A identidade negra e feminina no romance "A Rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilson de Moura Genuino da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25162
Resumo: Neste trabalho, analisamos a construção da personagem Rainha Ginga como personalidade real, ficcional, histórica, mulher e negra no romance histórico "A rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa". A intenção era discutir como essa rainha foi interpretada e representada na obra, ou seja, como o sujeito do conhecimento - narrador - perante a sua percepção do locus enunciativo e de sua historicidade determinaria uma crítica que intente se afastar das generalidades, dos estereótipos e dos discursos hegemônicos coloniais e patriarcais que permearam a História e Literatura durante um grande período. Estabeleceu-se assim por meio do narrador o ponto de partida para os aspectos do discurso a ela conferida. O revisionismo dos atores no processo colonial e pós-colonial, construção de uma identidade nacional, o papel da mulher e claro de toda aquela sociedade. Contemplamos os conceitos de identidade segundo Stuart Hall, o papel da História e da Literatura na ruptura ou manutenção de um paradigma nos embasamentos dos Estudos Culturais e Teoria da Literatura (Antonio Candido, Thomas Bonnici, Roberto Acízelo de Souza, Heywood entre outros). O resgate da memória de Ginga nos permitiu destacar sua importância como personagem ficcional e histórica para os países lusófonos, a sua relevância feminina e de empoderamento para o mundo contemporâneo e suas possíveis contribuições para a sociedade e identidade nacional e supranacional.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25162porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEnsino de Língua Portuguesa e LiteraturaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALiteratura africana (Português)MemóriaLiteratura e HistóriaFeminismo e literaturaAfrican literature (Portuguese)MemoryLiterature and HistoryFeminism and literatureA identidade negra e feminina no romance "A Rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNeste trabalho, analisamos a construção da personagem Rainha Ginga como personalidade real, ficcional, histórica, mulher e negra no romance histórico "A rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa". A intenção era discutir como essa rainha foi interpretada e representada na obra, ou seja, como o sujeito do conhecimento - narrador - perante a sua percepção do locus enunciativo e de sua historicidade determinaria uma crítica que intente se afastar das generalidades, dos estereótipos e dos discursos hegemônicos coloniais e patriarcais que permearam a História e Literatura durante um grande período. Estabeleceu-se assim por meio do narrador o ponto de partida para os aspectos do discurso a ela conferida. O revisionismo dos atores no processo colonial e pós-colonial, construção de uma identidade nacional, o papel da mulher e claro de toda aquela sociedade. Contemplamos os conceitos de identidade segundo Stuart Hall, o papel da História e da Literatura na ruptura ou manutenção de um paradigma nos embasamentos dos Estudos Culturais e Teoria da Literatura (Antonio Candido, Thomas Bonnici, Roberto Acízelo de Souza, Heywood entre outros). 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