O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Larissa Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simões Neto, José Euzebio, Brito Lima, Anna Paula de Avelar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia.
id UTFPR-13_19c9e515d8f95b047aa7d97e727b7938
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6994
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da físicaEnsino de Ciências (Química)Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física.A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Souza, Larissa OliveiraSimões Neto, José EuzebioBrito Lima, Anna Paula de Avelar2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/699410.3895/actio.v2n3.6994ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 4-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 4-202525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994/4608Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:15Zoai:periodicos.utfpr:article/6994Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:15Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
spellingShingle O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
Souza, Larissa Oliveira
Ensino de Ciências (Química)
Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física.
title_short O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_full O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_fullStr O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_full_unstemmed O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
title_sort O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
author Souza, Larissa Oliveira
author_facet Souza, Larissa Oliveira
Simões Neto, José Euzebio
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
author_role author
author2 Simões Neto, José Euzebio
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Larissa Oliveira
Simões Neto, José Euzebio
Brito Lima, Anna Paula de Avelar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências (Química)
Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física.
topic Ensino de Ciências (Química)
Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física.
description A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994
10.3895/actio.v2n3.6994
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994/4608
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 4-20
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 4-20
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983868739584