A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794 |
Resumo: | O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas. |
id |
UTFPR-13_5ce54e4ba898894a21d40793c83adf2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10794 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertaçõesInitial teacher training in the federal institutes based on theses and dissertationsEducação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política EducacionalFormação Docente; Ensino de Ciências; Ensino SuperiorTeacher Training; Science Teaching; Higher EducationO presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas.The present qualitative research aims to present remarkable features linked to initial teacher training in the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Federal Institutes of Education, Science and Technology), herein defined as a new locus of teacher training. For this purpose, based on the CAPES Catalogue of Theses and Dissertations and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, we carried out a state-of-the-art type of research on academic theses and dissertations which were under analysis, taking into consideration Content Analysis premises. Throughout the process, we presented and discussed a few of the organizational and pedagogical characteristics of Federal Institutes, highlighting their potential presented in this formative space and the challenges for the consolidation, with quality, of the teaching degrees offered. We have observed that such institutes, despite being recent, present a significant contribution to the teacher education field, but also, that they may still advance as long as their potentials are well-explored.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alves, Marcos Fernando SoaresMagalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraNeves, Marcos Cesar Danhoni2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoQualitativa; revisão bibliográfica; análise de conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1079410.3895/actio.v5n1.10794ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794/7292Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:40Zoai:periodicos.utfpr:article/10794Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:40Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações Initial teacher training in the federal institutes based on theses and dissertations |
title |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
spellingShingle |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações Alves, Marcos Fernando Soares Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior Teacher Training; Science Teaching; Higher Education |
title_short |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_full |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_fullStr |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
title_sort |
A formação inicial de professores nos institutos federais de acordo com teses e dissertações |
author |
Alves, Marcos Fernando Soares |
author_facet |
Alves, Marcos Fernando Soares Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marcos Fernando Soares Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Neves, Marcos Cesar Danhoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior Teacher Training; Science Teaching; Higher Education |
topic |
Educação. Planejamento e Avaliação Educacional. Política Educacional Formação Docente; Ensino de Ciências; Ensino Superior Teacher Training; Science Teaching; Higher Education |
description |
O presente estudo, de natureza qualitativa, visa apresentar aspectos marcantes vinculados à formação inicial de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aqui definidos como novo lócus de formação docente. Para este propósito, por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, realizamos um estudo do tipo estado da arte em teses e dissertações acadêmicas que foram analisadas considerando os pressupostos da Análise de Conteúdo. Ao longo do trabalho, apresentamos e discutimos algumas características organizacionais e pedagógicas dos Institutos Federais, ressaltando as potencialidades apresentadas nesse espaço formativo e os desafios para a consolidação, com qualidade, dos cursos de licenciaturas ofertados. Notamos que tais instituições, apesar de recentes, apresentam significativa contribuição no campo da formação docente, mas que ainda podem avançar à medida que suas potencialidades sejam bem exploradas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Qualitativa; revisão bibliográfica; análise de conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794 10.3895/actio.v5n1.10794 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v5n1.10794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10794/7292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v5n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985532829696 |