Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
DOI: | 10.3895/actio.v8n3.17301 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17301 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo propor a construção do Modelo de Construção de Identidades Digitais Aparentes (MCIDA), um construto teórico focado na inabitual articulação dos princípios contidos na Teoria do Agir-Comunicativo (TAC) do sociólogo Jürgen Habermas com as atuais Tecnologias Digitais, materializadas na conjuntura contemporânea em torno do fenômeno da Plataformização. Esse modelo desponta, a princípio, especificamente, como uma possibilidade de análise teórica das potencialidades e dos fatores limitantes, de ordem comunicativa educacional, no que tange a interação de sujeitos partícipes de ambientes de ensino, como professores e estudantes universitários, diante da presença ou ausência de artefatos digitais em suas demandas diárias. Para isso, este estudo elabora o referido modelo teórico a partir dos pressupostos e etapas orientadoras definidas pelo filósofo Imre Lakatos em sua Metodologia dos Programas de Pesquisa. Com base nesse referencial, foram seguidas três etapas metodológicas de definição do núcleo firme e do cinturão teórico do modelo, da descrição das heurísticas positivas/negativas e, por fim, na apresentação das anomalias sociocomunicativas presentes na relação entre os objetos investigados, tendo o intuito, com base nesse modelo, de estabelecer condições teórico/metodológicas de reflexão sobre a realidade plataformizada em questão. Seguindo tais etapas foi possível elaborar os elementos principais do modelo proposto, apontando, diante de um recorte para o campo das Ciências da Natureza, novas lentes de descrição e análise para o pensar e fazer docente, principalmente para os cursos de licenciatura na área. Como principais construtos propostos estão as categorias (I) das Identidades Aparentes, (II) dos Sistemas Comunitários de Comunicação, (III) das Zonas de Conflitos Infocomunicacionais (ZCI), além (IV) da Proposta de Definição de uma Nova Modalidade Leitor, um Leitor de Plataformas. Desta forma, espera-se que a partir desses construtos e proposições outras pesquisas subsequentes possam focalizar as suas análises aos pontos exatos de tensionamento dos fatores que limitam ou amplificam as potencialidades comunicativas de estudantes e professores quando em diálogo com tecnologias digitais, favorecendo, no recorte desta pesquisa, a formação e atuação desses agentes sociais na área das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), além da própria superação do perfil utilitarista, transitório e instrumental ao interagir com tais artefatos socioculturais, principalmente no que tange as demandas que reverberam da contemporânea Sociedade de Plataforma. |
id |
UTFPR-13_2da67bf8f977b40439168579b3f99ba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17301 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
spelling |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentesDigital artifacts in the training of natural sciences teachers and the model of apparent digital identity construction7.08.00.00-6 Educação / 7.08.01.01-0 Filosofia da EducaçãoConstrução de modelos conceituais; Formação docente; Ciência e tecnologia; Ambiente digital; Teoria da ciência.Construction of conceptual models; Teacher training; Science and technology; Digital environment; Theory of scienceO presente artigo teve como objetivo propor a construção do Modelo de Construção de Identidades Digitais Aparentes (MCIDA), um construto teórico focado na inabitual articulação dos princípios contidos na Teoria do Agir-Comunicativo (TAC) do sociólogo Jürgen Habermas com as atuais Tecnologias Digitais, materializadas na conjuntura contemporânea em torno do fenômeno da Plataformização. Esse modelo desponta, a princípio, especificamente, como uma possibilidade de análise teórica das potencialidades e dos fatores limitantes, de ordem comunicativa educacional, no que tange a interação de sujeitos partícipes de ambientes de ensino, como professores e estudantes universitários, diante da presença ou ausência de artefatos digitais em suas demandas diárias. Para isso, este estudo elabora o referido modelo teórico a partir dos pressupostos e etapas orientadoras definidas pelo filósofo Imre Lakatos em sua Metodologia dos Programas de Pesquisa. Com base nesse referencial, foram seguidas três etapas metodológicas de definição do núcleo firme e do cinturão teórico do modelo, da descrição das heurísticas positivas/negativas e, por fim, na apresentação das anomalias sociocomunicativas presentes na relação entre os objetos investigados, tendo o intuito, com base nesse modelo, de estabelecer condições teórico/metodológicas de reflexão sobre a realidade plataformizada em questão. Seguindo tais etapas foi possível elaborar os elementos principais do modelo proposto, apontando, diante de um recorte para