Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dos Santos, Douglas Guerhart
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Gabriela Alcoforado, Benato, Mariana Alves, Hussein, Fabiana R. G. e Silva, Pauletti, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829
Resumo: Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas.  Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada.
id UTFPR-13_45e6e610926402be850d17c08b996148
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10829
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científicaEnsino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino.Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente.Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas.  Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dos Santos, Douglas GuerhartPereira, Gabriela AlcoforadoBenato, Mariana AlvesHussein, Fabiana R. G. e SilvaPauletti, Fabiana2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1082910.3895/actio.v1n1.10829ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829/6965Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:50Zoai:periodicos.utfpr:article/10829Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:50Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
title Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
spellingShingle Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
Dos Santos, Douglas Guerhart
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino.
Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente.
title_short Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
title_full Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
title_fullStr Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
title_full_unstemmed Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
title_sort Fato ou fake: uma proposta interdisciplinar para uma alfabetização científica
author Dos Santos, Douglas Guerhart
author_facet Dos Santos, Douglas Guerhart
Pereira, Gabriela Alcoforado
Benato, Mariana Alves
Hussein, Fabiana R. G. e Silva
Pauletti, Fabiana
author_role author
author2 Pereira, Gabriela Alcoforado
Benato, Mariana Alves
Hussein, Fabiana R. G. e Silva
Pauletti, Fabiana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dos Santos, Douglas Guerhart
Pereira, Gabriela Alcoforado
Benato, Mariana Alves
Hussein, Fabiana R. G. e Silva
Pauletti, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino.
Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente.
topic Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Química Orgânica; Métodos e Técnicas de Ensino.
Projeto interdisciplinar; Fake news; Alfabetização científica; Senso crítico e consciente.
description Este trabalho discute a construção de uma oficina interdisciplinar entre as disciplinas de química, português e sociologia, direcionada para estudantes do ensino médio decorrente da disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores como Componente Curricular 2, referente a um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública da cidade de Curitiba. O objetivo deste trabalho é identificar a veracidade das notícias difundidas nas redes sociais sobre assuntos relacionados à ciência, a partir da leitura consciente e crítica. Algumas notícias duvidosas conhecidas popularmente como Fake News são apresentadas corriqueiramente na rede mundial de computadores, sendo esse um fenômeno relativamente recente. O compartilhamento das informações sem uma verificação prévia tem sido uma prática recorrente pela população e em consequência aumenta o número de pessoas que se informam através de mídias sociais, ocasionando, certas vezes, o consumo de informações errôneas, descontextualizadas e absolutamente incompletas.  Para isso, a alfabetização científica será nosso principal referencial teórico balizador deste trabalho, uma vez que estar alfabetizado cientificamente implica em estar capacitado sobre o entendimento em torno de questões científicas e tecnológicas; sabendo interpretá-las de acordo com conhecimentos consolidados. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, serão trabalhados com estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública da zona leste da cidade de Curitiba para participarem de uma oficina que será realizada no contraturno das aulas desses estudante. Algumas notícias já selecionadas serão apresentadas e discutidas sobre suas fontes e veracidade dessas informações que circulam na internet. Em um segundo momento os participantes desta atividade terão que buscar suas próprias notícias e informações e logo após realizarão a pesquisa para comprovar ou não a veracidade dessas informações oriundas da internet. A oficina terá como produto final a construção de um blog/rede social, com o objetivo de desmistificar e informar aos demais usuários da rede sobre essas notícias trabalhadas, bem como de chamar a atenção para a pertinência de buscar fontes adequadas e confiáveis e de ler por completo as informações que lá circulam. Como metodologia para este trabalho, os licenciandos em Química farão uso do diário de bordo, anotando os questionamentos que serão levantados no decorrer da proposta interdisciplinar. No início deste processo, é possível observar algumas dificuldades, pois duas escolas procuradas para desenvolvimento do projeto não aceitaram que desenvolvêssemos as atividades no interior desse espaços públicos. Com a aplicação dessas oficinas, esperamos desenvolver nos estudantes o senso crítico em torno das fontes e da leitura das informações que circulam na internet, bem como discutam com os demais colegas e com os professores as divergências e contextos em que cada informação é divulgada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829
10.3895/actio.v1n1.10829
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10829/6965
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983676850176