A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Sheron Honorato de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Berghauser, Neron Alipio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5199
Resumo: No atual cenário da sociedade, é imperativo que se rompam antigos paradigmas educacionais para a construção de novas propostas baseadas em inovações tecnológicas. Partindo do pressuposto que a tecnologia deveria ser acessível a todos, entende-se que os ambientes escolares deveriam ser muito mais interativos e motivadores para a inovação. As habilidades tecnológicas dos alunos e a facilidade que demonstram ao lidar com o universo virtual podem ser bem aproveitadas em projetos em sala de aula. Esta realidade torna-se muito clara principalmente no ensino de Química. Com o avanço da tecnologia no mundo globalizado, observa-se a importância em buscar ferramentas que auxiliam e contribuam para o desenvolvimento escolar, buscando informações de relevante contribuição sobre a importância e a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Através deste artigo, buscou-se descrever as concepções sobre as mídias e seu lugar no processo educativo, a partir do estudo da produção científica de alguns pesquisadores. Existe a necessidade em explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. As mídias têm uma grande potencialidade na propagação do conhecimento, na divulgação dos valores dentro do contexto escolar e também na interação e integração entre diferentes tempos, lugares e culturas. O presente trabalho trata-se de uma Revisão da Literatura sobre o tema: A mídia no ensino de Química: a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática escolar, com objetivo de analisar artigos que tragam a suas contribuições para o ensino da química.
id UTFPR-8_d84e2953380cf759cedb1d24b5cd638e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5199
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinotecnologias; mídia; ensino; química.No atual cenário da sociedade, é imperativo que se rompam antigos paradigmas educacionais para a construção de novas propostas baseadas em inovações tecnológicas. Partindo do pressuposto que a tecnologia deveria ser acessível a todos, entende-se que os ambientes escolares deveriam ser muito mais interativos e motivadores para a inovação. As habilidades tecnológicas dos alunos e a facilidade que demonstram ao lidar com o universo virtual podem ser bem aproveitadas em projetos em sala de aula. Esta realidade torna-se muito clara principalmente no ensino de Química. Com o avanço da tecnologia no mundo globalizado, observa-se a importância em buscar ferramentas que auxiliam e contribuam para o desenvolvimento escolar, buscando informações de relevante contribuição sobre a importância e a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Através deste artigo, buscou-se descrever as concepções sobre as mídias e seu lugar no processo educativo, a partir do estudo da produção científica de alguns pesquisadores. Existe a necessidade em explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. As mídias têm uma grande potencialidade na propagação do conhecimento, na divulgação dos valores dentro do contexto escolar e também na interação e integração entre diferentes tempos, lugares e culturas. O presente trabalho trata-se de uma Revisão da Literatura sobre o tema: A mídia no ensino de Química: a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática escolar, com objetivo de analisar artigos que tragam a suas contribuições para o ensino da química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Godoy, Sheron Honorato deBerghauser, Neron Alipio C.2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/519910.3895/recit.v12.n30.5199Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 12, n. 30 (2021); 68-73Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 12, n. 30 (2021); 68-73Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 12, n. 30 (2021); 68-732175-184610.3895/recit.v12.n30reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5199/5199Direitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-19T12:48:24Zoai:periodicos.utfpr:article/5199Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2022-01-19T12:48:24Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
title A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
spellingShingle A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
Godoy, Sheron Honorato de
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias; mídia; ensino; química.
title_short A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
title_full A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
title_fullStr A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
title_full_unstemmed A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
title_sort A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
author Godoy, Sheron Honorato de
author_facet Godoy, Sheron Honorato de
Berghauser, Neron Alipio C.
author_role author
author2 Berghauser, Neron Alipio C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Sheron Honorato de
Berghauser, Neron Alipio C.
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias; mídia; ensino; química.
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias; mídia; ensino; química.
description No atual cenário da sociedade, é imperativo que se rompam antigos paradigmas educacionais para a construção de novas propostas baseadas em inovações tecnológicas. Partindo do pressuposto que a tecnologia deveria ser acessível a todos, entende-se que os ambientes escolares deveriam ser muito mais interativos e motivadores para a inovação. As habilidades tecnológicas dos alunos e a facilidade que demonstram ao lidar com o universo virtual podem ser bem aproveitadas em projetos em sala de aula. Esta realidade torna-se muito clara principalmente no ensino de Química. Com o avanço da tecnologia no mundo globalizado, observa-se a importância em buscar ferramentas que auxiliam e contribuam para o desenvolvimento escolar, buscando informações de relevante contribuição sobre a importância e a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Através deste artigo, buscou-se descrever as concepções sobre as mídias e seu lugar no processo educativo, a partir do estudo da produção científica de alguns pesquisadores. Existe a necessidade em explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. As mídias têm uma grande potencialidade na propagação do conhecimento, na divulgação dos valores dentro do contexto escolar e também na interação e integração entre diferentes tempos, lugares e culturas. O presente trabalho trata-se de uma Revisão da Literatura sobre o tema: A mídia no ensino de Química: a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática escolar, com objetivo de analisar artigos que tragam a suas contribuições para o ensino da química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5199
10.3895/recit.v12.n30.5199
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5199
identifier_str_mv 10.3895/recit.v12.n30.5199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5199/5199
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 12, n. 30 (2021); 68-73
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 12, n. 30 (2021); 68-73
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 12, n. 30 (2021); 68-73
2175-1846
10.3895/recit.v12.n30
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252390391808