Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Lukas Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wozniak, Giovana Stedile, Martins, Vitor Alcantara, Martins, Alisson Antonio, Roehrig, Silmara Alessi Guebur, Venancio, Bruno Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10704
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma intervenção pedagógica desenvolvida em aulas de física no ensino médio, com base na abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), acerca do tema Aquecimento Global. Tal temática vem se tornando cada vez mais relevante na educação básica, tendo em vista a situação de emergência na qual o planeta se encontra. É preciso promover a educação por um futuro sustentável, a fim de garantir que os cidadãos que se encontram em processo de formação tenham condições de tomar decisões relacionadas à ciência e tecnologia, numa perspectiva sustentável. Sendo assim, o objetivo do trabalho é compreender quais as percepções dos estudantes sobre as causas e as consequências do aquecimento global, levando em conta seus conhecimentos e os conceitos estudados na disciplina de física. O desenvolvimento das atividades ocorreu no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em uma turma de segundo ano do ensino médio, tendo sido elaborada e conduzida por estudantes bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pertencentes ao subprojeto Física/UTFPR. Para tal intervenção, foi planejada uma atividade de caráter sociointerativo, organizada em quatro etapas. Na primeira, foi apresentada a temática na perspectiva das relações CTSA, enfatizando as consequências do aquecimento global no meio ambiente. Na segunda etapa, foi construído um mapa mental no quadro, a partir do brainstorming realizado junto aos estudantes, acerca do derretimento das calotas polares. Para a terceira parte, foi conduzida uma dinâmica com a turma, a partir da divisão dos estudantes em três grupos, tendo um intervalo de tempo para discutirem sobre a ação humana e a influência na formação e na intensidade de furacões; após a discussão, cada grupo construiu um mapa mental com as relações entre causas e consequências do aquecimento global na formação de furações. Por fim, foi realizado um feedback, em que os licenciandos retomaram as questões discutidas, discutindo tanto as construções elaboradas, quanto as concepções ou conceitos equivocados. Como resultados, destacou-se o grande envolvimento dos estudantes, demonstrando interesse e motivação para as discussões. Estes associaram de maneira coerente conceitos físicos estudados com as questões relacionadas ao aquecimento global, destacando conceitos de temperatura, densidade e transmissão de calor, entre outros. De modo geral, ao analisar os mapas mentais e anotações dos grupos, percebeu-se que os estudantes foram capazes de evidenciar as relações das mudanças climáticas com a influência da ação humana no meio ambiente. A partir desta experiência, foi possível concluir que a abordagem de questões científicas que envolvem problemas ambientais é essencial para que os estudantes compreendam as relações entre os conteúdos e sua presença no contexto social, buscando a formação de cidadãos críticos.
id UTFPR-13_5656fef733b40ad0716b8c5dfee08cd8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10704
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de físicaÁrea: Educação (7.08.00.00-6); Sub-área: Ensino-Aprendizagem(7.08.04.00-1).Enfoque CTSA; Ensino de Física; Aquecimento Global.Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma intervenção pedagógica desenvolvida em aulas de física no ensino médio, com base na abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), acerca do tema Aquecimento Global. Tal temática vem se tornando cada vez mais relevante na educação básica, tendo em vista a situação de emergência na qual o planeta se encontra. É preciso promover a educação por um futuro sustentável, a fim de garantir que os cidadãos que se encontram em processo de formação tenham condições de tomar decisões relacionadas à ciência e tecnologia, numa perspectiva sustentável. Sendo assim, o objetivo do trabalho é compreender quais as percepções dos estudantes sobre as causas e as consequências do aquecimento global, levando em conta seus conhecimentos e os conceitos estudados na disciplina de física. O desenvolvimento das atividades ocorreu no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em uma turma de segundo ano do ensino médio, tendo sido elaborada e conduzida por estudantes bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pertencentes ao subprojeto Física/UTFPR. Para tal intervenção, foi planejada uma atividade de caráter sociointerativo, organizada em quatro etapas. Na primeira, foi apresentada a temática na perspectiva das relações CTSA, enfatizando as consequências do aquecimento global no meio ambiente. Na segunda etapa, foi construído um mapa mental no quadro, a partir do brainstorming realizado junto aos estudantes, acerca do derretimento das calotas polares. Para a terceira parte, foi conduzida uma dinâmica com a turma, a partir da divisão dos estudantes em três grupos, tendo um intervalo de tempo para discutirem sobre a ação humana e a influência na formação e na intensidade de furacões; após a discussão, cada grupo construiu um mapa mental com as relações entre causas e consequências do aquecimento global na formação de furações. Por fim, foi realizado um feedback, em que os licenciandos retomaram as questões discutidas, discutindo tanto as construções elaboradas, quanto as concepções ou conceitos equivocados. Como resultados, destacou-se o grande envolvimento dos estudantes, demonstrando interesse e motivação para as discussões. Estes associaram de maneira coerente conceitos físicos estudados com as questões relacionadas ao aquecimento global, destacando conceitos de temperatura, densidade e transmissão de calor, entre outros. De modo geral, ao analisar os mapas mentais e anotações dos grupos, percebeu-se que os estudantes foram capazes de evidenciar as relações das mudanças climáticas com a influência da ação humana no meio ambiente. A partir desta experiência, foi possível concluir que a abordagem de questões científicas que envolvem problemas ambientais é essencial para que os estudantes compreendam as relações entre os conteúdos e sua presença no contexto social, buscando a formação de cidadãos críticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Santana, Lukas AlmeidaWozniak, Giovana StedileMartins, Vitor AlcantaraMartins, Alisson AntonioRoehrig, Silmara Alessi GueburVenancio, Bruno Felipe2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1070410.3895/actio.v1n1.10704ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10704/6649Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:46Zoai:periodicos.utfpr:article/10704Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:46Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
title Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
spellingShingle Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
Santana, Lukas Almeida
Área: Educação (7.08.00.00-6); Sub-área: Ensino-Aprendizagem(7.08.04.00-1).
