Criação de personagens como dispositivo de inclusão: cartografia de uma experiência em ciências no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Márcio André Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hartmann, Ângela Maria, de Lima, Jordana Lima de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15314
Resumo: O desafio de um educador especial para acompanhar processos inclusivos de alunos com deficiência, em colaboração com o professor da sala de aula comum, coexiste com o desafio de experimentar agenciamentos coletivos em contextos de ensino e aprendizagem de Ciências. Diante desses desafios, este estudo busca responder ao questionamento de como um “personagem problematizador” pode operar como dispositivo de inclusão de alunos com deficiência intelectual e contribuir para integração de uma educadora especial nas atividades pedagógicas realizadas em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Ancorando-se na metodologia de Invenção de Mundos, o professor regente e a educadora especial construíram estratégias de agenciamento coletivo com os alunos e o personagem. Essa metodologia busca criar condições para aprendizagens orientadas por uma concepção ativa, criativa e problematizadora, com flexibilidade para articular ideias e sugestões trazidas pelos estudantes. O estudo adotou, metodologicamente, a cartografia das interações do personagem com a turma, especialmente, com três alunos diagnosticados com deficiência intelectual em uma narrativa construída coletivamente. Os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo entre a educadora especial e o professor foi potencializado pelo desafio pedagógico de mobilizar o personagem e torná-lo problematizador. O “personagem problematizador” surge para os alunos, carregado de inspirações e ideias criativas, provocando o envolvimento e o interesse deles nas atividades pedagógicas. Durante os desafios interdisciplinares e problemas que desafiavam a pensar a Ciência na interface com a imaginação e a inventividade propostos nas atividades de Invenção de Mundos, percebeu-se que o sentimento de “não saber”, explicitados pelos alunos com deficiência intelectual, foi dando lugar ao (auto)reconhecimento da singular capacidade criativa e autoral. As interlocuções que os alunos estabeleceram com o carácter constituíram um plano comum de interações e cooperação com o professor e o educador especial, configurando uma disposição colectiva inclusiva.
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Diante desses desafios, este estudo busca responder ao questionamento de como um “personagem problematizador” pode operar como dispositivo de inclusão de alunos com deficiência intelectual e contribuir para integração de uma educadora especial nas atividades pedagógicas realizadas em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Ancorando-se na metodologia de Invenção de Mundos, o professor regente e a educadora especial construíram estratégias de agenciamento coletivo com os alunos e o personagem. Essa metodologia busca criar condições para aprendizagens orientadas por uma concepção ativa, criativa e problematizadora, com flexibilidade para articular ideias e sugestões trazidas pelos estudantes. O estudo adotou, metodologicamente, a cartografia das interações do personagem com a turma, especialmente, com três alunos diagnosticados com deficiência intelectual em uma narrativa construída coletivamente. Os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo entre a educadora especial e o professor foi potencializado pelo desafio pedagógico de mobilizar o personagem e torná-lo problematizador. O “personagem problematizador” surge para os alunos, carregado de inspirações e ideias criativas, provocando o envolvimento e o interesse deles nas atividades pedagógicas. Durante os desafios interdisciplinares e problemas que desafiavam a pensar a Ciência na interface com a imaginação e a inventividade propostos nas atividades de Invenção de Mundos, percebeu-se que o sentimento de “não saber”, explicitados pelos alunos com deficiência intelectual, foi dando lugar ao (auto)reconhecimento da singular capacidade criativa e autoral. As interlocuções que os alunos estabeleceram com o carácter constituíram um plano comum de interações e cooperação com o professor e o educador especial, configurando uma disposição colectiva inclusiva.The challenge of a special educator to accompany inclusive processes of students with disabilities, in collaboration with a regular classroom teacher, co-exists with the one of testing collective disposals in science teaching and learning contexts. Facing these obstacles, this study seeks to answer the question of how a "problematizing character" can operate as an inclusion mechanism for students with intellectual disabilities and contribute to the integration of a special educator in the pedagogical activities developed in a 5th grade class in a public school. Based on the Invention of Worlds methodology, the regular teacher and the special educator have built strategies of collective disposals with the students and the character. This methodology seeks to create conditions for learning that are guided by an active, creative, and problem-oriented conception, with flexibility to articulate ideas and suggestions brought by the students. The study adopted, methodologically, the cartography of the interactions of the character with the class, especially with three students diagnosed with intellectual disabilities, in a collectively constructed narrative. The results show that the collaborative work between the special educator and the teacher was strengthened by the pedagogical challenge of mobilizing the character and making it a problem solver. The " problematizing character" emerges for the students loaded with inspiration and creative ideas, provoking their involvement and interest in the pedagogical activities. During the interdisciplinary challenges and problems that defied them to think about Science in the interface with imagination and inventiveness proposed in the activities of Invention of Worlds, it was noticed that the feeling of "not knowing" expressed by the students with intellectual disabilities was giving way to the (self) recognition of the unique creative and authorial capacity. The interlocutions that the students established with the character constituted a common plan of interactions and cooperation with the teacher and the special educator, configuring an inclusive collective disposal.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq (Programa Ciências na Escola - Rede SACCI) e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE-UNIPAMPAMartins, Márcio André RodriguesHartmann, Ângela Mariade Lima, Jordana Lima de Moraes2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa Intervenção - Cartografiaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1531410.3895/actio.v7n3.15314ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-222525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15314/9211https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15314/2613Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15314Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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