Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamiosso, Raquel Tusi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grohe Schirmer Pigatto, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591
Resumo: Atualmente, existem preocupações com relação ao ensino fragmentado da Ciência. Assim, assume-se como tendência um ensino interdisciplinar, capaz de apresentar aos estudantes a visão do todo, mais próximo à realidade. Nesse sentido, este artigo busca descrever o planejamento de um artefato interdisciplinar elaborado para promover a articulação dos saberes das Ciências da Natureza. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída no ano passado. É uma pesquisa descritiva, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa baseada em Design. Aqui, apresenta-se, especificamente, a descrição do processo no que tange às seguintes etapas: formação do grupo de design; identificação e análise do problema no contexto escolar; análise e busca por soluções; construção e organização do artefato educativo. Como resultados, apresenta-se a organização e o planejamento de um trabalho interdisciplinar sobre a temática Radiações e Radioatividade, ressaltando potencialidades, fragilidades e desafios do processo. Acredita-se que este trabalho pode auxiliar pesquisadores e professores que almejam realizar projetos interdisciplinares e promover a articulação dos saberes em suas práticas. Além disso, por mais que este trabalho verse sobre as disciplinas das Ciências da Natureza, a forma como foi realizado pode ser replicada para articulação de conceitos referentes a outras áreas do conhecimento, ou até mesmo, para a articulação entre diferentes áreas do conhecimento.
id UTFPR-13_2cdb898a2bbe6c0f59b41dc5d95dc0cf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13591
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafiosPlanning an interdisciplinary educational artifact: potentials, weaknesses and challengesEnsino-aprendizagemNatural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; TeachingCiências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; EnsinoAtualmente, existem preocupações com relação ao ensino fragmentado da Ciência. Assim, assume-se como tendência um ensino interdisciplinar, capaz de apresentar aos estudantes a visão do todo, mais próximo à realidade. Nesse sentido, este artigo busca descrever o planejamento de um artefato interdisciplinar elaborado para promover a articulação dos saberes das Ciências da Natureza. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída no ano passado. É uma pesquisa descritiva, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa baseada em Design. Aqui, apresenta-se, especificamente, a descrição do processo no que tange às seguintes etapas: formação do grupo de design; identificação e análise do problema no contexto escolar; análise e busca por soluções; construção e organização do artefato educativo. Como resultados, apresenta-se a organização e o planejamento de um trabalho interdisciplinar sobre a temática Radiações e Radioatividade, ressaltando potencialidades, fragilidades e desafios do processo. Acredita-se que este trabalho pode auxiliar pesquisadores e professores que almejam realizar projetos interdisciplinares e promover a articulação dos saberes em suas práticas. Além disso, por mais que este trabalho verse sobre as disciplinas das Ciências da Natureza, a forma como foi realizado pode ser replicada para articulação de conceitos referentes a outras áreas do conhecimento, ou até mesmo, para a articulação entre diferentes áreas do conhecimento.Currently, there are concerns about the fragmented teaching of science. Thus, interdisciplinary teaching is assumed as a trend, capable of presenting students with a vision of the whole, closer to reality. In this sense, this article seeks to describe the planning of an interdisciplinary artifact designed to promote the articulation of knowledge from the Natural Sciences. It is an excerpt from a master's research, completed last year. It is a descriptive research, guided by the theoretical-methodological assumptions of Design-based Research. Here, the description of the process is specifically presented with regard to the following steps: formation of the design group; identification and analysis of the problem in the school context; analysis and search for solutions; construction and organization of the educational artifact. As a result, the organization and planning of an interdisciplinary work on the Radiation and Radioactivity theme is presented, highlighting the potential, weaknesses and challenges of the process. It is believed that this work can help researchers and professors who aim to carry out interdisciplinary projects and promote the articulation of knowledge in their practices. Furthermore, as much as this work deals with the disciplines of Natural Sciences, the way it was carried out can be replicated for articulation of concepts referring to other areas of knowledge, or even for the articulation between different areas of knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTamiosso, Raquel TusiGrohe Schirmer Pigatto, Aline2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1359110.3895/actio.v6n2.13591ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-212525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591/8527https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13591/2060Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:25Zoai:periodicos.utfpr:article/13591Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
Planning an interdisciplinary educational artifact: potentials, weaknesses and challenges
title Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
spellingShingle Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
Tamiosso, Raquel Tusi
Ensino-aprendizagem
Natural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; Teaching
Ciências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; Ensino
title_short Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
title_full Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
title_fullStr Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
title_full_unstemmed Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
title_sort Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
author Tamiosso, Raquel Tusi
author_facet Tamiosso, Raquel Tusi
Grohe Schirmer Pigatto, Aline
author_role author
author2 Grohe Schirmer Pigatto, Aline
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamiosso, Raquel Tusi
Grohe Schirmer Pigatto, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Natural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; Teaching
Ciências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; Ensino
topic Ensino-aprendizagem
Natural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; Teaching
Ciências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; Ensino
description Atualmente, existem preocupações com relação ao ensino fragmentado da Ciência. Assim, assume-se como tendência um ensino interdisciplinar, capaz de apresentar aos estudantes a visão do todo, mais próximo à realidade. Nesse sentido, este artigo busca descrever o planejamento de um artefato interdisciplinar elaborado para promover a articulação dos saberes das Ciências da Natureza. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída no ano passado. É uma pesquisa descritiva, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa baseada em Design. Aqui, apresenta-se, especificamente, a descrição do processo no que tange às seguintes etapas: formação do grupo de design; identificação e análise do problema no contexto escolar; análise e busca por soluções; construção e organização do artefato educativo. Como resultados, apresenta-se a organização e o planejamento de um trabalho interdisciplinar sobre a temática Radiações e Radioatividade, ressaltando potencialidades, fragilidades e desafios do processo. Acredita-se que este trabalho pode auxiliar pesquisadores e professores que almejam realizar projetos interdisciplinares e promover a articulação dos saberes em suas práticas. Além disso, por mais que este trabalho verse sobre as disciplinas das Ciências da Natureza, a forma como foi realizado pode ser replicada para articulação de conceitos referentes a outras áreas do conhecimento, ou até mesmo, para a articulação entre diferentes áreas do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591
10.3895/actio.v6n2.13591
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.13591
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591/8527
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13591/2060
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985748836352