História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Suélen Rita Andrade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Trivizoli, Lucieli M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530
Resumo: Neste artigo, a partir de um levantamento bibliográfico, identificamos e construímos um panorama de trabalhos que tratam sobre a História da Matemática na formação inicial do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que são os pedagogos os primeiros a ensinar a matemática nos primeiros anos de aprendizagem. Assim, a partir da revisão da literatura e do processo de pré-leitura, leitura seletiva, leitura reflexiva e leitura interpretativa, para análise de fontes secundárias, apresentamos um breve levantamento de teses e dissertações produzidas no Brasil que versam sobre a temática escolhida. Para isto, especificamos palavras-chave e realizamos três buscas no mês de junho de 2019: a primeira no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e as demais na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Infere-se a partir do levantamento que são poucos os trabalhos que abordam o objeto que investigamos, o que indica uma demanda por investigações em História da Matemática direcionadas a formação inicial do professor pedagogo que trabalhará Matemática nos anos iniciais. Verificamos, também, que os trabalhos levantados se aproximam em relação à importância dada a inserção da História da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando aspectos favoráveis de sua utilização com base nos documentos legislativos ou a partir dos resultados encontrados em propostas de formação de pedagogos permeadas pela História da Matemática. Os trabalhos se diversificam nos procedimentos teóricos adotados e nas preocupações assumidas pelos pesquisadores mediante os resultados encontrados. Entretanto, entendemos que a produção destes trabalhos ainda se caracteriza como incipientes passos dados em prol da inserção de aspectos relacionados ao ensino da História da Matemática em cursos de formação inicial para os professores que atuarão nos anos iniciais.
id UTFPR-13_06d12cd28f1dcf02e3c103e78d2f6a2e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10530
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no BrasilHistory of mathematics in the early years teacher training: a survey of researches in BrazilMatemática; Educação MatemáticaHistória da Matemática; História na Educação Matemática; Formação Inicial do PedagogoHistory of Mathematics; History in Mathematical Education; Initial Formation of the PedagogueNeste artigo, a partir de um levantamento bibliográfico, identificamos e construímos um panorama de trabalhos que tratam sobre a História da Matemática na formação inicial do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que são os pedagogos os primeiros a ensinar a matemática nos primeiros anos de aprendizagem. Assim, a partir da revisão da literatura e do processo de pré-leitura, leitura seletiva, leitura reflexiva e leitura interpretativa, para análise de fontes secundárias, apresentamos um breve levantamento de teses e dissertações produzidas no Brasil que versam sobre a temática escolhida. Para isto, especificamos palavras-chave e realizamos três buscas no mês de junho de 2019: a primeira no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e as demais na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Infere-se a partir do levantamento que são poucos os trabalhos que abordam o objeto que investigamos, o que indica uma demanda por investigações em História da Matemática direcionadas a formação inicial do professor pedagogo que trabalhará Matemática nos anos iniciais. Verificamos, também, que os trabalhos levantados se aproximam em relação à importância dada a inserção da História da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando aspectos favoráveis de sua utilização com base nos documentos legislativos ou a partir dos resultados encontrados em propostas de formação de pedagogos permeadas pela História da Matemática. Os trabalhos se diversificam nos procedimentos teóricos adotados e nas preocupações assumidas pelos pesquisadores mediante os resultados encontrados. Entretanto, entendemos que a produção destes trabalhos ainda se caracteriza como incipientes passos dados em prol da inserção de aspectos relacionados ao ensino da História da Matemática em cursos de formação inicial para os professores que atuarão nos anos iniciais.In this article we identify and build an overview of works that deal with the History of Mathematics in the initial training courses for the early years teachers, of elementary school, called pedagogues that are considered the ones who first teach mathematics in the early years of school. Thus, from the literature review and the process of pre-reading, selective reading, reflective reading and interpretative reading for analysis of secondary sources, we present a brief survey of theses and dissertations produced in Brazil that deal with the chosen theme. For this, we specified keywords and performed three searches in June 2019: the first in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations and the other in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). It is inferred from the survey, that there are only few works that address the object we investigated, which shows a demand for investigations in History of Mathematics directed to the training of the teachers who will work Mathematics in the