Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11725 |
Resumo: | A formação continuada é imprescindível na ação docente, como, por exemplo, na atualização de conhecimentos, no aperfeiçoamento de metodologias e na reflexão sobre a prática, destacando-se a reflexão sobre a própria prática e desenvolvendo mudanças por meio do pensamento crítico de si mesmo e da ação cotidiana, para a solução de problemas com que se depara e o redirecionamento da sua prática. A Sequência Fedathi (SF), desenvolvida para fortalecer a ação docente, sustenta a ideia de um profissional que seja investigador de seu ambiente de trabalho, de sua sala de aula, de sua ação pedagógica e do conhecimento de seus alunos. Este texto é resultado do Projeto Fedathi - proposta de ensino para formação de professores do Ensino Médio, realizado em novembro-dezembro de 2018, por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas – denominado Multimeios – da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste artigo foi analisar o conteúdo das falas de 46 professores de Matemática da rede pública de ensino em formação continuada mediante as ópticas do professor reflexivo e da postura fedathiana. Foi utilizada como metodologia a pesquisa centrada na Análise de Conteúdo por meio da definição de categorias a posteriori que permitiram a identificação de elementos significativos no entendimento dos professores sobre o estabelecimento da proximidade ou do distanciamento da prática e de teorias que poderiam subsidiar o trabalho destes professores. Teve-se como resultado o fato de que as principais categorias recorrentes no conteúdo do discurso dos professores foram: Maturação, Pedagogia “mão no bolso”, Mediação, Planejamento, Tempo didático e Reflexão sobre a prática. Os docentes tomaram algumas categorias como possibilidades de inovações em sua prática, pontuando os desafios da implementação em decorrência da inflexibilidade de tempo, o cumprimento de currículos e de rotinas tradicionais ainda bem atuantes no ambiente escolar. Conclui-se que o exercício da Reflexão docente, numa atitude reflexiva e fedathiana, se constitui em elaboração significativa e, também, relevante na prática docente. |
id |
UTFPR-13_57c8d80eb7aaa4aa0e8acdbadd9bb13c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11725 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivoAnalysis of the content of the continuous formative teaching path through the proposals of the Fedathi sequence and the reflective teacherEducação; Ensino-aprendizagemSequência Fedathi; Professor Reflexivo; Formação Continuada; Análise de ConteúdoFedathi Sequence; Reflective Teacher; Continuing Education; Content AnalysisA formação continuada é imprescindível na ação docente, como, por exemplo, na atualização de conhecimentos, no aperfeiçoamento de metodologias e na reflexão sobre a prática, destacando-se a reflexão sobre a própria prática e desenvolvendo mudanças por meio do pensamento crítico de si mesmo e da ação cotidiana, para a solução de problemas com que se depara e o redirecionamento da sua prática. A Sequência Fedathi (SF), desenvolvida para fortalecer a ação docente, sustenta a ideia de um profissional que seja investigador de seu ambiente de trabalho, de sua sala de aula, de sua ação pedagógica e do conhecimento de seus alunos. Este texto é resultado do Projeto Fedathi - proposta de ensino para formação de professores do Ensino Médio, realizado em novembro-dezembro de 2018, por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas – denominado Multimeios – da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste artigo foi analisar o conteúdo das falas de 46 professores de Matemática da rede pública de ensino em formação continuada mediante as ópticas do professor reflexivo e da postura fedathiana. Foi utilizada como metodologia a pesquisa centrada na Análise de Conteúdo por meio da definição de categorias a posteriori que permitiram a identificação de elementos significativos no entendimento dos professores sobre o estabelecimento da proximidade ou do distanciamento da prática e de teorias que poderiam subsidiar o trabalho destes professores. Teve-se como resultado o fato de que as principais categorias recorrentes no conteúdo do discurso dos professores foram: Maturação, Pedagogia “mão no bolso”, Mediação, Planejamento, Tempo didático e Reflexão sobre a prática. Os docentes tomaram algumas categorias como possibilidades de inovações em sua prática, pontuando os desafios da implementação em decorrência da inflexibilidade de tempo, o cumprimento de currículos e de rotinas tradicionais ainda bem atuantes no ambiente escolar. Conclui-se que o exercício da Reflexão docente, numa atitude reflexiva e fedathiana, se constitui em elaboração significativa e, também, relevante na prática docente.The continuing education is essential in teaching activities, such as updating knowledge, improving methodologies and reflecting on practice, highlighting reflection on practice and developing changes through critical thinking of oneself and daily action for the solution problems and redirecting your practice. The Sequência Fedathi (Fedathi Sequence), developed to strengthen teaching action, supports the idea of a professional who is an investigator of his work environment, his classroom, his pedagogical action, the knowledge of his students. This text is the result of the Fedathi Project, a teaching proposal for the training of high school teachers, carried out in November-December 2018, by researchers from the Laboratório de Pesquisa Multimeios (Research Laboratory Multimeios) from the Faculty of Education of the Federal University of Ceará. The purpose of this article was to analyze the content of the speeches of 46 Mathematics teachers from public schools in continuing education through the perspective