A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757 |
Resumo: | Acompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteiros |
id |
UTFPR-12_dca5e59165047b88755f841dc2dbdc2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30757 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-07T19:45:09Z2023-03-07T19:45:09Z2022-12-12GOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757Acompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteirosEste estudo teve por objetivo investigar as potencialidades do uso da plataforma Scratch no processo de ensino de números inteiros, no 7º ano do Ensino Fundamental. Essa é uma pesquisa qualitativa, que usa a Teoria da Atividade como fundamento teórico, e busca responder a respeito de algumas das potencialidades que o uso da plataforma Scratch pode trazer para o ensino da matemática, a partir dos números inteiros como objeto da aprendizagem. A pergunta de partida foi: Como o uso do Scratch pode contribuir no processo de ensino de números inteiros com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental? Os dados foram obtidos por meio do material produzido pelos estudantes, sendo eles: o enredo, os personagens e os cenários que foram descritos passo a passo na dissertação na construção do jogo digital. Aponta-se que os resultados contribuem com a utilização de novas metodologias de Ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, além de reforçar a relevância do Scratch na educação matemática, sobretudo para elucidar dúvidas relativas aos números inteiros. Além disso, o processo coletivo de criação do roteiro e de uma fase do jogo, proporcionou maior motivação para ensino dos números inteiros, principalmente das disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, envolvidas no estudo com papel de efetuar interdisciplinaridade. Ademais, a pesquisa ainda corroborou para que outros professores tenham acesso a material voltado para o ensino da matemática e dos números inteiros, no Scratch. Em conclusão, destaca-se que o jogo no Scratch possui capacidade de promover ensino da matemática e trazer motivação para o estudo, desde que realizado com planejamento docente e engajamento dos alunos, que se tornam protagonistas da sua aprendizagem, com o apoio dos professores.This study aimed to investigate the potential of using the Scratch platform in the process of teaching whole numbers, in the 7th year of Elementary School. This is qualitative research which uses Activity Theory as a theoretical foundation, and seeks to answer some of the potentialities that the use of the Scratch platform can bring to the teaching of mathematics, from integer numbers as a learning object. The starting question was: How can the use of Scratch contribute to the process of teaching integer numbers with students in the 7th grade of Elementary School? The data were obtained through the material produced by the students, namely: the plot, the characters and the scenarios that were described step by step in the dissertation on the construction of the digital game. It is pointed out that the results contribute to the use of new methodologies for Teaching Mathematics, especially in the final years of Elementary School, in addition to reinforcing the relevance of Scratch in Mathematics education, above all to clarify doubts related to integers. In addition, the collective process of creating the script and a phase of the game provided greater motivation for teaching whole numbers, mainly in the Portuguese Language and Art disciplines, involved in the study with the role of effecting interdisciplinarity. In addition, the research also confirmed that other teachers have access to material aimed at teaching mathematics and integers, in Scratch. In conclusion, it is noteworthy that the game in Scratch might promote mathematics teaching and bring motivation to study, as long as it is carried out with teacher planning and student engagement, who become protagonists of their learning, with the support of teachers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática (Ensino fundamental)Números naturaisTecnologia educacionalScratch (Linguagem de programação de computador)Mathematics (Fundamental education)Numbers, NaturalEducational technologyScratch (Computer program language)A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamentalThe potential of the Scratch platform in whole numbers teaching in the 7th grade of elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaCargnin, Claudetehttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978http://lattes.cnpq.br/5336055654190666Cargnin, Claudetehttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978http://lattes.cnpq.br/5336055654190666Sturion, Leonardohttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343http://lattes.cnpq.br/7994134300926513Bandeira, Salete Maria Chalubhttps://orcid.org/0000-0002-5395-6028http://lattes.cnpq.br/8237618630696616https://orcid.org/0000-0003-1528-3093http://lattes.cnpq.br/0080777412940243Gomes, Antônio Carlos Buranelireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALplataformascratchnumerosinteiros.pdfapplication/pdf3264587http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/1/plataformascratchnumerosinteiros.pdf7c5ce2685ee8c61c76cc92202b7dbb85MD51plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdfapplication/pdf828373http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/2/plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf3b7db9dd8894349a13446e6edba57b2dMD52TEXTplataformascratchnumerosinteiros.pdf.txtplataformascratchnumerosinteiros.pdf.txtExtracted texttext/plain209453http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/3/plataformascratchnumerosinteiros.pdf.txt367c07cd68c7ff2a80b98d2ed295df15MD53plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.txtplataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain8472http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/5/plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.txt4e70c6e6ab8cdd1a8561d73981f9687eMD55THUMBNAILplataformascratchnumerosinteiros.pdf.jpgplataformascratchnumerosinteiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1398http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/4/plataformascratchnumerosinteiros.pdf.jpg609e0fc0ef0456b8ff9ba26fb86da316MD54plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.jpgplataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/6/plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.jpgc9b358acd07802e16389256a179d4922MD561/307572023-03-08 03:07:49.689oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30757Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:07:49Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The potential of the Scratch platform in whole numbers teaching in the 7th grade of elementary school |
title |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental Gomes, Antônio Carlos Buraneli CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática (Ensino fundamental) Números naturais Tecnologia educacional Scratch (Linguagem de programação de computador) Mathematics (Fundamental education) Numbers, Natural Educational technology Scratch (Computer program language) Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
title_full |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental |
author |
Gomes, Antônio Carlos Buraneli |
author_facet |
Gomes, Antônio Carlos Buraneli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cargnin, Claudete |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3067-1978 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cargnin, Claudete |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3067-1978 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sturion, Leonardo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Bandeira, Salete Maria Chalub |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5395-6028 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8237618630696616 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1528-3093 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0080777412940243 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Antônio Carlos Buraneli |
contributor_str_mv |
Cargnin, Claudete Cargnin, Claudete Sturion, Leonardo Bandeira, Salete Maria Chalub |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática (Ensino fundamental) Números naturais Tecnologia educacional Scratch (Linguagem de programação de computador) Mathematics (Fundamental education) Numbers, Natural Educational technology Scratch (Computer program language) Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) Números naturais Tecnologia educacional Scratch (Linguagem de programação de computador) Mathematics (Fundamental education) Numbers, Natural Educational technology Scratch (Computer program language) |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteiros |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-07T19:45:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-07T19:45:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757 |
identifier_str_mv |
GOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/1/plataformascratchnumerosinteiros.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/2/plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/3/plataformascratchnumerosinteiros.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/5/plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/4/plataformascratchnumerosinteiros.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30757/6/plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c5ce2685ee8c61c76cc92202b7dbb85 3b7db9dd8894349a13446e6edba57b2d 367c07cd68c7ff2a80b98d2ed295df15 4e70c6e6ab8cdd1a8561d73981f9687e 609e0fc0ef0456b8ff9ba26fb86da316 c9b358acd07802e16389256a179d4922 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923230593056768 |