Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira, Silva, Juliana Rocha de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149
Resumo: A inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente nas áreas, tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como uma das expressões artísticas extensivamente empregadas atualmente. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases utilizadas como fonte (Web of Science, Scopus, Scielo e Google Scholar) foi realizada a pesquisa avançada e foram encontrados 126 artigos, nos quais foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, utilizando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos na amostra foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a análise de conteúdo, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado, a saber: 1) método de ensino, 2) divulgação científica, 3) formação docente ou 4) revisão de literatura. O teatro como método de ensino foi a categoria com maior número de artigos e mostra uma tendência atual de crescimento. Ressalta-se que o teatro se mostrou promissor em todas as categorias, tanto para ensinar conceitos científicos e explorar posições morais envolvidas em dilemas éticos, como para despertar o interesse do público para a ciência. A categoria menos explorada nos últimos dez anos foi a do teatro aplicado à formação inicial e continuada de docentes, a qual revela algumas lacunas que podem ser preenchidas com novas propostas de pesquisa. Dentre as vantagens apresentadas nos artigos para o uso do teatro nessa área, estão que ele pode auxiliar futuros docentes e docentes em exercício a desenvolverem habilidades essenciais de comunicação, as quais podem contribuir tanto na didática quanto no gerenciamento de conflitos. O artigo apresenta contribuições ao direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas e destacar trabalhos consolidados, que podem ser adaptados e aplicados em seus contextos específicos. Além disso, ao apontar lacunas existentes na área, o manuscrito oferece caminhos possíveis para a proposição de novas linhas de pesquisa.
id UTFPR-13_0cd8f7c289b0a34c07c9da7afe674c3f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13149
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019Systematic literature review about the relation between the theater and science and biology teaching in the period of 2010 to 2019Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de AulaTeatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de ConteúdoTheater. Science Teaching. Biology Teaching. Content AnalysisA inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente nas áreas, tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como uma das expressões artísticas extensivamente empregadas atualmente. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases utilizadas como fonte (Web of Science, Scopus, Scielo e Google Scholar) foi realizada a pesquisa avançada e foram encontrados 126 artigos, nos quais foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, utilizando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos na amostra foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a análise de conteúdo, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado, a saber: 1) método de ensino, 2) divulgação científica, 3) formação docente ou 4) revisão de literatura. O teatro como método de ensino foi a categoria com maior número de artigos e mostra uma tendência atual de crescimento. Ressalta-se que o teatro se mostrou promissor em todas as categorias, tanto para ensinar conceitos científicos e explorar posições morais envolvidas em dilemas éticos, como para despertar o interesse do público para a ciência. A categoria menos explorada nos últimos dez anos foi a do teatro aplicado à formação inicial e continuada de docentes, a qual revela algumas lacunas que podem ser preenchidas com novas propostas de pesquisa. Dentre as vantagens apresentadas nos artigos para o uso do teatro nessa área, estão que ele pode auxiliar futuros docentes e docentes em exercício a desenvolverem habilidades essenciais de comunicação, as quais podem contribuir tanto na didática quanto no gerenciamento de conflitos. O artigo apresenta contribuições ao direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas e destacar trabalhos consolidados, que podem ser adaptados e aplicados em seus contextos específicos. Além disso, ao apontar lacunas existentes na área, o manuscrito oferece caminhos possíveis para a proposição de novas linhas de pesquisa.The inclusion of artistic expressions in Science and Biology teaching, as well as in teacher education, is increasing. The theater appears as one of the methods extensively used nowadays. An increasing number of studies about the theme reveals the need to summarize the subject, allowing the analysis of possible gaps or trending topics. Thus, the goal of this project was to carry out a systematic review of the literature and to categorize articles from four databases, verifying how theater has been used in the areas of Science and Biology teaching in the last ten years. The Advanced Search tool was used on the databases employed as sources (Web of Science, Scopus, Scielo, and Google Scholar) and 126 articles that used the technique of content analysis were found. During the pre-analysis, using inclusion and exclusion criteria, 43 articles were left. In the exploration phase, the included articles in the sample were read and classified by semantic criteria. The 43 articles analyzed were written by 115 authors, with only two researchers appearing more than once in two articles published in cooperation. The year with the largest number of publications was 2018, with 10 articles. After the content analysis, the articles were grouped into four categories, according to how the theater was presented, namely: 1) teaching method, 2) scientific dissemination, 3) teacher training, or 4) literature review. The theater as a teaching method was the category