Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Paola A. Ávila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Marco Antonio Batista, Castro, Luciana Paula Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940
Resumo: O presente trabalho buscou analisar as possíveis relações entre o atual paradigma da Sociedade da Informação e seus pontos de interseção entre os aspectos da concepção de Economia Política da Informação e os documentos norteadores da educação, o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de cidadania. A concepção de Economia Política da Informação vem apontando a informação como principal insumo para produção intelectual e a relaciona e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob o viés da mercantilização do conhecimento. Assim, este trabalho busca, a partir da literatura, abordar os conceitos de educação, cidadania e economia política da informação, conduzindo o problema de pesquisa por meio do emprego de noções de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Finaliza discutindo que as relações entre as concepções se pautam, sobretudo, na lógica da produção do conhecimento. Diante disso, reverbera sobre estudante de ensino médio o fomento à dinâmica do foco ao mercado de trabalho, sobre o qual incide a necessidade do domínio do uso das TIC. Portanto, a partir do presente trabalho, compreendemos que a dinâmica do ensino médio, nesse cenário, afasta cada vez mais a noção de cidadania do estudante de classes menos favorecidas. 
id UTFPR-8_d2871cce92e982496f01fa918b29cf87
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13940
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação7.08.01.01-0 Filosofia da EducaçãoEducação; Cidadania; Economia Política da InformaçãoO presente trabalho buscou analisar as possíveis relações entre o atual paradigma da Sociedade da Informação e seus pontos de interseção entre os aspectos da concepção de Economia Política da Informação e os documentos norteadores da educação, o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de cidadania. A concepção de Economia Política da Informação vem apontando a informação como principal insumo para produção intelectual e a relaciona e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob o viés da mercantilização do conhecimento. Assim, este trabalho busca, a partir da literatura, abordar os conceitos de educação, cidadania e economia política da informação, conduzindo o problema de pesquisa por meio do emprego de noções de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Finaliza discutindo que as relações entre as concepções se pautam, sobretudo, na lógica da produção do conhecimento. Diante disso, reverbera sobre estudante de ensino médio o fomento à dinâmica do foco ao mercado de trabalho, sobre o qual incide a necessidade do domínio do uso das TIC. Portanto, a partir do presente trabalho, compreendemos que a dinâmica do ensino médio, nesse cenário, afasta cada vez mais a noção de cidadania do estudante de classes menos favorecidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Soares, Paola A. ÁvilaCarvalho, Marco Antonio BatistaCastro, Luciana Paula Vieira de2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1394010.3895/recit.v14.n34.13940Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 14, n. 34 (2023); 24-36Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 14, n. 34 (2023); 24-36Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 14, n. 34 (2023); 24-362175-184610.3895/recit.v14.n34reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940/13940Direitos autorais 2023 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T14:00:23Zoai:periodicos.utfpr:article/13940Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2023-09-19T14:00:23Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
title Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
spellingShingle Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
Soares, Paola A. Ávila
7.08.01.01-0 Filosofia da Educação
Educação; Cidadania; Economia Política da Informação
title_short Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
title_full Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
title_fullStr Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
title_full_unstemmed Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
title_sort Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
author Soares, Paola A. Ávila
author_facet Soares, Paola A. Ávila
Carvalho, Marco Antonio Batista
Castro, Luciana Paula Vieira de
author_role author
author2 Carvalho, Marco Antonio Batista
Castro, Luciana Paula Vieira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Paola A. Ávila
Carvalho, Marco Antonio Batista
Castro, Luciana Paula Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.01.01-0 Filosofia da Educação
Educação; Cidadania; Economia Política da Informação
topic 7.08.01.01-0 Filosofia da Educação
Educação; Cidadania; Economia Política da Informação
description O presente trabalho buscou analisar as possíveis relações entre o atual paradigma da Sociedade da Informação e seus pontos de interseção entre os aspectos da concepção de Economia Política da Informação e os documentos norteadores da educação, o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de cidadania. A concepção de Economia Política da Informação vem apontando a informação como principal insumo para produção intelectual e a relaciona e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob o viés da mercantilização do conhecimento. Assim, este trabalho busca, a partir da literatura, abordar os conceitos de educação, cidadania e economia política da informação, conduzindo o problema de pesquisa por meio do emprego de noções de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Finaliza discutindo que as relações entre as concepções se pautam, sobretudo, na lógica da produção do conhecimento. Diante disso, reverbera sobre estudante de ensino médio o fomento à dinâmica do foco ao mercado de trabalho, sobre o qual incide a necessidade do domínio do uso das TIC. Portanto, a partir do presente trabalho, compreendemos que a dinâmica do ensino médio, nesse cenário, afasta cada vez mais a noção de cidadania do estudante de classes menos favorecidas. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940
10.3895/recit.v14.n34.13940
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940
identifier_str_mv 10.3895/recit.v14.n34.13940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940/13940
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 14, n. 34 (2023); 24-36
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 14, n. 34 (2023); 24-36
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 14, n. 34 (2023); 24-36
2175-1846
10.3895/recit.v14.n34
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253420093440