Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940 |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar as possíveis relações entre o atual paradigma da Sociedade da Informação e seus pontos de interseção entre os aspectos da concepção de Economia Política da Informação e os documentos norteadores da educação, o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de cidadania. A concepção de Economia Política da Informação vem apontando a informação como principal insumo para produção intelectual e a relaciona e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob o viés da mercantilização do conhecimento. Assim, este trabalho busca, a partir da literatura, abordar os conceitos de educação, cidadania e economia política da informação, conduzindo o problema de pesquisa por meio do emprego de noções de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Finaliza discutindo que as relações entre as concepções se pautam, sobretudo, na lógica da produção do conhecimento. Diante disso, reverbera sobre estudante de ensino médio o fomento à dinâmica do foco ao mercado de trabalho, sobre o qual incide a necessidade do domínio do uso das TIC. Portanto, a partir do presente trabalho, compreendemos que a dinâmica do ensino médio, nesse cenário, afasta cada vez mais a noção de cidadania do estudante de classes menos favorecidas. |
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Educação para a Tecnologia e para o Mercado de Trabalho: o Paradigma da Economia Política da Informação7.08.01.01-0 Filosofia da EducaçãoEducação; Cidadania; Economia Política da InformaçãoO presente trabalho buscou analisar as possíveis relações entre o atual paradigma da Sociedade da Informação e seus pontos de interseção entre os aspectos da concepção de Economia Política da Informação e os documentos norteadores da educação, o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de cidadania. A concepção de Economia Política da Informação vem apontando a informação como principal insumo para produção intelectual e a relaciona e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob o viés da mercantilização do conhecimento. Assim, este trabalho busca, a partir da literatura, abordar os conceitos de educação, cidadania e economia política da informação, conduzindo o problema de pesquisa por meio do emprego de noções de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Finaliza discutindo que as relações entre as concepções se pautam, sobretudo, na lógica da produção do conhecimento. Diante disso, reverbera sobre estudante de ensino médio o fomento à dinâmica do foco ao mercado de trabalho, sobre o qual incide a necessidade do domínio do uso das TIC. Portanto, a partir do presente trabalho, compreendemos que a dinâmica do ensino médio, nesse cenário, afasta cada vez mais a noção de cidadania do estudante de classes menos favorecidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Soares, Paola A. ÁvilaCarvalho, Marco Antonio BatistaCastro, Luciana Paula Vieira de2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1394010.3895/recit.v14.n34.13940Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 14, n. 34 (2023); 24-36Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 14, n. 34 (2023); 24-36Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 14, n. 34 (2023); 24-362175-184610.3895/recit.v14.n34reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/13940/13940Direitos autorais 2023 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T14:00:23Zoai:periodicos.utfpr:article/13940Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2023-09-19T14:00:23Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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