Conceitos de densidade e pressão hidrostática: uma abordagem para o ensino médio
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29690 |
Resumo: | O ensino de química no Brasil começou a ser estabelecido no país apenas no século XIX, infelizmente as metodologias de ensino ainda são tradicionalmente enraizadas em uma grade curricular extensa, em que as ciências são aplicadas através de métodos de ensino tradicionais dificultando a aprendizagem do aluno. Dessa forma, as atividades investigativas podem ser utilizadas como proposta de ensino em química, para que o aluno se torne sujeito ativo nesse processo, através da investigação, experimentação, diálogo, imaginação e criticidade, para uma aprendizagem significativa. Essa pesquisa, trata-se de uma proposta de sequência didática, com a elaboração de um produto educacional, um Conjunto Experimental para abordar conteúdos de densidade, pressão hidrostática, pressão atmosférica e aceleração gravitacional, a serem aplicados na educação básica, Ensino Médio. A sequência didática apresentada nessa pesquisa, como uma proposta para professores da educação básica, foi aplicada no primeiro ano do Ensino Médio, em um colégio da rede privada de ensino em São Miguel do Iguaçu-PR. A sequência didática com a utilização de um produto experimental pode contribuir para uma nova metodologia de ensino a partir de atividade investigativa oportunizando aos alunos uma aprendizagem significativa. Será apresentado um referencial bibliográfico fundamental para a compreensão sobre o ensino de química no Brasil, atividades investigativas e aprendizagem significativa na teoria de David Ausubel. Em seguida, abordaremos os principais conceitos relacionados a densidade e pressão hidrostática fundamentais para a compreensão acerca dos conteúdos abordados na elaboração do Produto Educacional. Por fim, será apresentado o percurso metodológico utilizado para a elaboração do produto Conjunto Experimental e a proposta de sequência didática aplicada no ensino médio. Observou-se na realização da pesquisa e aplicação do produto que quando os alunos se remetem a um conceito de química e física já fazem relação com fórmulas, sem compreensão do real processo daquela teoria e de seus resultados, com isso, a partir da aplicação do Conjunto Experimental, os alunos puderam fazer uma nova assimilação desses conteúdos e desenvolver uma aprendizagem sob uma ótica diferente, através de uma proposta de ensino experimental, investigativo que permitiu uma aprendizagem efetiva dos conteúdos abordados. |
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2022-09-21T16:58:12Z2022-09-21T16:58:12Z2021-07-29SILVEIRA, André Luiz. Conceitos de densidade e pressão hidrostática: uma abordagem para o ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29690O ensino de química no Brasil começou a ser estabelecido no país apenas no século XIX, infelizmente as metodologias de ensino ainda são tradicionalmente enraizadas em uma grade curricular extensa, em que as ciências são aplicadas através de métodos de ensino tradicionais dificultando a aprendizagem do aluno. Dessa forma, as atividades investigativas podem ser utilizadas como proposta de ensino em química, para que o aluno se torne sujeito ativo nesse processo, através da investigação, experimentação, diálogo, imaginação e criticidade, para uma aprendizagem significativa. Essa pesquisa, trata-se de uma proposta de sequência didática, com a elaboração de um produto educacional, um Conjunto Experimental para abordar conteúdos de densidade, pressão hidrostática, pressão atmosférica e aceleração gravitacional, a serem aplicados na educação básica, Ensino Médio. A sequência didática apresentada nessa pesquisa, como uma proposta para professores da educação básica, foi aplicada no primeiro ano do Ensino Médio, em um colégio da rede privada de ensino em São Miguel do Iguaçu-PR. A sequência didática com a utilização de um produto experimental pode contribuir para uma nova metodologia de ensino a partir de atividade investigativa oportunizando aos alunos uma aprendizagem significativa. Será apresentado um referencial bibliográfico fundamental para a compreensão sobre o ensino de química no Brasil, atividades investigativas e aprendizagem significativa na teoria de David Ausubel. Em seguida, abordaremos os principais conceitos relacionados a densidade e pressão hidrostática fundamentais para a compreensão acerca dos conteúdos abordados na elaboração do Produto Educacional. Por fim, será apresentado o percurso metodológico utilizado para a elaboração do produto Conjunto Experimental e a proposta de sequência