Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4612 |
Resumo: | O mundo vivencia uma imersão na cultura digital (Xavier, 2013) por meio dos gêneros midiáticos. Todavia, o ambiente escolar público encontra dificuldades para promover os multiletramentos (Rojo, 2012) e, de acordo com Ferretti (2012), acaba desconsiderando as demandas de uma sociedade que evolui tecnologicamente. Referentemente ao ensino de línguas, Cristovão (2012) adverte que as aulas majoritariamente focam a leitura, muitas das quais são desestimulantes e desconexas à realidade dos alunos. No propósito de contribuir com alternativas para o enfrentamento desses desafios, o presente trabalho tem seu escopo voltado para a configuração educacional atual. De forma geral, então, pretendeu-se criar um produto educacional, intitulado Gotcha!, para ser utilizado tanto dentro do ambiente escolar quanto fora, com o intuito de motivar e melhorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente, o de Língua Inglesa (LI) como Língua Franca. Esse produto concretizou-se sob a forma de aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou IOS e foi planejado para se trabalhar tanto individualmente quanto em equipe, buscando o favorecimento da mediação do professor junto aos estudantes. Procurou-se fazer considerações sociológicas (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira e Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 e Brzézinski, 2018), a fim de embasar o contexto brasileiro contemporâneo ao tratar dos eixos: educação, tecnologia e globalização. Com este estudo, objetivou-se expor os aspectos filosófico-educacionais que podem contribuir para uma proposta de ensino híbrido com foco no letramento digital; propor um plano de aula invertida com atividades que possibilitassem o desenvolvimento das capacidades linguísticas e as habilidades de produção e compreensão oral e escrita; aplicar esse protótipo junto aos alunos de LI do Ensino Médio em uma escola pública; discutir os aspectos positivos e negativos desse produto educacional e sua relação ao embasamento teórico, em especial, verificar em que medida contempla os postulados do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Para a realização deste trabalho, utilizou-se da pesquisa experimental e de campo com caráter qualitativo, a fim de conjecturar se ensino híbrido misto com aulas invertidas e abordagem sociointeracionista baseada em gêneros podem proporcionar uma educação motivadora que desenvolva estudantes enquanto sujeitos-sujeitos. Os resultados obtidos apontam que para motivar os alunos e melhorar a qualidade do ensino, os professores podem recorrer às ferramentas tecnológicas, personalizando as suas aulas para que a aprendizagem seja centrada nos estudantes. Comprovouse ainda que a ferramenta pedagógica digital escolhida e as atividades nela propostas mostraram compatibilidades, na prática, entre a teoria dos ecossistemas de aprendizagem e do ISD. |
id |
UTFPR-12_ead122348efaed8f5d71a5bd1e6a9d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4612 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-12-17T20:44:26Z2019-12-17T20:44:26Z2019-11-01SILVA, Luís Fernando da. Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4612O mundo vivencia uma imersão na cultura digital (Xavier, 2013) por meio dos gêneros midiáticos. Todavia, o ambiente escolar público encontra dificuldades para promover os multiletramentos (Rojo, 2012) e, de acordo com Ferretti (2012), acaba desconsiderando as demandas de uma sociedade que evolui tecnologicamente. Referentemente ao ensino de línguas, Cristovão (2012) adverte que as aulas majoritariamente focam a leitura, muitas das quais são desestimulantes e desconexas à realidade dos alunos. No propósito de contribuir com alternativas para o enfrentamento desses desafios, o presente trabalho tem seu escopo voltado para a configuração educacional atual. De forma geral, então, pretendeu-se criar um produto educacional, intitulado Gotcha!, para ser utilizado tanto dentro do ambiente escolar quanto fora, com o intuito de motivar e melhorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente, o de Língua Inglesa (LI) como Língua Franca. Esse produto concretizou-se sob a forma de aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou IOS e foi planejado para se trabalhar tanto individualmente quanto em equipe, buscando o favorecimento da mediação do professor junto aos estudantes. Procurou-se fazer considerações sociológicas (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira e Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 e Brzézinski, 2018), a fim de embasar o contexto brasileiro contemporâneo ao tratar dos eixos: educação, tecnologia e globalização. Com este estudo, objetivou-se expor os aspectos filosófico-educacionais que podem contribuir para uma proposta de ensino híbrido com foco no letramento digital; propor um plano de aula invertida com atividades que possibilitassem o desenvolvimento das capacidades linguísticas e as habilidades de produção e compreensão oral e escrita; aplicar esse protótipo junto aos alunos de LI do Ensino Médio em uma escola pública; discutir os aspectos positivos e negativos desse produto educacional e sua relação ao embasamento teórico, em especial, verificar em que medida contempla os postulados do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Para a realização deste trabalho, utilizou-se da pesquisa experimental e de campo com caráter qualitativo, a fim de conjecturar se ensino híbrido misto com aulas invertidas e abordagem sociointeracionista baseada em gêneros podem proporcionar uma educação motivadora que desenvolva estudantes enquanto sujeitos-sujeitos. Os resultados obtidos