O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia. |
id |
UTFPR-13_19c9e515d8f95b047aa7d97e727b7938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6994 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da físicaEnsino de Ciências (Química)Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física.A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Souza, Larissa OliveiraSimões Neto, José EuzebioBrito Lima, Anna Paula de Avelar2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/699410.3895/actio.v2n3.6994ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 4-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 4-202525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994/4608Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:15Zoai:periodicos.utfpr:article/6994Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:15Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
spellingShingle |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física Souza, Larissa Oliveira Ensino de Ciências (Química) Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física. |
title_short |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_full |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_fullStr |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_full_unstemmed |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
title_sort |
O contrato didático em aulas de energia no ensino da química e da física |
author |
Souza, Larissa Oliveira |
author_facet |
Souza, Larissa Oliveira Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar |
author_role |
author |
author2 |
Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Larissa Oliveira Simões Neto, José Euzebio Brito Lima, Anna Paula de Avelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências (Química) Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física. |
topic |
Ensino de Ciências (Química) Contrato Didático; Energia; Ensino da Química e da Física. |
description |
A presente pesquisa buscou analisar o Contrato Didático no Ensino Superior e Médio, especificamente na Licenciatura em Química e em Física da UFRPE e em uma escola de Ensino Médio da rede particular da região metropolitana do Recife, a partir das interações discursivas ocorridas entre os alunos dos respectivos cursos e níveis de ensino e um pesquisador. A noção do Contrato Didático foi inicialmente estudada por Guy Brousseau e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas na maioria implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. A intervenção didática realizada nas salas de aula foi constituída por quatro momentos, que foram registrados em vídeo. Para esta pesquisa realizamos um recorte de uma das etapas. Tratou-se de um debate motivado por cinco situações-problema sobre os diversos modos de pensar e formas de falar o conceito de energia. A análise realizada indicou a ocorrência de expectativa para com o outro, rupturas, negociações, renegociações e efeito Topázio na gestão do Contrato Didático do saber Energia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 10.3895/actio.v2n3.6994 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n3.6994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6994/4608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 4-20 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 4-20 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983868739584 |