Demonstração com tecnologia: um estudo sobre o número de diagonais de um prisma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11355 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação sobre a maneira pela qual o professor pode compreender uma atividade relativa ao número de diagonais de um prisma, através do uso de tecnologia digital. Inicialmente, apresentam-se considerações teóricas em relação à ideia de demonstração a partir de um trabalho com tecnologias digitais. Entendemos, nesse trabalho, a demonstração em matemática conforme discutido em Mod (2016) e Bicudo, I. (2002), os quais destacam que a riqueza de uma demonstração pode não residir somente na prova da tese nele contida, mas na Matemática que é desenvolvida pelas tentativas de demonstração, além de observar que o caminho para se chegar até ela é tão importante quanto o resultado final. O uso do computador pode levar a descoberta de novas maneiras, tanto para professores e alunos, quanto para os matemáticos, de se desenvolver uma demonstração matemática, mas isso não exime a presença da criatividade e intuição. Trata-se de um trabalho de caráter qualitativo, desenvolvido a partir de um estudo de caso com professores de Matemática, utilizando-se a fenomenologia como metodologia de análise. Propõe-se a análise a partir das transcrições obtidas durante encontros com professores de Matemática de uma escola estadual de Aparecida – SP. Procura-se destacar a contribuição que o software GeoGebra oferece ao processo de demonstração em geometria. A utilização do computador possibilitou a representação de um objeto geométrico, utilizado na avaliação de ideias e hipóteses, as quais permitiram a criação de um contexto abstrato e simbólico. Foi identificado que, no caso discutido, não ocorreu a transposição das hipóteses vistas, ou percebidas, para o mundo simbólico matemático. |
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Demonstração com tecnologia: um estudo sobre o número de diagonais de um prismaDemonstration using technology: a study on the number of diagonals of a prismÁrea: Educação. Sub-área: Ensino-AprendizagemDemonstração; Geometria; Tecnologia Digital; Educação MatemáticaDemonstration; Geometry; Digital Technology; Mathematics EducationEste trabalho apresenta uma investigação sobre a maneira pela qual o professor pode compreender uma atividade relativa ao número de diagonais de um prisma, através do uso de tecnologia digital. Inicialmente, apresentam-se considerações teóricas em relação à ideia de demonstração a partir de um trabalho com tecnologias digitais. Entendemos, nesse trabalho, a demonstração em matemática conforme discutido em Mod (2016) e Bicudo, I. (2002), os quais destacam que a riqueza de uma demonstração pode não residir somente na prova da tese nele contida, mas na Matemática que é desenvolvida pelas tentativas de demonstração, além de observar que o caminho para se chegar até ela é tão importante quanto o resultado final. O uso do computador pode levar a descoberta de novas maneiras, tanto para professores e alunos, quanto para os matemáticos, de se desenvolver uma demonstração matemática, mas isso não exime a presença da criatividade e intuição. Trata-se de um trabalho de caráter qualitativo, desenvolvido a partir de um estudo de caso com professores de Matemática, utilizando-se a fenomenologia como metodologia de análise. Propõe-se a análise a partir das transcrições obtidas durante encontros com professores de Matemática de uma escola estadual de Aparecida – SP. Procura-se destacar a contribuição que o software GeoGebra oferece ao processo de demonstração em geometria. A utilização do computador possibilitou a representação de um objeto geométrico, utilizado na avaliação de ideias e hipóteses, as quais permitiram a criação de um contexto abstrato e simbólico. Foi identificado que, no caso discutido, não ocorreu a transposição das hipóteses vistas, ou percebidas, para o mundo simbólico matemático.This work presents an investigation about how the teacher can understand an activity related to the number of diagonals of a prism, thought the usage of digital technology. Initially, theoretical considerations related to the idea of demonstration based on work with digital technologies are presented. In this work, we will understand the demonstration in mathematics as discussed in Mod (2016) and Bicudo, I. (2002), where they highlight that the richness of a demonstration may not only reside in the proof of the thesis contained therein, but in Mathematics which is developed by the demonstration attempts, underlining that the path in the development of an idea is as important as the final result. We understand that the use of the computer promote the discovery of new ways, both for teachers and students, as for mathematicians, to develop a mathematical demonstration, while requiring the existence of creativity and intuition. The analysis is conducted as a qualitative research, developed according to a case study with mathematics teachers, and using phenomenology as a methodology of data analysis. The analysis of the transcriptions generated during the meetings with the mathematics teachers of a state school in Aparecida city is proposed. The contribution that GeoGebra software makes to the process of this geometry demonstration is highlighted. The computer was the assistive technology that enabled the representation of a geometric object, supporting the evaluation of ideas and hypotheses that lead to the creation of an abstract and symbolic world. It was identified that, in the present case, there was no transposition of the hypotheses seen, or perceived, to the symbolic mathematical world.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pavanelo, Elisangela2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1135510.3895/actio.v5n2.11355ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11355/7586Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:36Zoai:periodicos.utfpr:article/11355Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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