apontam que para motivar os alunos e melhorar a qualidade do ensino, os professores podem recorrer às ferramentas tecnológicas, personalizando as suas aulas para que a aprendizagem seja centrada nos estudantes. Comprovouse ainda que a ferramenta pedagógica digital escolhida e as atividades nela propostas mostraram compatibilidades, na prática, entre a teoria dos ecossistemas de aprendizagem e do ISD.The world experiences an immersion in the digital culture (Xavier, 2013) through the media genres. However, the public school environment finds it difficult to promote multiliteracies (Rojo, 2012) and, according to Ferretti (2012), ends up disregarding the demands of a technologically evolving society. Referring to language teaching, Cristovão (2012) warns that the classes mostly focus on reading, many of which are discouraging and disconnected from the students' reality. In order to contribute alternatives to face these challenges, the present work has its scope focused on the current educational configuration. In general, then, it was intended to create an educational product, called Gotcha!, to be used both inside and outside of school environment, in order to motivate and improve the teaching-learning process, especially, the English Language (EL) as Lingua Franca. This product materialized as an application for smartphones with Android or IOS operational system and it was designed to work both individually and as a team, seeking to promote teacher mediation with students. It sought to make sociological considerations (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira and Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 and Brzézinski, 2018), in orde to support the contemporary Brazilian context to deal with these axes: education, technology and globalization. This study aimed to expose the philosophical-educational aspects that can contribute to a hybrid teaching proposal focusing on digital literacy; to propose a flipped classroom lesson plan with activities that might enable the development of the language capacities and the skills of production and oral and written comprehension; apply this prototype to high school EL students in a public school; discuss the positive and negative aspects of this educational product and its relation to the theoretical basis, in particular, to verify to what extent it contemplates the postulates of the Socio-discursive Interactionism (SDI) (Bronckart, 1999; Schneuwly and Dolz, 2004). For the accomplishment of this work, it was used an experimental and field research with qualitative character, so as to conjecture if mixed hybrid teaching with flipped classes and socio-interactionist approach based on genres can provide a motivating education that develops students as subject-subjects. The results show that to motivate students and improve the quality of teaching, teachers can use technological tools, customizing their classes so that learning is centered on students. It was also proved that the digital pedagogical tool chosen and the activities proposed therein showed compatibility, in practice, between the theory of learning ecosystems and the SDI.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e Da NaturezaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoLíngua inglesa - Estudo e ensinoAprendizagemLetramento digitalAplicativos móveisEnglish language - Study and teachingLearningComputer literacyMobile appsEcossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesaLearning ecosystems and digital fluency in the English language classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaDutra, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167Dutra, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167Mafra, Nubio Delanne Ferrazhttp://orcid.org/0000-0002-9658-691Xhttp://lattes.cnpq.br/6376501174829395Santos, Givan José Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835http://lattes.cnpq.brSilva, Luís Fernando dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdfapplication/pdf2306749http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/1/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdfda9b61895b84a3f2ba643028811e8058MD51LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdfapplication/pdf1235916http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/2/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf27fa5caf500b8449f7d1ca475570db10MD52TEXTLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.txtLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain202815http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/3/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.txt296bec2f8d6bef9ceee9a1c1efaf7800MD53LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.txtLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.txtExtracted texttext/plain27946http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/5/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.txtb671d965049db7d4c1f3056d7cbb8c49MD55THUMBNAILLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1376http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/4/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.jpg87e075f44c23f09f4d192777066f9251MD54LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/6/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.jpg4306322c75c962efca099fd7939ed48eMD561/46122019-12-18 04:00:49.574oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-12-18T06:00:49Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Learning ecosystems and digital fluency in the English language classes |
title |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
