Estudo da aplicação de transmissão continuamente variável em veículos com propulsão elétrica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19831 |
Resumo: | Admira-se a era atual em que não apenas uma criação é o suficiente, é necessário desenvolver os sistemas de forma a obter-se a melhor otimização deste. Baseado nisso e, no contexto da indústria automotiva, ainda há muitas oportunidades. No decorrer desta monografia, está sendo proposta a integração de duas tecnologias já existentes, bem fundamentadas e que tem apresentado bons resultados práticos dentre os modelos que fazem o uso desta, coexistindo num mesmo veículo. Uma das tecnologias em questão é o uso de motores elétricos para a propulsão de um veículo, este apresenta boas características tanto de desempenho quanto de eficiência, mas que sempre podem ser otimizados. A outra tecnologia de embasamento é a transmissão continuamente variável que, quando aproveitada em veículos movidos a motores de combustão interna, apresenta uma ótima faixa de controle e melhora a economia de combustível nestes veículos na maioria dos casos, podendo aumentar também o seu desempenho. Para chegar a esses resultados foram utilizados dados coletados em outros projetos, dados de placa de motores elétricos e também foram criadas situações teóricas experimentais que utilizam o conhecimento da dinâmica veicular. No que se refere aos resultados, temse muita indicação de que as vantagens superem as desvantagens, mas, mesmo com indícios de que os benefícios teóricos sejam muito significantes, está união vem a um preço, torna o projeto complexo ao inserir duas variáveis em série num mesmo sistema podendo aumentar o custo do projeto. Em uma aplicação prática, espera-se ter uma melhora considerável no desempenho do veículo pelo fato de ser possível ter o controle sobre as relações de transmissão e melhores faixas de operação do motor elétrico. O mesmo seria possível para melhorar o rendimento do conjunto. Como este desenvolvimento deu-se apenas de cunho teórico devido a limitações orçamentárias, espera-se que alguma organização automotiva demonstre interesse no desenvolvimento desta. |
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2020-11-24T10:39:16Z2020-11-24T10:39:16Z2019-02-22PIGOSO, Eduardo Vinicius Ransolin. Estudo da aplicação de transmissão continuamente variável em veículos com propulsão elétrica. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19831Admira-se a era atual em que não apenas uma criação é o suficiente, é necessário desenvolver os sistemas de forma a obter-se a melhor otimização deste. Baseado nisso e, no contexto da indústria automotiva, ainda há muitas oportunidades. No decorrer desta monografia, está sendo proposta a integração de duas tecnologias já existentes, bem fundamentadas e que tem apresentado bons resultados práticos dentre os modelos que fazem o uso desta, coexistindo num mesmo veículo. Uma das tecnologias em questão é o uso de motores elétricos para a propulsão de um veículo, este apresenta boas características tanto de desempenho quanto de eficiência, mas que sempre podem ser otimizados. A outra tecnologia de embasamento é a transmissão continuamente variável que, quando aproveitada em veículos movidos a motores de combustão interna, apresenta uma ótima faixa de controle e melhora a economia de combustível nestes veículos na maioria dos casos, podendo aumentar também o seu desempenho. Para chegar a esses resultados foram utilizados dados coletados em outros projetos, dados de placa de motores elétricos e também foram criadas situações teóricas experimentais que utilizam o conhecimento da dinâmica veicular. No que se refere aos resultados, temse muita indicação de que as vantagens superem as desvantagens, mas, mesmo com indícios de que os benefícios teóricos sejam muito significantes, está união vem a um preço, torna o projeto complexo ao inserir duas variáveis em série num mesmo sistema podendo aumentar o custo do projeto. Em uma aplicação prática, espera-se ter uma melhora considerável no desempenho do veículo pelo fato de ser possível ter o controle sobre as relações de transmissão e melhores faixas de operação do motor elétrico. O mesmo seria possível para melhorar o rendimento do conjunto. Como este desenvolvimento deu-se apenas de cunho teórico devido a limitações orçamentárias, espera-se que alguma organização automotiva demonstre interesse no desenvolvimento desta.It is admirable this age where only creating new things is not enough, it is also necessary that the system developments achieve highest levels of optimization every time. Based on this, and, in the automotive industries context, there’s still a lot of room to improve. In the course of this monograph, a proposal is being made that two different technologies which already exist come to coexist in the same environment, are well founded and have been presenting good practical results amongst the vehicle models which were designed with these techs. One of these techs, is the use of electric motors to propel vehicles, while there are very good practical results of performance and efficiency, but still might be improved. The other technology that is base of this project is the use of the continuously variable transmission that, when combined with a vehicle propelled by internal combustion engines, have presented a great control band, can improve fuel efficiency and its performance. In order to get to these results, it was used informational data from other projects and electric motors’ tag data resulting in experimental theoretical situations that use the vehicular physics knowledge. In what comes to the end results, that the advantages surplus the disadvantages, but even with some signs that indicates theoretical benefits, this union comes with a high price: it rises the projects complexity for inserting two variables in series, and this might increase the project costs. In a practical application, it is expected to meet with a considerable increase in performance and efficiency due to the high level of control over the transmission rates and the electric motor’s operating ranges. Since this development was given only a theoretical approach due to financial limitations, it is expected that an automotive organizationporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Sistemas Embarcados para Indústria AutomotivaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIAVeículos elétricosAutomóveis - Dispositivos de transmissãoMotores elétricosElectric vehiclesAutomobiles - Transmission devicesElectric motorsEstudo da aplicação de transmissão continuamente variável em veículos com propulsão elétricaStudy of the application of continuously variable transmission in vehicles with electric propulsioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFreitas, Rodolfo Enrique PerdomoFreitas, Rodolfo Enrique PerdomoNabas, Kleber Kendy HorikawaBertol, Omero FranciscoPigoso, Eduardo Vinicius Ransolininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CESEB_IV_2018_02.pdfapplication/pdf1354182http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19831/1/CT_CESEB_IV_2018_02.pdfb6490a021e07d145b3d670d3e71852f7MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19831/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CESEB_IV_2018_02.pdf.txtExtracted texttext/plain84305http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19831/3/CT_CESEB_IV_2018_02.pdf.txtd8037c5c3a26db2dfc888ada0fe56425MD53THUMBNAILCT_CESEB_IV_2018_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19831/4/CT_CESEB_IV_2018_02.pdf.jpgb978a4e269f26d8285f48ba76f127c01MD541/198312020-11-24 08:39:17.08oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T10:39:17Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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