Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Elida Maiara Velozo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Veronez, Michele Regiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782
Resumo:  Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos.
id UTFPR-13_2cfba15f68153ff6fa53a2949ed97928
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7782
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemáticaExploration-research mathematics in early childhood education7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de AulaAtividades de modelagem matemática; Fases da Modelagem Matemática; Encaminhamentos.Early Childhood Education; Exploration-investigation; Numerical concept; Geometric notions Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos.Mathematical research is a trend in mathematics education, used at different levels of education. This study focused on The Early Childhood Education, four and five years old, of a municipal school in Cascavel-PR. Two tasks with investigative characteristics were applied whose objectives were for the children to understand that in Mathematics there is not a single "way" for solving mathematical situations, that were able to explore diverse possibilities. The tasks applied were created in study meetings by the authors of the paper. At the time of application, the students' previous knowledge was considered. The results were satisfactory. Some students were able to make a one-to-one comparison, perceive regularities, compose and decompose geometric shapes. This process was of great value, providing moments of learning and exchange of experiences, both for the children and for the researchers involved in the construction of the mathematical notions, concepts that should offer conditions for understanding and assimilation of mathematical concepts. The process of analysis of the activities generated two categories, by the observation of the work done by the students and another of the work done by the teacher.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Castro, Elida Maiara Velozo deVeronez, Michele Regiane Dias2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/778210.3895/actio.v3n3.7782ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 471-488ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 471-4882525-892310.3895/actio.v3n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782/5771https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782/5772Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:01Zoai:periodicos.utfpr:article/7782Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:01Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
Exploration-research mathematics in early childhood education
title Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
spellingShingle Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
Castro, Elida Maiara Velozo de
7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Atividades de modelagem matemática; Fases da Modelagem Matemática; Encaminhamentos.
Early Childhood Education; Exploration-investigation; Numerical concept; Geometric notions
title_short Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
title_full Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
title_fullStr Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
title_full_unstemmed Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
title_sort Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
author Castro, Elida Maiara Velozo de
author_facet Castro, Elida Maiara Velozo de
Veronez, Michele Regiane Dias
author_role author
author2 Veronez, Michele Regiane Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Elida Maiara Velozo de
Veronez, Michele Regiane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Atividades de modelagem matemática; Fases da Modelagem Matemática; Encaminhamentos.
Early Childhood Education; Exploration-investigation; Numerical concept; Geometric notions
topic 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Atividades de modelagem matemática; Fases da Modelagem Matemática; Encaminhamentos.
Early Childhood Education; Exploration-investigation; Numerical concept; Geometric notions
description  Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782
10.3895/actio.v3n3.7782
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n3.7782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782/5771
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782/5772
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 471-488
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 471-488
2525-8923
10.3895/actio.v3n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985490886656