spellingShingle |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa Silva, Luís Fernando da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Língua inglesa - Estudo e ensino Aprendizagem Letramento digital Aplicativos móveis English language - Study and teaching Learning Computer literacy Mobile apps Ensino |
title_short |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
title_full |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
title_fullStr |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
title_sort |
Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa |
author |
Silva, Luís Fernando da |
author_facet |
Silva, Luís Fernando da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dutra, Alessandra |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dutra, Alessandra |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mafra, Nubio Delanne Ferraz |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-9658-691X |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6376501174829395 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Santos, Givan José Ferreira dos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luís Fernando da |
contributor_str_mv |
Dutra, Alessandra Dutra, Alessandra Mafra, Nubio Delanne Ferraz Santos, Givan José Ferreira dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Língua inglesa - Estudo e ensino Aprendizagem Letramento digital Aplicativos móveis English language - Study and teaching Learning Computer literacy Mobile apps Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Aprendizagem Letramento digital Aplicativos móveis English language - Study and teaching Learning Computer literacy Mobile apps |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
O mundo vivencia uma imersão na cultura digital (Xavier, 2013) por meio dos gêneros midiáticos. Todavia, o ambiente escolar público encontra dificuldades para promover os multiletramentos (Rojo, 2012) e, de acordo com Ferretti (2012), acaba desconsiderando as demandas de uma sociedade que evolui tecnologicamente. Referentemente ao ensino de línguas, Cristovão (2012) adverte que as aulas majoritariamente focam a leitura, muitas das quais são desestimulantes e desconexas à realidade dos alunos. No propósito de contribuir com alternativas para o enfrentamento desses desafios, o presente trabalho tem seu escopo voltado para a configuração educacional atual. De forma geral, então, pretendeu-se criar um produto educacional, intitulado Gotcha!, para ser utilizado tanto dentro do ambiente escolar quanto fora, com o intuito de motivar e melhorar o processo ensino-aprendizagem, especialmente, o de Língua Inglesa (LI) como Língua Franca. Esse produto concretizou-se sob a forma de aplicativo para smartphones com sistema operacional Android ou IOS e foi planejado para se trabalhar tanto individualmente quanto em equipe, buscando o favorecimento da mediação do professor junto aos estudantes. Procurou-se fazer considerações sociológicas (Mauss, 2003; Nogueira, 2005; Carvalho, 2007; Nogueira e Catani, 2007; Santos, 2008; Santos, 2011; Carneiro, 2012 e Brzézinski, 2018), a fim de embasar o contexto brasileiro contemporâneo ao tratar dos eixos: educação, tecnologia e globalização. Com este estudo, objetivou-se expor os aspectos filosófico-educacionais que podem contribuir para uma proposta de ensino híbrido com foco no letramento digital; propor um plano de aula invertida com atividades que possibilitassem o desenvolvimento das capacidades linguísticas e as habilidades de produção e compreensão oral e escrita; aplicar esse protótipo junto aos alunos de LI do Ensino Médio em uma escola pública; discutir os aspectos positivos e negativos desse produto educacional e sua relação ao embasamento teórico, em especial, verificar em que medida contempla os postulados do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Para a realização deste trabalho, utilizou-se da pesquisa experimental e de campo com caráter qualitativo, a fim de conjecturar se ensino híbrido misto com aulas invertidas e abordagem sociointeracionista baseada em gêneros podem proporcionar uma educação motivadora que desenvolva estudantes enquanto sujeitos-sujeitos. Os resultados obtidos apontam que para motivar os alunos e melhorar a qualidade do ensino, os professores podem recorrer às ferramentas tecnológicas, personalizando as suas aulas para que a aprendizagem seja centrada nos estudantes. Comprovouse ainda que a ferramenta pedagógica digital escolhida e as atividades nela propostas mostraram compatibilidades, na prática, entre a teoria dos ecossistemas de aprendizagem e do ISD. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-17T20:44:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-17T20:44:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Luís Fernando da. Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4612 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luís Fernando da. Ecossistemas de aprendizagem e fluência digital nas aulas de língua inglesa. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e Da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/1/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/2/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/3/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/5/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/4/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4612/6/LD_PPGEN_M_Silva_Luis_Fernando_da_2019_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da9b61895b84a3f2ba643028811e8058 27fa5caf500b8449f7d1ca475570db10 296bec2f8d6bef9ceee9a1c1efaf7800 b671d965049db7d4c1f3056d7cbb8c49 87e075f44c23f09f4d192777066f9251 4306322c75c962efca099fd7939ed48e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923258097205248 |