A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcos Fernando Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794
Resumo: O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas.
id UTFPR-13_5ce54e4ba898894a21d40793c83adf2c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10794
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertaçõesInitial teacher training in the federal institutes based on theses and dissertationsEducação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política EducacionalFormação Docente; Ensino de Ciências; Ensino SuperiorTeacher Training; Science Teaching; Higher EducationO presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas.The present qualitative research aims to present remarkable features linked to initial teacher training in the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Federal Institutes of Education, Science and Technology), herein defined as a new locus of teacher training. For this purpose, based on the CAPES Catalogue of Theses and Dissertations and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we carried out a state-of-the-art type of research on academic theses and dissertations which were under analysis, taking into consideration Content Analysis premises. Throughout the process, we presented and discussed a few of the organizational and pedagogical characteristics of Federal Institutes, highlighting their potential presented in this formative space and the challenges for the consolidation, with quality, of the teaching degrees offered. We have observed that such institutes, despite being recent, present a significant contribution to the teacher education field, but also, that they may still advance as long as their potentials are well-explored.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alves, Marcos Fernando SoaresMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraNeves, Marcos Cesar Danhoni2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoQualitativa; revisão bibliográfica; análise de conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1079410.3895/actio.v5n1.10794ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794/7292Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:40Zoai:periodicos.utfpr:article/10794Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:40Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
Initial teacher training in the federal institutes based on theses and dissertations
title A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
spellingShingle A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
Alves, Marcos Fernando Soares
Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional
Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior
Teacher Training; Science Teaching; Higher Education
title_short A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
title_full A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
title_fullStr A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
title_full_unstemmed A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
title_sort A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
author Alves, Marcos Fernando Soares
author_facet Alves, Marcos Fernando Soares
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcos Fernando Soares
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional
Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior
Teacher Training; Science Teaching; Higher Education
topic Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional
Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior
Teacher Training; Science Teaching; Higher Education
description O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Qualitativa; revisão bibliográfica; análise de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794
10.3895/actio.v5n1.10794
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794
identifier_str_mv 10.3895/actio.v5n1.10794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794/7292
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v5n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985532829696