Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Oliveira, Ana Beatriz, de Proença, Marcelo Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592
Resumo: O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Crítica Significativa (ACS) são evidenciados por alunos de graduação no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, foi desenvolvido um processo de formação com 23 acadêmicos de uma universidade pública paranaense. Primeiramente discutimos os 11 princípios do ASC e, posteriormente, trabalhamos no ensino do conteúdo de ponto crítico, Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem EAMvRP. Foi aplicado um questionário aos alunos para relacionar os princípios do ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior medida nas ações em sala de aula, principalmente na introdução do problema e no auxílio aos alunos na resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para promover os princípios da Aprendizagem Crítica Significativa, especialmente o princípio de não utilizar exclusivamente o quadro-negro. Contudo, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos alunos de graduação, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.
id UTFPR-13_74e36ce8bec8b55151bd6b790db37f59
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17592
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate studentsAprendizagem significativa crítica no ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas sob o olhar de licenciandosEnsinoConhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura.Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; GraduationO objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Crítica Significativa (ACS) são evidenciados por alunos de graduação no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, foi desenvolvido um processo de formação com 23 acadêmicos de uma universidade pública paranaense. Primeiramente discutimos os 11 princípios do ASC e, posteriormente, trabalhamos no ensino do conteúdo de ponto crítico, Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem EAMvRP. Foi aplicado um questionário aos alunos para relacionar os princípios do ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior medida nas ações em sala de aula, principalmente na introdução do problema e no auxílio aos alunos na resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para promover os princípios da Aprendizagem Crítica Significativa, especialmente o princípio de não utilizar exclusivamente o quadro-negro. Contudo, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos alunos de graduação, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) são evidenciados por licenciandos sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, um processo de formação foi desenvolvido com 23 acadêmicos de uma universidade pública do Paraná. Primeiro, discutimos sobre os 11 princípios da ASC e, posteriormente, trabalhamos o ensino do conteúdo de ponto crítico, do Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem do EAMvRP. Um questionário foi aplicado aos estudantes para relacionarem os princípios da ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior grau nas ações em sala de aula, sobretudo na introdução do problema e no auxílio aos alunos durante a resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para propiciar os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica, especialmente o princípio da não utilização exclusiva do quadro de giz. No entanto, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos licenciandos, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mendes, Luiz Otavio Rodriguesde Oliveira, Ana Beatrizde Proença, Marcelo Carlos2024-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Aplicadaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1759210.3895/actio.v9n1.17592ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-202525-892310.3895/actio.v9n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10119https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10120Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T22:25:23Zoai:periodicos.utfpr:article/17592Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2024-04-23T22:25:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
Aprendizagem significativa crítica no ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas sob o olhar de licenciandos
title Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
spellingShingle Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
Ensino
Conhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura.
Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; Graduation
title_short Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
title_full Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
title_fullStr Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
title_full_unstemmed Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
title_sort Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
author Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
author_facet Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
de Oliveira, Ana Beatriz
de Proença, Marcelo Carlos
author_role author
author2 de Oliveira, Ana Beatriz
de Proença, Marcelo Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Luiz Otavio Rodrigues
de Oliveira, Ana Beatriz
de Proença, Marcelo Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Conhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura.
Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; Graduation
topic Ensino
Conhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura.
Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; Graduation
description O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Crítica Significativa (ACS) são evidenciados por alunos de graduação no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, foi desenvolvido um processo de formação com 23 acadêmicos de uma universidade pública paranaense. Primeiramente discutimos os 11 princípios do ASC e, posteriormente, trabalhamos no ensino do conteúdo de ponto crítico, Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem EAMvRP. Foi aplicado um questionário aos alunos para relacionar os princípios do ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior medida nas ações em sala de aula, principalmente na introdução do problema e no auxílio aos alunos na resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para promover os princípios da Aprendizagem Crítica Significativa, especialmente o princípio de não utilizar exclusivamente o quadro-negro. Contudo, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos alunos de graduação, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Aplicada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592
10.3895/actio.v9n1.17592
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592
identifier_str_mv 10.3895/actio.v9n1.17592
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10119
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10120
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-20
ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-20
2525-8923
10.3895/actio.v9n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983243788288