise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-MarathonAerodynamic analysis of an efficiency vehicle built for the competition Shell Eco-Marathoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGuarapuavaPrzybysz, AldoSilva, Raquel da Cunha Ribeiro daPrzybysz, AldoGalante, Renan ManozzoDalmas, SergioMaia, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALGP_COEME_2021_1_05.pdfGP_COEME_2021_1_05.pdfapplication/pdf2764046http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/1/GP_COEME_2021_1_05.pdf62d8bc2d2c44b91ae1dbc8a912e016b9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTGP_COEME_2021_1_05.pdf.txtGP_COEME_2021_1_05.pdf.txtExtracted texttext/plain70412http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/3/GP_COEME_2021_1_05.pdf.txt97a3ce5478f2589b3e18a573e5b77557MD53THUMBNAILGP_COEME_2021_1_05.pdf.jpgGP_COEME_2021_1_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/4/GP_COEME_2021_1_05.pdf.jpga9c17dbd57ffbb018331d650284316ebMD541/253192021-06-19 03:04:02.495oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-19T06:04:02Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Aerodynamic analysis of an efficiency vehicle built for the competition Shell Eco-Marathon
title Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
spellingShingle Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
Maia, Carlos Eduardo
CNPQ::ENGENHARIAS
Energia - Consumo
Veículos
Engenharia mecânica
Energy consumption
Vehicles
Mechanical engineering
title_short Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
title_full Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
title_fullStr Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
title_full_unstemmed Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
title_sort Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
author Maia, Carlos Eduardo
author_facet Maia, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Przybysz, Aldo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Przybysz, Aldo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Galante, Renan Manozzo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Dalmas, Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Carlos Eduardo
contributor_str_mv Przybysz, Aldo
Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da
Przybysz, Aldo
Galante, Renan Manozzo
Dalmas, Sergio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Energia - Consumo
Veículos
Engenharia mecânica
Energy consumption
Vehicles
Mechanical engineering
dc.subject.por.fl_str_mv Energia - Consumo
Veículos
Engenharia mecânica
Energy consumption
Vehicles
Mechanical engineering
description Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-18T12:28:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-18T12:28:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319
identifier_str_mv MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Guarapuava
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Guarapuava
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/1/GP_COEME_2021_1_05.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/3/GP_COEME_2021_1_05.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25319/4/GP_COEME_2021_1_05.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62d8bc2d2c44b91ae1dbc8a912e016b9
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
97a3ce5478f2589b3e18a573e5b77557
a9c17dbd57ffbb018331d650284316eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923075461480448