didática aplicada no ensino médio. Observou-se na realização da pesquisa e aplicação do produto que quando os alunos se remetem a um conceito de química e física já fazem relação com fórmulas, sem compreensão do real processo daquela teoria e de seus resultados, com isso, a partir da aplicação do Conjunto Experimental, os alunos puderam fazer uma nova assimilação desses conteúdos e desenvolver uma aprendizagem sob uma ótica diferente, através de uma proposta de ensino experimental, investigativo que permitiu uma aprendizagem efetiva dos conteúdos abordados.Chemistry teaching in Brazil began to be established in the country only in the nineteenth century, unfortunately teaching methodologies are still traditionally rooted in an extensive curriculum, in which science is applied through traditional teaching methods, making student learning difficult. Thus, investigative activities can be used as a teaching proposal in chemistry, so that the student becomes an active subject in this process, through investigation, experimentation, dialogue, imagination and criticality, for a meaningful learning. This research, it is a proposal of didactic sequence, with the elaboration of an educational product, an Experimental Set to address contents of density, hydrostatic pressure, atmospheric pressure and gravitational acceleration, to be applied in basic education, high school. The didactic sequence presented in this research, as a proposal for basic education teachers, was applied in the first year of high school, in a private school in São Miguel do Iguaçu-PR. The didactic sequence using an experimental product can contribute to a new teaching methodology based on investigative activity to provide students with meaningful learning. It will be presented a fundamental bibliographic reference for understanding the teaching of chemistry in Brazil, investigative activities and meaningful learning in David Ausubel's theory. Then, we will approach the main concepts related to density and hydrostatic pressure, which are fundamental for understanding the contents covered in the elaboration of the Educational Product. Finally, the methodological approach used to prepare the Experimental Set product and the proposed didactic sequence applied in high school will be presented. It was observed during the research and application of the product that when students refer to a concept of chemistry and physics, they are already related to formulas, without understanding the real process of that theory and its results, therefore, from the application of the Experimental set, students were able to make a new assimilation of these contents and develop learning under a different perspective, through a proposal of experimental, investigative teaching that allowed an effective learning of the contents covered.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraQuímica em Rede NacionalUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEngenharia/Tecnologia/GestãoPressão hidrostáticaAprendizagem experimentalPressão atmosféricaHydrostatic pressureExperiential learningAtmospheric pressureConceitos de densidade e pressão hidrostática: uma abordagem para o ensino médioConcept of density and hydrostatic pressure: an approach to high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraLeite, Oldair Donizetihttps://orcid.org/0000-0003-2554-3696http://lattes.cnpq.br/8436215509083608Bittencourt, Paulo Rodrigo Stivalhttps://orcid.org/0000-0001-8740-1672http://lattes.cnpq.br/5404437676153162Leite, Oldair Donizetihttps://orcid.org/0000-0003-2554-3696http://lattes.cnpq.br/8436215509083608Tondo, Daniel Walkerhttp://lattes.cnpq.br/7121442162301693Silva, Erivanildo Lopes dahttps://orcid.org/0000-0003-2207-8661http://lattes.cnpq.br/9732707316008939Bittencourt, Paulo Rodrigo Stivalhttps://orcid.org/0000-0001-8740-1672http://lattes.cnpq.br/5404437676153162https://orcid.org/0000-0002-6584-3565http://lattes.cnpq.br/2236693245448408Silveira, André Luizreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALconceitosdensidadehidrostaticaabordagem.pdfapplication/pdf3545559http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29690/1/conceitosdensidadehidrostaticaabordagem.pdfc7f4370af29f843debc0f1362eed6ab3MD51conceitosdensidadehidrostaticaabordagem_produto.pdfconceitosdensidadehidrostaticaabordagem_produto.pdfapplication/pdf1384933http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29690/5/conceitosdensidadehidrostaticaabordagem_produto.pdf14689850dee5d47c0ecba2506e13e853MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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