Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591 |
Resumo: | Atualmente, existem preocupações com relação ao ensino fragmentado da Ciência. Assim, assume-se como tendência um ensino interdisciplinar, capaz de apresentar aos estudantes a visão do todo, mais próximo à realidade. Nesse sentido, este artigo busca descrever o planejamento de um artefato interdisciplinar elaborado para promover a articulação dos saberes das Ciências da Natureza. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída no ano passado. É uma pesquisa descritiva, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa baseada em Design. Aqui, apresenta-se, especificamente, a descrição do processo no que tange às seguintes etapas: formação do grupo de design; identificação e análise do problema no contexto escolar; análise e busca por soluções; construção e organização do artefato educativo. Como resultados, apresenta-se a organização e o planejamento de um trabalho interdisciplinar sobre a temática Radiações e Radioatividade, ressaltando potencialidades, fragilidades e desafios do processo. Acredita-se que este trabalho pode auxiliar pesquisadores e professores que almejam realizar projetos interdisciplinares e promover a articulação dos saberes em suas práticas. Além disso, por mais que este trabalho verse sobre as disciplinas das Ciências da Natureza, a forma como foi realizado pode ser replicada para articulação de conceitos referentes a outras áreas do conhecimento, ou até mesmo, para a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. |
id |
UTFPR-13_2cdb898a2bbe6c0f59b41dc5d95dc0cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13591 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafiosPlanning an interdisciplinary educational artifact: potentials, weaknesses and challengesEnsino-aprendizagemNatural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; TeachingCiências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; EnsinoAtualmente, existem preocupações com relação ao ensino fragmentado da Ciência. Assim, assume-se como tendência um ensino interdisciplinar, capaz de apresentar aos estudantes a visão do todo, mais próximo à realidade. Nesse sentido, este artigo busca descrever o planejamento de um artefato interdisciplinar elaborado para promover a articulação dos saberes das Ciências da Natureza. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída no ano passado. É uma pesquisa descritiva, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa baseada em Design. Aqui, apresenta-se, especificamente, a descrição do processo no que tange às seguintes etapas: formação do grupo de design; identificação e análise do problema no contexto escolar; análise e busca por soluções; construção e organização do artefato educativo. Como resultados, apresenta-se a organização e o planejamento de um trabalho interdisciplinar sobre a temática Radiações e Radioatividade, ressaltando potencialidades, fragilidades e desafios do processo. Acredita-se que este trabalho pode auxiliar pesquisadores e professores que almejam realizar projetos interdisciplinares e promover a articulação dos saberes em suas práticas. Além disso, por mais que este trabalho verse sobre as disciplinas das Ciências da Natureza, a forma como foi realizado pode ser replicada para articulação de conceitos referentes a outras áreas do conhecimento, ou até mesmo, para a articulação entre diferentes áreas do conhecimento.Currently, there are concerns about the fragmented teaching of science. Thus, interdisciplinary teaching is assumed as a trend, capable of presenting students with a vision of the whole, closer to reality. In this sense, this article seeks to describe the planning of an interdisciplinary artifact designed to promote the articulation of knowledge from the Natural Sciences. It is an excerpt from a master's research, completed last year. It is a descriptive research, guided by the theoretical-methodological assumptions of Design-based Research. Here, the description of the process is specifically presented with regard to the following steps: formation of the design group; identification and analysis of the problem in the school context; analysis and search for solutions; construction and organization of the educational artifact. As a result, the organization and planning of an interdisciplinary work on the Radiation and Radioactivity theme is presented, highlighting the potential, weaknesses and challenges of the process. It is believed that this work can help researchers and professors who aim to carry out interdisciplinary projects and promote the articulation of knowledge in their practices. Furthermore, as much as this work deals with the disciplines of Natural Sciences, the way it was carried out can be replicated for articulation of concepts referring to other areas of knowledge, or even for the articulation between different areas of knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTamiosso, Raquel TusiGrohe Schirmer Pigatto, Aline2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1359110.3895/actio.v6n2.13591ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-212525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591/8527https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13591/2060Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:25Zoai:periodicos.utfpr:article/13591Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios Planning an interdisciplinary educational artifact: potentials, weaknesses and challenges |
title |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios |
spellingShingle |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios Tamiosso, Raquel Tusi Ensino-aprendizagem Natural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; Teaching Ciências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; Ensino |
title_short |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios |
title_full |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios |
title_fullStr |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios |
title_full_unstemmed |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios |
title_sort |
Planejamento de um artefato educativo interdisciplinar: potencialidades, fragilidades e desafios |
author |
Tamiosso, Raquel Tusi |
author_facet |
Tamiosso, Raquel Tusi Grohe Schirmer Pigatto, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Grohe Schirmer Pigatto, Aline |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamiosso, Raquel Tusi Grohe Schirmer Pigatto, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Natural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; Teaching Ciências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; Ensino |
topic |
Ensino-aprendizagem Natural Sciences; Design-Based Research; Interdisciplinarity; Articulation of knowledge; Teaching Ciências da Natureza; Pesquisa Baseada em Design; Interdisciplinaridade; Articulação dos saberes; Ensino |
description |
Atualmente, existem preocupações com relação ao ensino fragmentado da Ciência. Assim, assume-se como tendência um ensino interdisciplinar, capaz de apresentar aos estudantes a visão do todo, mais próximo à realidade. Nesse sentido, este artigo busca descrever o planejamento de um artefato interdisciplinar elaborado para promover a articulação dos saberes das Ciências da Natureza. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída no ano passado. É uma pesquisa descritiva, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa baseada em Design. Aqui, apresenta-se, especificamente, a descrição do processo no que tange às seguintes etapas: formação do grupo de design; identificação e análise do problema no contexto escolar; análise e busca por soluções; construção e organização do artefato educativo. Como resultados, apresenta-se a organização e o planejamento de um trabalho interdisciplinar sobre a temática Radiações e Radioatividade, ressaltando potencialidades, fragilidades e desafios do processo. Acredita-se que este trabalho pode auxiliar pesquisadores e professores que almejam realizar projetos interdisciplinares e promover a articulação dos saberes em suas práticas. Além disso, por mais que este trabalho verse sobre as disciplinas das Ciências da Natureza, a forma como foi realizado pode ser replicada para articulação de conceitos referentes a outras áreas do conhecimento, ou até mesmo, para a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591 10.3895/actio.v6n2.13591 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.13591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13591/8527 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13591/2060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985748836352 |