Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Josiel de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mocrosky, Luciane Ferreira, Mondini, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885
Resumo: A produção do conhecimento científico vem sendo compreendida no decorrer dos séculos pelo modo como o ser humano faz ciência. Historicamente, essa ação, que é intencionalmente voltada a realizar e comunicar os resultados obtidos para que estes tenham valia nos mais variados temas e interesses, vem se sustentando em posturas investigativas ao estilo de que sujeito e objeto são assumidos na trama produtiva. Neste trabalho discutiremos a simbiose entre sujeito e objeto em diferentes perspectivas científicas, mais especificamente no racionalismo, no empirismo e na fenomenologia, três correntes epistemológicas em destaque que fundamentam os discursos sobre o que a ciência é nos dias atuais. Iniciamos pelo viés empirista de Francis Bacon, onde sujeito e objeto podem ser vistos independentemente e vamos em direção à visão fenomenológica, que entende a indissociabilidade de ambos, caracterizando o encontro fenômeno-percebido. Uma possível síntese compreensiva desse estudo sinaliza o movimento de enlace sujeito-objeto que se dá na produção da ciência, de modo que ao se abordar um, o outro também está presente Também foi possível ver que a maneira pela qual a ciência é produzida, até os dias atuais, permite identificar formas diferenciadas de abordá-la, tratá-la e desenvolvê-la. Sendo assim, o trazido neste texto visa contribuir com a educação, uma vez que abre possibilidades de compreensões das diferentes posturas assumidas e que sustentam os modos de produzir conhecimento.
id UTFPR-13_27f8f44c27b10bcf2e9c7b4dc731f07b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6885
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Sujeito e objeto na produção do conhecimento científicociências humanas; epistemologiaConhecimento; Ciência; Fenomenologia.A produção do conhecimento científico vem sendo compreendida no decorrer dos séculos pelo modo como o ser humano faz ciência. Historicamente, essa ação, que é intencionalmente voltada a realizar e comunicar os resultados obtidos para que estes tenham valia nos mais variados temas e interesses, vem se sustentando em posturas investigativas ao estilo de que sujeito e objeto são assumidos na trama produtiva. Neste trabalho discutiremos a simbiose entre sujeito e objeto em diferentes perspectivas científicas, mais especificamente no racionalismo, no empirismo e na fenomenologia, três correntes epistemológicas em destaque que fundamentam os discursos sobre o que a ciência é nos dias atuais. Iniciamos pelo viés empirista de Francis Bacon, onde sujeito e objeto podem ser vistos independentemente e vamos em direção à visão fenomenológica, que entende a indissociabilidade de ambos, caracterizando o encontro fenômeno-percebido. Uma possível síntese compreensiva desse estudo sinaliza o movimento de enlace sujeito-objeto que se dá na produção da ciência, de modo que ao se abordar um, o outro também está presente Também foi possível ver que a maneira pela qual a ciência é produzida, até os dias atuais, permite identificar formas diferenciadas de abordá-la, tratá-la e desenvolvê-la. Sendo assim, o trazido neste texto visa contribuir com a educação, uma vez que abre possibilidades de compreensões das diferentes posturas assumidas e que sustentam os modos de produzir conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Josiel de OliveiraMocrosky, Luciane FerreiraMondini, Fabiane2017-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/688510.3895/actio.v2n3.6885ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 44-59ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 44-592525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885/4619Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:14Zoai:periodicos.utfpr:article/6885Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:14Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
title Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
spellingShingle Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
Batista, Josiel de Oliveira
ciências humanas; epistemologia
Conhecimento; Ciência; Fenomenologia.
title_short Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
title_full Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
title_fullStr Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
title_full_unstemmed Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
title_sort Sujeito e objeto na produção do conhecimento científico
author Batista, Josiel de Oliveira
author_facet Batista, Josiel de Oliveira
Mocrosky, Luciane Ferreira
Mondini, Fabiane
author_role author
author2 Mocrosky, Luciane Ferreira
Mondini, Fabiane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Josiel de Oliveira
Mocrosky, Luciane Ferreira
Mondini, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv ciências humanas; epistemologia
Conhecimento; Ciência; Fenomenologia.
topic ciências humanas; epistemologia
Conhecimento; Ciência; Fenomenologia.
description A produção do conhecimento científico vem sendo compreendida no decorrer dos séculos pelo modo como o ser humano faz ciência. Historicamente, essa ação, que é intencionalmente voltada a realizar e comunicar os resultados obtidos para que estes tenham valia nos mais variados temas e interesses, vem se sustentando em posturas investigativas ao estilo de que sujeito e objeto são assumidos na trama produtiva. Neste trabalho discutiremos a simbiose entre sujeito e objeto em diferentes perspectivas científicas, mais especificamente no racionalismo, no empirismo e na fenomenologia, três correntes epistemológicas em destaque que fundamentam os discursos sobre o que a ciência é nos dias atuais. Iniciamos pelo viés empirista de Francis Bacon, onde sujeito e objeto podem ser vistos independentemente e vamos em direção à visão fenomenológica, que entende a indissociabilidade de ambos, caracterizando o encontro fenômeno-percebido. Uma possível síntese compreensiva desse estudo sinaliza o movimento de enlace sujeito-objeto que se dá na produção da ciência, de modo que ao se abordar um, o outro também está presente Também foi possível ver que a maneira pela qual a ciência é produzida, até os dias atuais, permite identificar formas diferenciadas de abordá-la, tratá-la e desenvolvê-la. Sendo assim, o trazido neste texto visa contribuir com a educação, uma vez que abre possibilidades de compreensões das diferentes posturas assumidas e que sustentam os modos de produzir conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885
10.3895/actio.v2n3.6885
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6885/4619
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 44-59
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 44-59
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985045241856