with the highest number of articles, revealing a current trend of growth. It is noteworthy that the theater has proved promising in all categories, both to teach scientific concepts and to explore moral positions involved in ethical dilemmas, as well as to arouse public interest in science. The least explored category in the last ten years was the theater applied to the initial and continuing education of teachers, which reveals some gaps that can be filled with new research proposals. One of the advantages presented in the articles for the use of the theater in this area is that it can help future professors and practicing teachers to develop essential communication skills, which can contribute both in didactics and conflict management. The article presents contributions by directing teachers and researchers to already tested proposals and highlighting consolidated works, which can be adapted and applied in their specific contexts.  Also, by pointing out existing gaps in the area, the manuscript offers possible ways to propose new lines of research.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cavalcante, Ludmila Natacha IsidroBarbosa, Mayara Lustosa de OliveiraSilva, Juliana Rocha de Faria2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSystematic literature review and Content AnalysisAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoRevisão Bibliográfica (Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo)application/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1314910.3895/actio.v6n1.13149ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-242525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149/8336https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13149/1962Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/13149Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
Systematic literature review about the relation between the theater and science and biology teaching in the period of 2010 to 2019
title Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
spellingShingle Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro
Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Teatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de Conteúdo
Theater. Science Teaching. Biology Teaching. Content Analysis
title_short Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
title_full Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
title_fullStr Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
title_full_unstemmed Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
title_sort Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
author Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro
author_facet Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro
Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira
Silva, Juliana Rocha de Faria
author_role author
author2 Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira
Silva, Juliana Rocha de Faria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro
Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira
Silva, Juliana Rocha de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Teatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de Conteúdo
Theater. Science Teaching. Biology Teaching. Content Analysis
topic Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Teatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de Conteúdo
Theater. Science Teaching. Biology Teaching. Content Analysis
description A inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente nas áreas, tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como uma das expressões artísticas extensivamente empregadas atualmente. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases utilizadas como fonte (Web of Science, Scopus, Scielo e Google Scholar) foi realizada a pesquisa avançada e foram encontrados 126 artigos, nos quais foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, utilizando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos na amostra foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a análise de conteúdo, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado, a saber: 1) método de ensino, 2) divulgação científica, 3) formação docente ou 4) revisão de literatura. O teatro como método de ensino foi a categoria com maior número de artigos e mostra uma tendência atual de crescimento. Ressalta-se que o teatro se mostrou promissor em todas as categorias, tanto para ensinar conceitos científicos e explorar posições morais envolvidas em dilemas éticos, como para despertar o interesse do público para a ciência. A categoria menos explorada nos últimos dez anos foi a do teatro aplicado à formação inicial e continuada de docentes, a qual revela algumas lacunas que podem ser preenchidas com novas propostas de pesquisa. Dentre as vantagens apresentadas nos artigos para o uso do teatro nessa área, estão que ele pode auxiliar futuros docentes e docentes em exercício a desenvolverem habilidades essenciais de comunicação, as quais podem contribuir tanto na didática quanto no gerenciamento de conflitos. O artigo apresenta contribuições ao direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas e destacar trabalhos consolidados, que podem ser adaptados e aplicados em seus contextos específicos. Além disso, ao apontar lacunas existentes na área, o manuscrito oferece caminhos possíveis para a proposição de novas linhas de pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Systematic literature review and Content Analysis
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Revisão Bibliográfica (Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149
10.3895/actio.v6n1.13149
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n1.13149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149/8336
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13149/1962
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v6n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983709356032