Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149 |
Resumo: | A inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente nas áreas, tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como uma das expressões artísticas extensivamente empregadas atualmente. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases utilizadas como fonte (Web of Science, Scopus, Scielo e Google Scholar) foi realizada a pesquisa avançada e foram encontrados 126 artigos, nos quais foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, utilizando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos na amostra foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a análise de conteúdo, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado, a saber: 1) método de ensino, 2) divulgação científica, 3) formação docente ou 4) revisão de literatura. O teatro como método de ensino foi a categoria com maior número de artigos e mostra uma tendência atual de crescimento. Ressalta-se que o teatro se mostrou promissor em todas as categorias, tanto para ensinar conceitos científicos e explorar posições morais envolvidas em dilemas éticos, como para despertar o interesse do público para a ciência. A categoria menos explorada nos últimos dez anos foi a do teatro aplicado à formação inicial e continuada de docentes, a qual revela algumas lacunas que podem ser preenchidas com novas propostas de pesquisa. Dentre as vantagens apresentadas nos artigos para o uso do teatro nessa área, estão que ele pode auxiliar futuros docentes e docentes em exercício a desenvolverem habilidades essenciais de comunicação, as quais podem contribuir tanto na didática quanto no gerenciamento de conflitos. O artigo apresenta contribuições ao direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas e destacar trabalhos consolidados, que podem ser adaptados e aplicados em seus contextos específicos. Além disso, ao apontar lacunas existentes na área, o manuscrito oferece caminhos possíveis para a proposição de novas linhas de pesquisa. |
id |
UTFPR-13_0cd8f7c289b0a34c07c9da7afe674c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13149 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019Systematic literature review about the relation between the theater and science and biology teaching in the period of 2010 to 2019Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de AulaTeatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de ConteúdoTheater. Science Teaching. Biology Teaching. Content AnalysisA inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente nas áreas, tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como uma das expressões artísticas extensivamente empregadas atualmente. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases utilizadas como fonte (Web of Science, Scopus, Scielo e Google Scholar) foi realizada a pesquisa avançada e foram encontrados 126 artigos, nos quais foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, utilizando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos na amostra foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a análise de conteúdo, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado, a saber: 1) método de ensino, 2) divulgação científica, 3) formação docente ou 4) revisão de literatura. O teatro como método de ensino foi a categoria com maior número de artigos e mostra uma tendência atual de crescimento. Ressalta-se que o teatro se mostrou promissor em todas as categorias, tanto para ensinar conceitos científicos e explorar posições morais envolvidas em dilemas éticos, como para despertar o interesse do público para a ciência. A categoria menos explorada nos últimos dez anos foi a do teatro aplicado à formação inicial e continuada de docentes, a qual revela algumas lacunas que podem ser preenchidas com novas propostas de pesquisa. Dentre as vantagens apresentadas nos artigos para o uso do teatro nessa área, estão que ele pode auxiliar futuros docentes e docentes em exercício a desenvolverem habilidades essenciais de comunicação, as quais podem contribuir tanto na didática quanto no gerenciamento de conflitos. O artigo apresenta contribuições ao direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas e destacar trabalhos consolidados, que podem ser adaptados e aplicados em seus contextos específicos. Além disso, ao apontar lacunas existentes na área, o manuscrito oferece caminhos possíveis para a proposição de novas linhas de pesquisa.The inclusion of artistic expressions in Science and Biology teaching, as well as in teacher education, is increasing. The theater appears as one of the methods extensively used nowadays. An increasing number of studies about the theme reveals the need to summarize the subject, allowing the analysis of possible gaps or trending topics. Thus, the goal of this project was to carry out a systematic review of the literature and to categorize articles from four databases, verifying how theater has been used in the areas of Science and Biology teaching in the last ten years. The Advanced Search tool was used on the databases employed as sources (Web of Science, Scopus, Scielo, and Google Scholar) and 126 articles that used the technique of content analysis were found. During the pre-analysis, using inclusion and exclusion criteria, 43 articles were left. In the exploration phase, the included articles in the sample were read and classified by semantic criteria. The 43 articles analyzed were written by 115 authors, with only two researchers appearing more than once in two articles published in cooperation. The year with the largest number of publications was 2018, with 10 articles. After the content analysis, the articles were grouped into four categories, according to how the theater was presented, namely: 1) teaching method, 2) scientific dissemination, 3) teacher training, or 4) literature review. The theater as a teaching method was the category with the highest number of articles, revealing a current trend of growth. It is noteworthy that the theater has proved promising in all categories, both to teach scientific concepts and to explore moral positions involved in ethical dilemmas, as well as to arouse public interest in science. The least explored category in the last ten years was the theater applied to the initial and continuing education of teachers, which reveals some gaps that can be filled with new research proposals. One of the advantages presented in the articles for the use of the theater in this area is that it can help future professors and practicing teachers to develop essential communication skills, which can contribute both in didactics and conflict management. The article presents contributions by directing teachers and researchers to already tested proposals and highlighting consolidated works, which can be adapted and applied in their specific contexts. Also, by pointing out existing gaps in the area, the manuscript offers possible ways to propose new lines of research.