Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardone, Janete Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/667
Resumo: A revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.
id IBICT-1_5002e5e5a78aae88cfdc64ca15d349e7
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/667
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamentalAlfabetizaçãoAprendizagemProdução de textoRevisão textual7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoA revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.The textual review carried out in 1st year classes consists of the process through which the child acquires knowledge about language while using it, rereading and comparing its production to other texts, whether or not written by her. It is considered a reflective moment that children develop in parallel with mastering the alphabetic writing system. The objective of this research is to analyze and reflect on how 1st year children review their writings and those of their colleagues; understand what strategies they use in classroom review situations and how justify. For data collection, a didactic situation was planned with articulated steps each other and progressive in its complexity, creating a production context that involved the whole class in a communicative purpose in which reading and writing made sense.Instituto Superior de Educação Vera CruzInstituto Superior de Educação Vera CruzBrasilhttp://lattes.cnpq.br/0686447717263078Pelissari, Cristianehttp://lattes.cnpq.br/0556680302349232Cardone, Janete Rodrigues2024-10-14T18:40:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-10-14T18:40:51Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/667Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-10-14T18:40:51Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
title Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
Cardone, Janete Rodrigues
Alfabetização
Aprendizagem
Produção de texto
Revisão textual
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
title_short Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
title_full Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
title_sort Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
author Cardone, Janete Rodrigues
author_facet Cardone, Janete Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0686447717263078
Pelissari, Cristiane
http://lattes.cnpq.br/0556680302349232
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardone, Janete Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aprendizagem
Produção de texto
Revisão textual
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
topic Alfabetização
Aprendizagem
Produção de texto
Revisão textual
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
description A revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-10-14T18:40:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/667
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1822779945719431168