Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Cipriano, Andressa Oliveira |
Data de Publicação: |
2022 |
Outros Autores: |
Londero, Leandro,
Dornfeld, Carolina Buso |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Actio (Curitiba) |
Texto Completo: |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13603
|
Resumo: |
Relatamos um estudo que analisou as narrativas elaboradas por estudantes de dois cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob o ponto de vista das manifestações acerca de elementos da profissionalidade docente. Partimos do pressuposto que a profissionalidade docente se refere as compreensões que o professor elabora acerca da docência e que o PIBID se constitui em uma política pública importante para a profissionalidade. Para tanto, solicitamos aos estudantes a elaboração de narrativas que foram escritas ao final do 10o e do 18o mês de participação no programa. As narrativas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os pibidianos desenvolveram as condições objetivas de preparação de aulas e planejamento escolar e a valorização docente, mas que nem todos construíram uma identidade docente. Argumentamos que para a profissionalidade ser bem desenvolvida é necessário um maior e mais eficiente trabalho, tanto feito com e pelos pibidianos, quanto pelos demais atores envolvidos neste processo de formação inicial. |