o campo das Ciências da Natureza, novas lentes de descrição e análise para o pensar e fazer docente, principalmente para os cursos de licenciatura na área. Como principais construtos propostos estão as categorias (I) das Identidades Aparentes, (II) dos Sistemas Comunitários de Comunicação, (III) das Zonas de Conflitos Infocomunicacionais (ZCI), além (IV) da Proposta de Definição de uma Nova Modalidade Leitor, um Leitor de Plataformas. Desta forma, espera-se que a partir desses construtos e proposições outras pesquisas subsequentes possam focalizar as suas análises aos pontos exatos de tensionamento dos fatores que limitam ou amplificam as potencialidades comunicativas de estudantes e professores quando em diálogo com tecnologias digitais, favorecendo, no recorte desta pesquisa, a formação e atuação desses agentes sociais na área das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), além da própria superação do perfil utilitarista, transitório e instrumental ao interagir com tais artefatos socioculturais, principalmente no que tange as demandas que reverberam da contemporânea Sociedade de Plataforma.The present article aimed to propose the construction of the Apparent Digital Identity Construction Model (ADICM), a theoretical construct focused on the unique articulation of principles contained in the Theory of Communicative Action (TCA) by the sociologist Jürgen Habermas with current Digital Technologies, materialized in the contemporary context around the phenomenon of Platformization. This model initially emerges specifically as a possibility for theoretical analysis of the potentials and limiting factors, in terms of educational communication, regarding the interaction of participants in educational environments, such as university professors and students, in the presence or absence of digital artifacts in their daily demands. To achieve this, this study develops the theoretical model based on the assumptions and guiding stages defined by the philosopher Imre Lakatos in his Methodology of Research Programs. Based on this framework, three methodological stages were followed: defining the firm core and the theoretical belt of the model, describing positive/negative heuristics, and finally, presenting socio-communicative anomalies in the relationship between the investigated objects. The goal, based on this model, is to establish theoretical and methodological conditions for reflecting on the platformized reality in question. Following these steps, it was possible to elaborate the main elements of the proposed model, pointing, within a specific focus on the field of Natural Sciences, new lenses for the description and analysis of teaching and practice, especially for teacher training programs in the area. The main proposed constructs include the categories (I) Apparent Identities, (II) Community Communication Systems, (III) Infocommunicational Conflict Zones (ICZ), and (IV) the Proposal for Defining a New Reader Modality, a Platform Reader. Thus, it is expected that through these constructs and propositions, other subsequent research can focus their analyses on the exact points of tensioning factors that limit or amplify the communicative potentials of students and teachers when engaging with digital technologies. This will promote, within the scope of this research, the training and performance of these social agents in the field of Natural Sciences (Biology, Chemistry, and Physics), as well as the overcoming of the utilitarian, transitory, and instrumental profile when interacting with such sociocultural artifacts, especially in relation to the demands arising from the contemporary Platform Society.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLopes, David SantanaAlves, Lynn Rosalina GamaLira-da-Silva, Rejâne Maria2023-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos OriginaisEstudo Teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1730110.3895/actio.v8n3.17301ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17301/9928https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17301/3230Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T17:21:41Zoai:periodicos.utfpr:article/17301Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-12-28T17:21:41Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes Digital artifacts in the training of natural sciences teachers and the model of apparent digital identity construction |
title |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes |
spellingShingle |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes Lopes, David Santana 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.01.01-0 Filosofia da Educação Construção de modelos conceituais; Formação docente; Ciência e tecnologia; Ambiente digital; Teoria da ciência. Construction of conceptual models; Teacher training; Science and technology; Digital environment; Theory of science Lopes, David Santana 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.01.01-0 Filosofia da Educação Construção de modelos conceituais; Formação docente; Ciência e tecnologia; Ambiente digital; Teoria da ciência. Construction of conceptual models; Teacher training; Science and technology; Digital environment; Theory of science |