of the reflective teacher and the Fedathiana attitude/ stance. It was used as methodology the research centered on Content Analysis through the definition of categories later that allowed the identification of significant elements in the understanding of the teachers about the establishment of the proximity or the distance from the practice and theories that could subsidize the work of these teachers. As a result, we obtain the fact that the main recurring categories in the content of the teachers' speech were maturation, Pedagogy “hands off”, Mediation, Planning, Didactic time and Reflection on the practice. Teachers took some categories as possibilities for innovations in their practice, highlighting the challenges of implementation due to inflexibility of time, compliance with the curriculum and traditional routines active in the school environment. It is concluded that the exercise of teaching reflection, in a reflexive and Fedathiana attitude, is significant and relevant in teaching practice.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mendonça, Adriana FerreiraOliveira, Silvia Sales deBorges Neto, Hermínio2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Participanteapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1172510.3895/actio.v5n2.11725ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-192525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11725/7621Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:36Zoai:periodicos.utfpr:article/11725Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo Analysis of the content of the continuous formative teaching path through the proposals of the Fedathi sequence and the reflective teacher |
title |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo |
spellingShingle |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo Mendonça, Adriana Ferreira Educação; Ensino-aprendizagem Sequência Fedathi; Professor Reflexivo; Formação Continuada; Análise de Conteúdo Fedathi Sequence; Reflective Teacher; Continuing Education; Content Analysis |
title_short |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo |
title_full |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo |
title_fullStr |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo |
title_full_unstemmed |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo |
title_sort |
Análise de conteúdo do percurso formativo continuado docente mediante as propostas da sequência Fedathi e do professor reflexivo |
author |
Mendonça, Adriana Ferreira |
author_facet |
Mendonça, Adriana Ferreira Oliveira, Silvia Sales de Borges Neto, Hermínio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Silvia Sales de Borges Neto, Hermínio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Adriana Ferreira Oliveira, Silvia Sales de Borges Neto, Hermínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-aprendizagem Sequência Fedathi; Professor Reflexivo; Formação Continuada; Análise de Conteúdo Fedathi Sequence; Reflective Teacher; Continuing Education; Content Analysis |
topic |
Educação; Ensino-aprendizagem Sequência Fedathi; Professor Reflexivo; Formação Continuada; Análise de Conteúdo Fedathi Sequence; Reflective Teacher; Continuing Education; Content Analysis |
description |
A formação continuada é imprescindível na ação docente, como, por exemplo, na atualização de conhecimentos, no aperfeiçoamento de metodologias e na reflexão sobre a prática, destacando-se a reflexão sobre a própria prática e desenvolvendo mudanças por meio do pensamento crítico de si mesmo e da ação cotidiana, para a solução de problemas com que se depara e o redirecionamento da sua prática. A Sequência Fedathi (SF), desenvolvida para fortalecer a ação docente, sustenta a ideia de um profissional que seja investigador de seu ambiente de trabalho, de sua sala de aula, de sua ação pedagógica e do conhecimento de seus alunos. Este texto é resultado do Projeto Fedathi - proposta de ensino para formação de professores do Ensino Médio, realizado em novembro-dezembro de 2018, por pesquisadores do Laboratório de Pesquisas – denominado Multimeios – da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo deste artigo foi analisar o conteúdo das falas de 46 professores de Matemática da rede pública de ensino em formação continuada mediante as ópticas do professor reflexivo e da postura fedathiana. Foi utilizada como metodologia a pesquisa centrada na Análise de Conteúdo por meio da definição de categorias a posteriori que permitiram a identificação de elementos significativos no entendimento dos professores sobre o estabelecimento da proximidade ou do distanciamento da prática e de teorias que poderiam subsidiar o trabalho destes professores. Teve-se como resultado o fato de que as principais categorias recorrentes no conteúdo do discurso dos professores foram: Maturação, Pedagogia “mão no bolso”, Mediação, Planejamento, Tempo didático e Reflexão sobre a prática. Os docentes tomaram algumas categorias como possibilidades de inovações em sua prática, pontuando os desafios da implementação em decorrência da inflexibilidade de tempo, o cumprimento de currículos e de rotinas tradicionais ainda bem atuantes no ambiente escolar. Conclui-se que o exercício da Reflexão docente, numa atitude reflexiva e fedathiana, se constitui em elaboração significativa e, também, relevante na prática docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Participante |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11725 10.3895/actio.v5n2.11725 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11725 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v5n2.11725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11725/7621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v5n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985677533184 |