A roda de conversa como estratégia para o desenvolvimento de pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoldo, Tássia Alexandre Teixeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wartha, Edson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10431
Resumo: Com o objetivo de avaliar as rodas de conversa como estratégia para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, foram realizadas três rodas de conversa com cinco turmas do 7º ano do Ensino Fundamental tendo como tema gerador “A vida de Darwin”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. O registro foi feito em gravação audiovisual, transcrito e discutido a partir do método de análise de conteúdo. Algumas ideias se destacaram, sendo possível a construção de categorias baseadas nas capacidades de pensamento crítico e nos questionamentos realizados nas rodas de conversa a partir da tipologia FA²IA. Os resultados indicam que é fundamental considerar o tempo de espera de resposta dos estudantes, bem como diminuir a quantidade de questionamentos e aumentar a qualidade das questões.
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spelling A roda de conversa como estratégia para o desenvolvimento de pensamento críticoYarning circle as a strategy for developing critical thinkingEducaçãoRoda de Conversa; Pensamento Crítico; Estratégia de EnsinoYarning circle. Critical thinking. Teaching strategyCom o objetivo de avaliar as rodas de conversa como estratégia para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, foram realizadas três rodas de conversa com cinco turmas do 7º ano do Ensino Fundamental tendo como tema gerador “A vida de Darwin”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. O registro foi feito em gravação audiovisual, transcrito e discutido a partir do método de análise de conteúdo. Algumas ideias se destacaram, sendo possível a construção de categorias baseadas nas capacidades de pensamento crítico e nos questionamentos realizados nas rodas de conversa a partir da tipologia FA²IA. Os resultados indicam que é fundamental considerar o tempo de espera de resposta dos estudantes, bem como diminuir a quantidade de questionamentos e aumentar a qualidade das questões.In order to evaluate yearning circles as a strategy for developing critical thinking skills, three yarning circles were held with five classes from the 7th grade of elementary school around the theme "The life of Darwin". This is a qualitative action research. The sessions were documented as audiovisual recording, transcribed, and discussed based on the content analysis method. Some ideas have stood out, allowing for the establishment of categories based on critical thinking skills and the questions raised in the yarning circles according to the FA²IA typology. The results indicate that it is essential to consider the waiting time for students to respond, as well as to reduce the number of questions and increase their quality.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bertoldo, Tássia Alexandre TeixeiraWartha, Edson José2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1043110.3895/actio.v5n2.10431ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-202525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10431/7544Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:35Zoai:periodicos.utfpr:article/10431Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:35Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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