Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, João Pedro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236544
Resumo: Apesar de já haver inúmeros documentos oficiais brasileiros sobre educação inclusiva, ela ainda caminha a passos lentos, mas que já é sentida com alguma significância nas salas de aula de ensino regular. O presente trabalho vem apresentar a produção inicial de uma História em Quadrinhos (HQ) como material didático, porém, sendo realizadas adaptações específicas para pessoas com Deficiência visual (DV), para o ensino da evolução da teoria atômica. Utilizando o referencial Vygotsky, os alunos com DV têm a capacidade de aprendizado equivalente aos alunos com visão normal, diferenciando apenas o seu tempo de aprendizagem, portanto, sendo necessário a utilização de ferramentas para essa compensação. A HQ como material didático pode ser esse diferencial para que ambos aprendam em coletivo. Nesse tipo de leitura, são criados significados entre o leitor e o enredo presente na história, e quando é realizado as devidas adaptações para determinadas especificidades, como já é proposto em documentos elaborados pelo MEC, pode proporcionar um aprendizado na perspectiva da educação inclusiva. Isto posto, na produção da HQ utilizamos de alguns recursos computacionais em sua etapa de desenvolvimento, o software CorelDRAW® para a criação e diagramação dos personagens e a simulação dos elementos que seriam projetados em alto-relevo em escrita Braille. Finalizado a etapa da arte e pré-visualização dos altos-relevos, foi produzido um protótipo utilizando a reglete positiva e papel sulfite gramatura 120g/m². Ainda que seja um processo trabalhoso, requerendo às vezes conhecimentos sobre determinadas especificidades, a produção ou adaptação de materiais didáticos é possível, proporcionando um ambiente de inclusão no processo de ensino e de aprendizagem.
id UNSP_e3675062cdb2f9843ae514ccd682b34d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236544
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveisInclusive education on the theme atomic models through story in braille comics and manipulable materialsHistória em quadrinhoMaterial didáticoBrailleEducação inclusivaMaterial adaptadoInclusive educationApesar de já haver inúmeros documentos oficiais brasileiros sobre educação inclusiva, ela ainda caminha a passos lentos, mas que já é sentida com alguma significância nas salas de aula de ensino regular. O presente trabalho vem apresentar a produção inicial de uma História em Quadrinhos (HQ) como material didático, porém, sendo realizadas adaptações específicas para pessoas com Deficiência visual (DV), para o ensino da evolução da teoria atômica. Utilizando o referencial Vygotsky, os alunos com DV têm a capacidade de aprendizado equivalente aos alunos com visão normal, diferenciando apenas o seu tempo de aprendizagem, portanto, sendo necessário a utilização de ferramentas para essa compensação. A HQ como material didático pode ser esse diferencial para que ambos aprendam em coletivo. Nesse tipo de leitura, são criados significados entre o leitor e o enredo presente na história, e quando é realizado as devidas adaptações para determinadas especificidades, como já é proposto em documentos elaborados pelo MEC, pode proporcionar um aprendizado na perspectiva da educação inclusiva. Isto posto, na produção da HQ utilizamos de alguns recursos computacionais em sua etapa de desenvolvimento, o software CorelDRAW® para a criação e diagramação dos personagens e a simulação dos elementos que seriam projetados em alto-relevo em escrita Braille. Finalizado a etapa da arte e pré-visualização dos altos-relevos, foi produzido um protótipo utilizando a reglete positiva e papel sulfite gramatura 120g/m². Ainda que seja um processo trabalhoso, requerendo às vezes conhecimentos sobre determinadas especificidades, a produção ou adaptação de materiais didáticos é possível, proporcionando um ambiente de inclusão no processo de ensino e de aprendizagem.Although there are already numerous official Brazilian documents on inclusive education, it is still walks at a slow pace, but which is already felt with some significance in the classrooms of regular education. The present work presents the initial production of a History in Comics (HQ) as didactic material, however, with specific adaptations being made to Visually Impaired (VI) people, for teaching the evolution of atomic theory. using the Vygotsky reference, students with VI have the learning capacity equivalent to students with normal vision, differentiating only their learning time, therefore, being necessary to use tools for this compensation. The HQ as teaching material it can be this differential for both to learn collectively. In this type of reading, created meanings between the reader and the plot present in the story, and when the adaptations for certain specificities, as already proposed in documents prepared by the MEC, can provide learning from the perspective of education inclusive. That said, in the production of the HQ we use some computational resources in its development stage, the CorelDRAW® software for the creation and diagramming of the characters and the simulation of elements that would be embossed in writing Braille. After completing the art stage and previewing the high-reliefs, a prototype using the positive slate and bond paper grammage 120g/m². even if it's a laborious process, sometimes requiring knowledge about certain specificities, the production or adaptation of teaching materials is possible, providing an environment of inclusion in the teaching and learning process.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ponciano, João Pedro2022-09-14T11:24:44Z2022-09-14T11:24:44Z2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:14:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-05T06:14:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
Inclusive education on the theme atomic models through story in braille comics and manipulable materials
title Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
spellingShingle Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
Ponciano, João Pedro
História em quadrinho
Material didático
Braille
Educação inclusiva
Material adaptado
Inclusive education
title_short Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
title_full Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
title_fullStr Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
title_full_unstemmed Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
title_sort Ensino inclusivo do tema modelos atômicos por meio de história em quadrinhos em braille e materiais manipuláveis
author Ponciano, João Pedro
author_facet Ponciano, João Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinho
Material didático
Braille
Educação inclusiva
Material adaptado
Inclusive education
topic História em quadrinho
Material didático
Braille
Educação inclusiva
Material adaptado
Inclusive education
description Apesar de já haver inúmeros documentos oficiais brasileiros sobre educação inclusiva, ela ainda caminha a passos lentos, mas que já é sentida com alguma significância nas salas de aula de ensino regular. O presente trabalho vem apresentar a produção inicial de uma História em Quadrinhos (HQ) como material didático, porém, sendo realizadas adaptações específicas para pessoas com Deficiência visual (DV), para o ensino da evolução da teoria atômica. Utilizando o referencial Vygotsky, os alunos com DV têm a capacidade de aprendizado equivalente aos alunos com visão normal, diferenciando apenas o seu tempo de aprendizagem, portanto, sendo necessário a utilização de ferramentas para essa compensação. A HQ como material didático pode ser esse diferencial para que ambos aprendam em coletivo. Nesse tipo de leitura, são criados significados entre o leitor e o enredo presente na história, e quando é realizado as devidas adaptações para determinadas especificidades, como já é proposto em documentos elaborados pelo MEC, pode proporcionar um aprendizado na perspectiva da educação inclusiva. Isto posto, na produção da HQ utilizamos de alguns recursos computacionais em sua etapa de desenvolvimento, o software CorelDRAW® para a criação e diagramação dos personagens e a simulação dos elementos que seriam projetados em alto-relevo em escrita Braille. Finalizado a etapa da arte e pré-visualização dos altos-relevos, foi produzido um protótipo utilizando a reglete positiva e papel sulfite gramatura 120g/m². Ainda que seja um processo trabalhoso, requerendo às vezes conhecimentos sobre determinadas especificidades, a produção ou adaptação de materiais didáticos é possível, proporcionando um ambiente de inclusão no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T11:24:44Z
2022-09-14T11:24:44Z
2022-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236544
url http://hdl.handle.net/11449/236544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649629520134144