Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829 |
Resumo: | Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas. Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada. |
id |
UTFPR-13_45e6e610926402be850d17c08b996148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10829 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científicaEnsino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino.Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente.Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas. Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dos Santos, Douglas GuerhartPereira, Gabriela AlcoforadoBenato, Mariana AlvesHussein, Fabiana R. G. e SilvaPauletti, Fabiana2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1082910.3895/actio.v1n1.10829ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829/6965Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:50Zoai:periodicos.utfpr:article/10829Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:50Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
title |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
spellingShingle |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica Dos Santos, Douglas Guerhart Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino. Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente. |
title_short |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
title_full |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
title_fullStr |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
title_full_unstemmed |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
title_sort |
Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica |
author |
Dos Santos, Douglas Guerhart |
author_facet |
Dos Santos, Douglas Guerhart Pereira, Gabriela Alcoforado Benato, Mariana Alves Hussein, Fabiana R. G. e Silva Pauletti, Fabiana |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Gabriela Alcoforado Benato, Mariana Alves Hussein, Fabiana R. G. e Silva Pauletti, Fabiana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dos Santos, Douglas Guerhart Pereira, Gabriela Alcoforado Benato, Mariana Alves Hussein, Fabiana R. G. e Silva Pauletti, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino. Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente. |
topic |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino. Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente. |
description |
Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas. Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829 10.3895/actio.v1n1.10829 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829/6965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983676850176 |