Publicidade e educação: aproximações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josué Domingues Nunes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322
Resumo: Este trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático.
id UTFPR-12_dc189faa4fba378efddf33d3794d3b37
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24322
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-02-20T01:29:43Z2021-02-20T01:29:43Z2020-09-15SILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322Este trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático.This work seeks to offer better tools for the elementary school in its current context of informational flood and predominance of scientific advancement. The approximation between education and advertising is the suggested approach, in order to integrate the school practice into the context of the globalized world. The school must be aware of the world in which it establishes its institutional existence, hence the importance of knowing the operating bases of the economic system and to understand how the obstacles and opportunities presented to students can unfold themselves. The importance of advertising is visceral, as it is seen as the capitalist system itself, since consumption becomes a reality through the implementation of persuasive techniques which can stimulate the formation of habits and behaviors. It is by taking a step into the direction to approximate and no longer reject the industry advertising ways that educational practice techniques aiming at meaningful teaching can take place. Having these theoretical bases consolidated, this work seeks to provide the teacher a lesson plan in which he or she can present, in a practical way, the main goal elements contained in this work. Thus, such a plan proposes the creation of an advertising piece based on learning goals specifically targeted to geographic science (reading the territory) along with an integration with the Portuguese language (since there is primacy of language in communication). At the end, the teacher will have made use of Information and Communication Technologies (ICT), as well as his or her students through a practical work.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEducaçãoPublicidadeComunicação e tecnologiaTecnologia de informaçãoGlobalizaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducationPublicityCommunication and technologyInformation technologyGlobalizationInterdisciplinary approach in educationPublicidade e educação: aproximações possíveisAdvertising and Education: possible relationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSouza, Maurini deSouza, Maurini deCatto, CamiloMandaji, Carolina Fernandes da SilvaSilva, Josué Domingues Nunes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_TCTE_III_2020_28.pdfCT_TCTE_III_2020_28.pdfapplication/pdf433979http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/1/CT_TCTE_III_2020_28.pdfa318d6289fd70d59158ba24af46ff01dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_TCTE_III_2020_28.pdf.txtCT_TCTE_III_2020_28.pdf.txtExtracted texttext/plain81033http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/3/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.txt125da5ee653547e0281c315d578d30fbMD53THUMBNAILCT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpgCT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/4/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpg51b1921b2955a7ac9a13505c83ccb100MD541/243222021-02-20 04:10:46.295oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-20T06:10:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e educação: aproximações possíveis
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Advertising and Education: possible relations
title Publicidade e educação: aproximações possíveis
spellingShingle Publicidade e educação: aproximações possíveis
Silva, Josué Domingues Nunes da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Educação
Publicidade
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Globalização
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Education
Publicity
Communication and technology
Information technology
Globalization
Interdisciplinary approach in education
title_short Publicidade e educação: aproximações possíveis
title_full Publicidade e educação: aproximações possíveis
title_fullStr Publicidade e educação: aproximações possíveis
title_full_unstemmed Publicidade e educação: aproximações possíveis
title_sort Publicidade e educação: aproximações possíveis
author Silva, Josué Domingues Nunes da
author_facet Silva, Josué Domingues Nunes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Catto, Camilo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josué Domingues Nunes da
contributor_str_mv Souza, Maurini de
Souza, Maurini de
Catto, Camilo
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Educação
Publicidade
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Globalização
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Education
Publicity
Communication and technology
Information technology
Globalization
Interdisciplinary approach in education
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Publicidade
Comunicação e tecnologia
Tecnologia de informação
Globalização
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Education
Publicity
Communication and technology
Information technology
Globalization
Interdisciplinary approach in education
description Este trabalho busca fornecer exemplos de uso de ferramentas para a escola básica em seu atual contexto de dilúvio informacional e predominância do avanço científico. A aproximação entre educação e publicidade é a sugestão oferecida, a fim de integrar a prática escolar ao contexto do mundo globalizado. A escola deve estar ciente do mundo em que finca sua existência institucional, daí a importância de conhecer as bases operantes do sistema econômico e compreender como se desenrolam os obstáculos e as oportunidades apresentadas diante dos estudantes. A importância da publicidade é visceral, pois é encarada como sendo o próprio sistema capitalista, uma vez que o consumo se torna fato mediante suas técnicas de convencimento, gerando hábitos e comportamentos. É neste passo que se dá a aproximação e não mais o estranhamento e a rejeição entre a publicidade e a prática educativa com fins a revelar meandros do sistema econômico e o aprendizado de suas técnicas objetivando o ensino significativo e a criticidade. Tendo estas bases teóricas consolidadas, este trabalho busca munir o professor com um plano de aula no qual ele possa apresentar, de forma prática, os elementos contidos no objetivo. Assim, tal plano constrói uma peça publicitária a partir de objetivos de aprendizagens próprios da ciência geográfica (leitura do território) com interdisciplinaridade junto à disciplina de Língua Portuguesa. Ao final, o docente terá feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus alunos, por meio de um trabalho prático.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-20T01:29:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-20T01:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322
identifier_str_mv SILVA, Josué Domingues Nunes da. Publicidade e educação: aproximações possíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/1/CT_TCTE_III_2020_28.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/3/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24322/4/CT_TCTE_III_2020_28.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a318d6289fd70d59158ba24af46ff01d
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
125da5ee653547e0281c315d578d30fb
51b1921b2955a7ac9a13505c83ccb100
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923066826457088