Publicidade e educação: aproximações possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322 |
Resumo: | Este trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático. |
id |
UTFPR-12_dc189faa4fba378efddf33d3794d3b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24322 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-20T01:29:43Z2021-02-20T01:29:43Z2020-09-15SILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322Este trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático.This work seeks to offer better tools for the elementary school in its current context of informational flood and predominance of scientific advancement. The approximation between education and advertising is the suggested approach, in order to integrate the school practice into the context of the globalized world. The school must be aware of the world in which it establishes its institutional existence, hence the importance of knowing the operating bases of the economic system and to understand how the obstacles and opportunities presented to students can unfold themselves. The importance of advertising is visceral, as it is seen as the capitalist system itself, since consumption becomes a reality through the implementation of persuasive techniques which can stimulate the formation of habits and behaviors. It is by taking a step into the direction to approximate and no longer reject the industry advertising ways that educational practice techniques aiming at meaningful teaching can take place. Having these theoretical bases consolidated, this work seeks to provide the teacher a lesson plan in which he or she can present, in a practical way, the main goal elements contained in this work. Thus, such a plan proposes the creation of an advertising piece based on learning goals specifically targeted to geographic science (reading the territory) along with an integration with the Portuguese language (since there is primacy of language in communication). At the end, the teacher will have made use of Information and Communication Technologies (ICT), as well as his or her students through a practical work.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEducaçãoPublicidadeComunicação e tecnologiaTecnologia de informaçãoGlobalizaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducationPublicityCommunication and technologyInformation technologyGlobalizationInterdisciplinary approach in educationPublicidade e educação: aproximações possíveisAdvertising and Education: possible relationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSouza, Maurini deSouza, Maurini deCatto, CamiloMandaji, Carolina Fernandes da SilvaSilva, Josué Domingues Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_TCTE_III_2020_28.pdfCT_TCTE_III_2020_28.pdfapplication/pdf433979http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/1/CT_TCTE_III_2020_28.pdfa318d6289fd70d59158ba24af46ff01dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_TCTE_III_2020_28.pdf.txtCT_TCTE_III_2020_28.pdf.txtExtracted texttext/plain81033http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/3/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.txt125da5ee653547e0281c315d578d30fbMD53THUMBNAILCT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpgCT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/4/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpg51b1921b2955a7ac9a13505c83ccb100MD541/243222021-02-20 04:10:46.295oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24322TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-20T06:10:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Advertising and Education: possible relations |
title |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
spellingShingle |
Publicidade e educação: aproximações possíveis Silva, Josué Domingues Nunes da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Educação Publicidade Comunicação e tecnologia Tecnologia de informação Globalização Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Education Publicity Communication and technology Information technology Globalization Interdisciplinary approach in education |
title_short |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
title_full |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
title_fullStr |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
title_full_unstemmed |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
title_sort |
Publicidade e educação: aproximações possíveis |
author |
Silva, Josué Domingues Nunes da |
author_facet |
Silva, Josué Domingues Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Maurini de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Maurini de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Catto, Camilo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josué Domingues Nunes da |
contributor_str_mv |
Souza, Maurini de Souza, Maurini de Catto, Camilo Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Educação Publicidade Comunicação e tecnologia Tecnologia de informação Globalização Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Education Publicity Communication and technology Information technology Globalization Interdisciplinary approach in education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Publicidade Comunicação e tecnologia Tecnologia de informação Globalização Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Education Publicity Communication and technology Information technology Globalization Interdisciplinary approach in education |
description |
Este trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-20T01:29:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-20T01:29:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322 |
identifier_str_mv |
SILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/1/CT_TCTE_III_2020_28.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/3/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/4/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a318d6289fd70d59158ba24af46ff01d b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 125da5ee653547e0281c315d578d30fb 51b1921b2955a7ac9a13505c83ccb100 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923066826457088 |