title_short |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes |
title_full |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes |
title_fullStr |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes |
title_full_unstemmed |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes |
title_sort |
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes |
author |
Lopes, David Santana |
author_facet |
Lopes, David Santana Lopes, David Santana Alves, Lynn Rosalina Gama Lira-da-Silva, Rejâne Maria Alves, Lynn Rosalina Gama Lira-da-Silva, Rejâne Maria |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Lynn Rosalina Gama Lira-da-Silva, Rejâne Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, David Santana Alves, Lynn Rosalina Gama Lira-da-Silva, Rejâne Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.01.01-0 Filosofia da Educação Construção de modelos conceituais; Formação docente; Ciência e tecnologia; Ambiente digital; Teoria da ciência. Construction of conceptual models; Teacher training; Science and technology; Digital environment; Theory of science |
topic |
7.08.00.00-6 Educação / 7.08.01.01-0 Filosofia da Educação Construção de modelos conceituais; Formação docente; Ciência e tecnologia; Ambiente digital; Teoria da ciência. Construction of conceptual models; Teacher training; Science and technology; Digital environment; Theory of science |
description |
O presente artigo teve como objetivo propor a construção do Modelo de Construção de Identidades Digitais Aparentes (MCIDA), um construto teórico focado na inabitual articulação dos princípios contidos na Teoria do Agir-Comunicativo (TAC) do sociólogo Jürgen Habermas com as atuais Tecnologias Digitais, materializadas na conjuntura contemporânea em torno do fenômeno da Plataformização. Esse modelo desponta, a princípio, especificamente, como uma possibilidade de análise teórica das potencialidades e dos fatores limitantes, de ordem comunicativa educacional, no que tange a interação de sujeitos partícipes de ambientes de ensino, como professores e estudantes universitários, diante da presença ou ausência de artefatos digitais em suas demandas diárias. Para isso, este estudo elabora o referido modelo teórico a partir dos pressupostos e etapas orientadoras definidas pelo filósofo Imre Lakatos em sua Metodologia dos Programas de Pesquisa. Com base nesse referencial, foram seguidas três etapas metodológicas de definição do núcleo firme e do cinturão teórico do modelo, da descrição das heurísticas positivas/negativas e, por fim, na apresentação das anomalias sociocomunicativas presentes na relação entre os objetos investigados, tendo o intuito, com base nesse modelo, de estabelecer condições teórico/metodológicas de reflexão sobre a realidade plataformizada em questão. Seguindo tais etapas foi possível elaborar os elementos principais do modelo proposto, apontando, diante de um recorte para o campo das Ciências da Natureza, novas lentes de descrição e análise para o pensar e fazer docente, principalmente para os cursos de licenciatura na área. Como principais construtos propostos estão as categorias (I) das Identidades Aparentes, (II) dos Sistemas Comunitários de Comunicação, (III) das Zonas de Conflitos Infocomunicacionais (ZCI), além (IV) da Proposta de Definição de uma Nova Modalidade Leitor, um Leitor de Plataformas. Desta forma, espera-se que a partir desses construtos e proposições outras pesquisas subsequentes possam focalizar as suas análises aos pontos exatos de tensionamento dos fatores que limitam ou amplificam as potencialidades comunicativas de estudantes e professores quando em diálogo com tecnologias digitais, favorecendo, no recorte desta pesquisa, a formação e atuação desses agentes sociais na área das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), além da própria superação do perfil utilitarista, transitório e instrumental ao interagir com tais artefatos socioculturais, principalmente no que tange as demandas que reverberam da contemporânea Sociedade de Plataforma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais Estudo Teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17301 10.3895/actio.v8n3.17301 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17301 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n3.17301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17301/9928 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17301/3230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v8n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822180510551506944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/actio.v8n3.17301 |