Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido e aplicado pelos pibidianos de química e teve como objetivo o ensino de cinética química através de experimentos problematizados, baseado no modelo teórico da aprendizagem significativa. O trabalho consistiu na aplicação de cinco experimentos, todos acerca do conteúdo de cinética, com ênfase nos fatores que afetam a velocidade da reação. Os experimentos escolhidos foram: pasta de dente de elefante para demonstração do uso de catalisador; relógio de iodo para demonstrar o efeito da concentração; dissolução de comprimidos efervescente, para mostrar o efeito da superfície de contato e da temperatura, e as pulseiras de neon para demonstrar o efeito da temperatura. Antes da realização do experimento foram levantadas questões para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e em seguida houve uma aula dialogada. Foram entregues junto aos roteiros a problematização dos experimentos e as questões para análise e avaliação do aprendizado. Os alunos, em um primeiro momento, executaram os experimentos sob a orientação dos pibidianos e responderam os questionários a respeito de cada experimento. O uso da problematização dos experimentos, e de exemplos de situações do cotidiano dos alunos, despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo de cinética. Os mesmos conseguiram relacionar seus conhecimentos pré-existentes com os conceitos científicos envolvidos, levando a uma reorganização destes e adquirindo novos significados, ou seja, uma aprendizagem significativa. A presente oficina mostrou-se uma importante ferramenta de ensino, tornando o ensino de cinética química mais desafiador e reflexivo, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. |
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Aprendizagem significativa no ensino de cinética química através de uma oficina problematizadora7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoOficina temática; Ensino de Química; Problematização; Cinética Química; Velocidade de reação; Aprendizagem SignificativaO presente trabalho foi desenvolvido e aplicado pelos pibidianos de química e teve como objetivo o ensino de cinética química através de experimentos problematizados, baseado no modelo teórico da aprendizagem significativa. O trabalho consistiu na aplicação de cinco experimentos, todos acerca do conteúdo de cinética, com ênfase nos fatores que afetam a velocidade da reação. Os experimentos escolhidos foram: pasta de dente de elefante para demonstração do uso de catalisador; relógio de iodo para demonstrar o efeito da concentração; dissolução de comprimidos efervescente, para mostrar o efeito da superfície de contato e da temperatura, e as pulseiras de neon para demonstrar o efeito da temperatura. Antes da realização do experimento foram levantadas questões para analisar o conhecimento prévio dos alunos, e em seguida houve uma aula dialogada. Foram entregues junto aos roteiros a problematização dos experimentos e as questões para análise e avaliação do aprendizado. Os alunos, em um primeiro momento, executaram os experimentos sob a orientação dos pibidianos e responderam os questionários a respeito de cada experimento. O uso da problematização dos experimentos, e de exemplos de situações do cotidiano dos alunos, despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo de cinética. Os mesmos conseguiram relacionar seus conhecimentos pré-existentes com os conceitos científicos envolvidos, levando a uma reorganização destes e adquirindo novos significados, ou seja, uma aprendizagem significativa. A presente oficina mostrou-se uma importante ferramenta de ensino, tornando o ensino de cinética química mais desafiador e reflexivo, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES.Castro, Matheus Campos deSiraque, MateusTonin, Lilian Tatiani Dusman2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/684810.3895/actio.v2n3.6848ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 151-167ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 151-1672525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6848/4677Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:13Zoai:periodicos.utfpr:article/6848Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:13Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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