Enfoque CTSA; Ensino de Física; Aquecimento Global.
title_short Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
title_full Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
title_fullStr Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
title_full_unstemmed Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
title_sort Percepções de estudantes sobre causas e consequências do aquecimento global no contexto de aulas de física
author Santana, Lukas Almeida
author_facet Santana, Lukas Almeida
Wozniak, Giovana Stedile
Martins, Vitor Alcantara
Martins, Alisson Antonio
Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Venancio, Bruno Felipe
author_role author
author2 Wozniak, Giovana Stedile
Martins, Vitor Alcantara
Martins, Alisson Antonio
Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Venancio, Bruno Felipe
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Lukas Almeida
Wozniak, Giovana Stedile
Martins, Vitor Alcantara
Martins, Alisson Antonio
Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Venancio, Bruno Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Área: Educação (7.08.00.00-6); Sub-área: Ensino-Aprendizagem(7.08.04.00-1).
Enfoque CTSA; Ensino de Física; Aquecimento Global.
topic Área: Educação (7.08.00.00-6); Sub-área: Ensino-Aprendizagem(7.08.04.00-1).
Enfoque CTSA; Ensino de Física; Aquecimento Global.
description Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma intervenção pedagógica desenvolvida em aulas de física no ensino médio, com base na abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), acerca do tema Aquecimento Global. Tal temática vem se tornando cada vez mais relevante na educação básica, tendo em vista a situação de emergência na qual o planeta se encontra. É preciso promover a educação por um futuro sustentável, a fim de garantir que os cidadãos que se encontram em processo de formação tenham condições de tomar decisões relacionadas à ciência e tecnologia, numa perspectiva sustentável. Sendo assim, o objetivo do trabalho é compreender quais as percepções dos estudantes sobre as causas e as consequências do aquecimento global, levando em conta seus conhecimentos e os conceitos estudados na disciplina de física. O desenvolvimento das atividades ocorreu no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em uma turma de segundo ano do ensino médio, tendo sido elaborada e conduzida por estudantes bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pertencentes ao subprojeto Física/UTFPR. Para tal intervenção, foi planejada uma atividade de caráter sociointerativo, organizada em quatro etapas. Na primeira, foi apresentada a temática na perspectiva das relações CTSA, enfatizando as consequências do aquecimento global no meio ambiente. Na segunda etapa, foi construído um mapa mental no quadro, a partir do brainstorming realizado junto aos estudantes, acerca do derretimento das calotas polares. Para a terceira parte, foi conduzida uma dinâmica com a turma, a partir da divisão dos estudantes em três grupos, tendo um intervalo de tempo para discutirem sobre a ação humana e a influência na formação e na intensidade de furacões; após a discussão, cada grupo construiu um mapa mental com as relações entre causas e consequências do aquecimento global na formação de furações. Por fim, foi realizado um feedback, em que os licenciandos retomaram as questões discutidas, discutindo tanto as construções elaboradas, quanto as concepções ou conceitos equivocados. Como resultados, destacou-se o grande envolvimento dos estudantes, demonstrando interesse e motivação para as discussões. Estes associaram de maneira coerente conceitos físicos estudados com as questões relacionadas ao aquecimento global, destacando conceitos de temperatura, densidade e transmissão de calor, entre outros. De modo geral, ao analisar os mapas mentais e anotações dos grupos, percebeu-se que os estudantes foram capazes de evidenciar as relações das mudanças climáticas com a influência da ação humana no meio ambiente. A partir desta experiência, foi possível concluir que a abordagem de questões científicas que envolvem problemas ambientais é essencial para que os estudantes compreendam as relações entre os conteúdos e sua presença no contexto social, buscando a formação de cidadãos críticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10704
10.3895/actio.v1n1.10704
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10704
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10704/6649
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983637004288