Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Matheus Campos de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Siraque, Mateus, Tonin, Lilian Tatiani Dusman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido e aplicado pelos pibidianos de química e teve como objetivo o ensino de cinética química através de experimentos problematizados, baseado no modelo teórico da aprendizagem significativa. O trabalho consistiu na aplicação de cinco experimentos, todos acerca do conteúdo de cinética, com ênfase nos fatores que afetam a velocidade da reação. Os experimentos escolhidos foram: pasta de dente de elefante para demonstração do uso de catalisador; relógio de iodo para demonstrar o efeito da concentração; dissolução de comprimidos efervescente, para mostrar o efeito da superfície de contato e da temperatura, e as pulseiras de neon para demonstrar o efeito da temperatura. Antes da realização do experimento foram levantadas questões para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e em seguida houve uma aula dialogada. Foram entregues junto aos roteiros a problematização dos experimentos e as questões para análise e avaliação do aprendizado. Os alunos, em um primeiro momento, executaram os experimentos sob a orientação dos pibidianos e responderam os questionários a respeito de cada experimento. O uso da problematização dos experimentos, e de exemplos de situações do cotidiano dos alunos, despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo de cinética. Os mesmos conseguiram relacionar seus conhecimentos pré-existentes com os conceitos científicos envolvidos, levando a uma reorganização destes e adquirindo novos significados, ou seja, uma aprendizagem significativa. A presente oficina mostrou-se uma importante ferramenta de ensino, tornando o ensino de cinética química mais desafiador e reflexivo, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.
id UTFPR-13_5423c0880208ff8f0d3e7316f8cb1e96
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6848
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoOficina temática; Ensino de Química; Problematização; Cinética Química; Velocidade de reação; Aprendizagem SignificativaO presente trabalho foi desenvolvido e aplicado pelos pibidianos de química e teve como objetivo o ensino de cinética química através de experimentos problematizados, baseado no modelo teórico da aprendizagem significativa. O trabalho consistiu na aplicação de cinco experimentos, todos acerca do conteúdo de cinética, com ênfase nos fatores que afetam a velocidade da reação. Os experimentos escolhidos foram: pasta de dente de elefante para demonstração do uso de catalisador; relógio de iodo para demonstrar o efeito da concentração; dissolução de comprimidos efervescente, para mostrar o efeito da superfície de contato e da temperatura, e as pulseiras de neon para demonstrar o efeito da temperatura. Antes da realização do experimento foram levantadas questões para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e em seguida houve uma aula dialogada. Foram entregues junto aos roteiros a problematização dos experimentos e as questões para análise e avaliação do aprendizado. Os alunos, em um primeiro momento, executaram os experimentos sob a orientação dos pibidianos e responderam os questionários a respeito de cada experimento. O uso da problematização dos experimentos, e de exemplos de situações do cotidiano dos alunos, despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo de cinética. Os mesmos conseguiram relacionar seus conhecimentos pré-existentes com os conceitos científicos envolvidos, levando a uma reorganização destes e adquirindo novos significados, ou seja, uma aprendizagem significativa. A presente oficina mostrou-se uma importante ferramenta de ensino, tornando o ensino de cinética química mais desafiador e reflexivo, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES.Castro, Matheus Campos deSiraque, MateusTonin, Lilian Tatiani Dusman2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/684810.3895/actio.v2n3.6848ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 151-167ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 151-1672525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848/4677Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:13Zoai:periodicos.utfpr:article/6848Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:13Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
title Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
spellingShingle Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
Castro, Matheus Campos de
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Oficina temática; Ensino de Química; Problematização; Cinética Química; Velocidade de reação; Aprendizagem Significativa
title_short Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
title_full Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
title_fullStr Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
title_sort Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
author Castro, Matheus Campos de
author_facet Castro, Matheus Campos de
Siraque, Mateus
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
author_role author
author2 Siraque, Mateus
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Matheus Campos de
Siraque, Mateus
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Oficina temática; Ensino de Química; Problematização; Cinética Química; Velocidade de reação; Aprendizagem Significativa
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Oficina temática; Ensino de Química; Problematização; Cinética Química; Velocidade de reação; Aprendizagem Significativa
description O presente trabalho foi desenvolvido e aplicado pelos pibidianos de química e teve como objetivo o ensino de cinética química através de experimentos problematizados, baseado no modelo teórico da aprendizagem significativa. O trabalho consistiu na aplicação de cinco experimentos, todos acerca do conteúdo de cinética, com ênfase nos fatores que afetam a velocidade da reação. Os experimentos escolhidos foram: pasta de dente de elefante para demonstração do uso de catalisador; relógio de iodo para demonstrar o efeito da concentração; dissolução de comprimidos efervescente, para mostrar o efeito da superfície de contato e da temperatura, e as pulseiras de neon para demonstrar o efeito da temperatura. Antes da realização do experimento foram levantadas questões para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e em seguida houve uma aula dialogada. Foram entregues junto aos roteiros a problematização dos experimentos e as questões para análise e avaliação do aprendizado. Os alunos, em um primeiro momento, executaram os experimentos sob a orientação dos pibidianos e responderam os questionários a respeito de cada experimento. O uso da problematização dos experimentos, e de exemplos de situações do cotidiano dos alunos, despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo de cinética. Os mesmos conseguiram relacionar seus conhecimentos pré-existentes com os conceitos científicos envolvidos, levando a uma reorganização destes e adquirindo novos significados, ou seja, uma aprendizagem significativa. A presente oficina mostrou-se uma importante ferramenta de ensino, tornando o ensino de cinética química mais desafiador e reflexivo, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848
10.3895/actio.v2n3.6848
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848/4677
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 151-167
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 151-167
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985802313728