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cavalcante, Ludmila Natacha IsidroBarbosa, Mayara Lustosa de OliveiraSilva, Juliana Rocha de Faria2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSystematic literature review and Content AnalysisAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoRevisão Bibliográfica (Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo)application/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1314910.3895/actio.v6n1.13149ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-242525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149/8336https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13149/1962Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/13149Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 Systematic literature review about the relation between the theater and science and biology teaching in the period of 2010 to 2019 |
title |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 |
spellingShingle |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Teatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de Conteúdo Theater. Science Teaching. Biology Teaching. Content Analysis |
title_short |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 |
title_full |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 |
title_fullStr |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 |
title_full_unstemmed |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 |
title_sort |
Revisão sistemática de literatura sobre a relação entre o teatro e o ensino de ciências e biologia no período de 2010 a 2019 |
author |
Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro |
author_facet |
Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira Silva, Juliana Rocha de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira Silva, Juliana Rocha de Faria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Ludmila Natacha Isidro Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira Silva, Juliana Rocha de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Teatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de Conteúdo Theater. Science Teaching. Biology Teaching. Content Analysis |
topic |
Área: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem/ Sub-área: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Teatro; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Análise de Conteúdo Theater. Science Teaching. Biology Teaching. Content Analysis |
description |
A inserção de expressões artísticas no ensino de Ciências e Biologia, assim como na formação docente nas áreas, tem sido cada vez maior. O teatro surge no cenário como uma das expressões artísticas extensivamente empregadas atualmente. O aumento do número de estudos sobre o tema revela a necessidade de sumarizar os assuntos, para permitir a análise de possíveis lacunas ou tópicos de tendência. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura e categorizar artigos provenientes de quatro bases de dados, verificando como o teatro tem sido utilizado nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia nos últimos 10 anos. Nas bases utilizadas como fonte (Web of Science, Scopus, Scielo e Google Scholar) foi realizada a pesquisa avançada e foram encontrados 126 artigos, nos quais foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Durante a pré-análise, utilizando critérios de inclusão e exclusão, restaram 43 artigos. Na fase da exploração, os artigos incluídos na amostra foram lidos e classificados pelo critério semântico. Os 43 artigos analisados foram escritos por 115 autores, apenas dois pesquisadores aparecem mais de uma vez, com dois artigos em coautoria. O ano com maior número de publicações foi 2018 com 10 artigos. Após a análise de conteúdo, os artigos foram agrupados em quatro categorias, conforme a maneira pela qual o teatro era apresentado, a saber: 1) método de ensino, 2) divulgação científica, 3) formação docente ou 4) revisão de literatura. O teatro como método de ensino foi a categoria com maior número de artigos e mostra uma tendência atual de crescimento. Ressalta-se que o teatro se mostrou promissor em todas as categorias, tanto para ensinar conceitos científicos e explorar posições morais envolvidas em dilemas éticos, como para despertar o interesse do público para a ciência. A categoria menos explorada nos últimos dez anos foi a do teatro aplicado à formação inicial e continuada de docentes, a qual revela algumas lacunas que podem ser preenchidas com novas propostas de pesquisa. Dentre as vantagens apresentadas nos artigos para o uso do teatro nessa área, estão que ele pode auxiliar futuros docentes e docentes em exercício a desenvolverem habilidades essenciais de comunicação, as quais podem contribuir tanto na didática quanto no gerenciamento de conflitos. O artigo apresenta contribuições ao direcionar docentes e pesquisadores para propostas já testadas e destacar trabalhos consolidados, que podem ser adaptados e aplicados em seus contextos específicos. Além disso, ao apontar lacunas existentes na área, o manuscrito oferece caminhos possíveis para a proposição de novas linhas de pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Systematic literature review and Content Analysis Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Revisão Bibliográfica (Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149 10.3895/actio.v6n1.13149 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n1.13149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13149/8336 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13149/1962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-24 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-24 2525-8923 10.3895/actio.v6n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983709356032 |