early years, as we have already highlighted. We also verified that the researches approached in the importance given the insertion of the History of Mathematics in the initial training of teachers of the initial years of the elementary school, emphasizing favorable aspects of its use present in the analyzed legislative documents, and from the results found in the pedagogical training proposal related to the History of Mathematics. The researches vary in the theoretical procedures adopted and in the concerns assumed by the researchers through the results found. In conclusion, we understand that the production of these works are still characterized as early steps taken towards the insertion of aspects related to the teaching of the History of Mathematics in initial training courses for teachers who will work in the early years.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Suélen Rita AndradeTrivizoli, Lucieli M.2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1053010.3895/actio.v4n3.10530ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 367-385ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 367-3852525-892310.3895/actio.v4n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530/7034https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530/7377Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:43Zoai:periodicos.utfpr:article/10530Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
History of mathematics in the early years teacher training: a survey of researches in Brazil
title História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
spellingShingle História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
Machado, Suélen Rita Andrade
Matemática; Educação Matemática
História da Matemática; História na Educação Matemática; Formação Inicial do Pedagogo
History of Mathematics; History in Mathematical Education; Initial Formation of the Pedagogue
title_short História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
title_full História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
title_fullStr História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
title_full_unstemmed História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
title_sort História da matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: um levantamento de trabalhos no Brasil
author Machado, Suélen Rita Andrade
author_facet Machado, Suélen Rita Andrade
Trivizoli, Lucieli M.
author_role author
author2 Trivizoli, Lucieli M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Suélen Rita Andrade
Trivizoli, Lucieli M.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática; Educação Matemática
História da Matemática; História na Educação Matemática; Formação Inicial do Pedagogo
History of Mathematics; History in Mathematical Education; Initial Formation of the Pedagogue
topic Matemática; Educação Matemática
História da Matemática; História na Educação Matemática; Formação Inicial do Pedagogo
History of Mathematics; History in Mathematical Education; Initial Formation of the Pedagogue
description Neste artigo, a partir de um levantamento bibliográfico, identificamos e construímos um panorama de trabalhos que tratam sobre a História da Matemática na formação inicial do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando que são os pedagogos os primeiros a ensinar a matemática nos primeiros anos de aprendizagem. Assim, a partir da revisão da literatura e do processo de pré-leitura, leitura seletiva, leitura reflexiva e leitura interpretativa, para análise de fontes secundárias, apresentamos um breve levantamento de teses e dissertações produzidas no Brasil que versam sobre a temática escolhida. Para isto, especificamos palavras-chave e realizamos três buscas no mês de junho de 2019: a primeira no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e as demais na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Infere-se a partir do levantamento que são poucos os trabalhos que abordam o objeto que investigamos, o que indica uma demanda por investigações em História da Matemática direcionadas a formação inicial do professor pedagogo que trabalhará Matemática nos anos iniciais. Verificamos, também, que os trabalhos levantados se aproximam em relação à importância dada a inserção da História da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando aspectos favoráveis de sua utilização com base nos documentos legislativos ou a partir dos resultados encontrados em propostas de formação de pedagogos permeadas pela História da Matemática. Os trabalhos se diversificam nos procedimentos teóricos adotados e nas preocupações assumidas pelos pesquisadores mediante os resultados encontrados. Entretanto, entendemos que a produção destes trabalhos ainda se caracteriza como incipientes passos dados em prol da inserção de aspectos relacionados ao ensino da História da Matemática em cursos de formação inicial para os professores que atuarão nos anos iniciais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530
10.3895/actio.v4n3.10530
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530
identifier_str_mv 10.3895/actio.v4n3.10530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530/7034
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10530/7377
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 367-385
ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 367-385
2525-8923
10.3895/actio.v4n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985453137920