Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368 |
Resumo: | Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender os relacionamentos entre cocriação e marketing de relacionamento, avaliando a forma como a cocriação é praticada por uma empresa em suas atividades de negócio. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu uma revisão sistemática de literatura, usando como base o protocolo apresentado por Kitchenham sobre o tema e foram considerados artigos acessíveis a partir das plataformas online: Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A segunda consistiu em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a metodologia foi a prática de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos cargos de Gerente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Assistente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Gerente de Marketing e Gerente Comercial e de Logística da empresa. A revisão de literatura apontou duas vertentes que relacionam cocriação com marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing e (2) relação de mútuo reforço entre cocriação e marketing. No estudo de caso, ficou ainda evidente que o ato de cocriar valor com o cliente gera maior proximidade e amplia a confiança entre cliente e empresa, o que proporciona fidelização. |
id |
UTFPR-12_fb916a9aa08af064938b72f041cf49d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31368 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-09T16:25:46Z2023-05-09T16:25:46Z2023-03-27BASTOS, Eduarda Remor. Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender os relacionamentos entre cocriação e marketing de relacionamento, avaliando a forma como a cocriação é praticada por uma empresa em suas atividades de negócio. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu uma revisão sistemática de literatura, usando como base o protocolo apresentado por Kitchenham sobre o tema e foram considerados artigos acessíveis a partir das plataformas online: Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A segunda consistiu em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a metodologia foi a prática de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos cargos de Gerente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Assistente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Gerente de Marketing e Gerente Comercial e de Logística da empresa. A revisão de literatura apontou duas vertentes que relacionam cocriação com marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing e (2) relação de mútuo reforço entre cocriação e marketing. No estudo de caso, ficou ainda evidente que o ato de cocriar valor com o cliente gera maior proximidade e amplia a confiança entre cliente e empresa, o que proporciona fidelização.This master’s dissertation aims to understand the relationships between co-creation and relationship marketing, evaluating how co-creation is practiced by a company in its business activities. To achieve this objective, the research was conducted in two stages: the first involved a systematic literature review, based on the protocol presented by Kitchenham on the topic, and accessible articles were considered from online platforms: Scopus, Web of Science, and ScienceDirect. The second stage consisted of a qualitative field research, using the methodology of semi-structured interviews with those responsible for the positions of Product Manager, Development and Innovation, Product Assistant, Development and Innovation, Marketing Manager, and Commercial and Logistics Manager of the company. The literature review pointed out two aspects that relate co-creation to relationship marketing: (1) co-creation as a marketing tool, and (2) mutual reinforcement relationship between co-creation and marketing. In the case study, it was also evident that the act of co-creating value with the customer generates greater proximity and amplifies trust between the customer and the company, which leads to loyalty.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoMarketing de relacionamentoClientes - ContatosAdministração de produtosMarketing - AdministraçãoRedes de negóciosClientes - FidelizaçãoRelationship marketingCustomer relationsProduct managementMarketing - ManagementBusiness networksCustomer loyaltyCocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteosCo-creation and relationship marketing: a study in a meat and dairy companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaGraeml, Alexandre Reishttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055http://lattes.cnpq.br/4974122990012680Graeml, Alexandre Reishttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055http://lattes.cnpq.br/4974122990012680Damke, Elói Juniorhttps://orcid.org/0000-0003-2224-7023http://lattes.cnpq.br/2953634577751958Peinado, Jurandirhttps://orcid.org/0000-0003-4777-6984http://lattes.cnpq.br/0900135211447359https://orcid.org/0000-0001-7114-5838http://lattes.cnpq.br/4794770926422438Bastos, Eduarda Remorreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52ORIGINALcocriacaomarketingrelacionamento.pdfapplication/pdf2046067http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/1/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf70a0391aaeac317044014c9125d7c8f6MD51TEXTcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txtcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txtExtracted texttext/plain111257http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/4/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txt5b3bdf45c3c79c3dd6368970f7497cdcMD54THUMBNAILcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpgcocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/5/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpg994adb400e99275f12f294fac78505f1MD551/313682023-05-10 03:07:46.979oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-10T06:07:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Co-creation and relationship marketing: a study in a meat and dairy company |
title |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
spellingShingle |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos Bastos, Eduarda Remor CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing de relacionamento Clientes - Contatos Administração de produtos Marketing - Administração Redes de negócios Clientes - Fidelização Relationship marketing Customer relations Product management Marketing - Management Business networks Customer loyalty Administração |
title_short |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
title_full |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
title_fullStr |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
title_full_unstemmed |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
title_sort |
Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos |
author |
Bastos, Eduarda Remor |
author_facet |
Bastos, Eduarda Remor |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9414-1055 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9414-1055 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Damke, Elói Junior |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2224-7023 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2953634577751958 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Peinado, Jurandir |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4777-6984 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0900135211447359 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7114-5838 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4794770926422438 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Eduarda Remor |
contributor_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis Graeml, Alexandre Reis Damke, Elói Junior Peinado, Jurandir |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing de relacionamento Clientes - Contatos Administração de produtos Marketing - Administração Redes de negócios Clientes - Fidelização Relationship marketing Customer relations Product management Marketing - Management Business networks Customer loyalty Administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Clientes - Contatos Administração de produtos Marketing - Administração Redes de negócios Clientes - Fidelização Relationship marketing Customer relations Product management Marketing - Management Business networks Customer loyalty |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
Essa dissertação de mestrado tem por objetivo compreender os relacionamentos entre cocriação e marketing de relacionamento, avaliando a forma como a cocriação é praticada por uma empresa em suas atividades de negócio. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu uma revisão sistemática de literatura, usando como base o protocolo apresentado por Kitchenham sobre o tema e foram considerados artigos acessíveis a partir das plataformas online: Scopus, Web of Science e ScienceDirect. A segunda consistiu em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a metodologia foi a prática de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pelos cargos de Gerente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Assistente de Produto, Desenvolvimento e Inovação, Gerente de Marketing e Gerente Comercial e de Logística da empresa. A revisão de literatura apontou duas vertentes que relacionam cocriação com marketing de relacionamento: (1) cocriação como ferramenta de marketing e (2) relação de mútuo reforço entre cocriação e marketing. No estudo de caso, ficou ainda evidente que o ato de cocriar valor com o cliente gera maior proximidade e amplia a confiança entre cliente e empresa, o que proporciona fidelização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-09T16:25:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-09T16:25:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BASTOS, Eduarda Remor. Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Eduarda Remor. Cocriação e marketing de relacionamento: um estudo em uma empresa de comercialização de carnes e lácteos. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/1/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/4/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31368/5/cocriacaomarketingrelacionamento.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108 70a0391aaeac317044014c9125d7c8f6 5b3bdf45c3c79c3dd6368970f7497cdc 994adb400e99275f12f294fac78505f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922966904504320 |