Uso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Edevânio João
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4740
Resumo: Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se construir uma Sequência Didática (SD) que contemplasse um tópico da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. O tema abordado na SD foram os semicondutores fotoresistivos, partindo-se da questão problema: qual o princípio de acionamento e desligamento da iluminação pública, através do uso de um sensor de luminosidade? A sequência didática foi preparada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino em um grupo de 48 alunos matriculados na terceira série do ensino médio.No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas.Em grupos de quatro alunos, estes realizaram interpretação de texto, discussão e resolução de exercícios propostos, uso de simulações computacionais, manuseio do aparato experimental como dispositivo LDR e multímetro. Através da análise dos questionários foi possível verificar que os educandos adquiriram novos conhecimentos, os quais possibilitaram a verificação da importância social da ciência e a compreensão de forma significativa do comportamento de um material semicondutor fotoresistivo.
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spelling 2020-03-03T14:01:07Z2020-03-03T14:01:07Z2019-11-11GONÇALVES, Edevânio João. Uso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4740Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se construir uma Sequência Didática (SD) que contemplasse um tópico da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. O tema abordado na SD foram os semicondutores fotoresistivos, partindo-se da questão problema: qual o princípio de acionamento e desligamento da iluminação pública, através do uso de um sensor de luminosidade? A sequência didática foi preparada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino em um grupo de 48 alunos matriculados na terceira série do ensino médio.No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas.Em grupos de quatro alunos, estes realizaram interpretação de texto, discussão e resolução de exercícios propostos, uso de simulações computacionais, manuseio do aparato experimental como dispositivo LDR e multímetro. Através da análise dos questionários foi possível verificar que os educandos adquiriram novos conhecimentos, os quais possibilitaram a verificação da importância social da ciência e a compreensão de forma significativa do comportamento de um material semicondutor fotoresistivo.In this qualitative research, we sought to build a Didactic Sequence (SD) that included a topic of Modern and Contemporary Physics (FMC) from the perspective of meaningful and contextualized learning.The theme addressed in SD was the photoresist semiconductors, starting from the problem question: what is the principle of activation and shutdown of public lighting through the use of a light sensor?The didactic sequence was prepared based on David Ausubel's Meaningful Learning theory and was applied in a public school to a group of 48 students enrolled in the third grade of high school.In the development of DS, different methodologies and tools were used.In groups of four students, they performed text interpretation, discussion and resolution of proposed exercises, use of computer simulations, handling of the experimental apparatus with the LDR device and multimeter.Through the analysis of the questionnaires it was possible to verify that the students acquired new knowledge, which allowed the verification of the social importance of science and a significant understanding of the behavior of a photoresist semiconductor material.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísicaPesquisa qualitativaFísica - ExperiênciasCiência - Aspectos sociaisQualitative researchPhysics - ExperimentsScience - Social aspectsUso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivosUse of an LDR device for teaching photoresist semiconductorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraLongen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Silva, Leandro Herculano dahttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521http://lattes.cnpq.br/5350749822007916Silva, Fábio Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/3859177293482871http://lattes.cnpq.br/5072133180014337Gonçalves, Edevânio Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALdispositivoldrsemicondutoresfotoresistivos (1).pdfdispositivoldrsemicondutoresfotoresistivos (1).pdfapplication/pdf745891http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4740/1/dispositivoldrsemicondutoresfotoresistivos%20%281%29.pdf65e6bdbb923ac9c94d2368300f081b8fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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