Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Crítica Significativa (ACS) são evidenciados por alunos de graduação no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, foi desenvolvido um processo de formação com 23 acadêmicos de uma universidade pública paranaense. Primeiramente discutimos os 11 princípios do ASC e, posteriormente, trabalhamos no ensino do conteúdo de ponto crítico, Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem EAMvRP. Foi aplicado um questionário aos alunos para relacionar os princípios do ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior medida nas ações em sala de aula, principalmente na introdução do problema e no auxílio aos alunos na resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para promover os princípios da Aprendizagem Crítica Significativa, especialmente o princípio de não utilizar exclusivamente o quadro-negro. Contudo, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos alunos de graduação, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras. |
id |
UTFPR-13_74e36ce8bec8b55151bd6b790db37f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17592 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate studentsAprendizagem significativa crítica no ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas sob o olhar de licenciandosEnsinoConhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura.Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; GraduationO objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Crítica Significativa (ACS) são evidenciados por alunos de graduação no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, foi desenvolvido um processo de formação com 23 acadêmicos de uma universidade pública paranaense. Primeiramente discutimos os 11 princípios do ASC e, posteriormente, trabalhamos no ensino do conteúdo de ponto crítico, Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem EAMvRP. Foi aplicado um questionário aos alunos para relacionar os princípios do ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior medida nas ações em sala de aula, principalmente na introdução do problema e no auxílio aos alunos na resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para promover os princípios da Aprendizagem Crítica Significativa, especialmente o princípio de não utilizar exclusivamente o quadro-negro. Contudo, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos alunos de graduação, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) são evidenciados por licenciandos sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, um processo de formação foi desenvolvido com 23 acadêmicos de uma universidade pública do Paraná. Primeiro, discutimos sobre os 11 princípios da ASC e, posteriormente, trabalhamos o ensino do conteúdo de ponto crítico, do Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem do EAMvRP. Um questionário foi aplicado aos estudantes para relacionarem os princípios da ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior grau nas ações em sala de aula, sobretudo na introdução do problema e no auxílio aos alunos durante a resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para propiciar os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica, especialmente o princípio da não utilização exclusiva do quadro de giz. No entanto, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos licenciandos, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mendes, Luiz Otavio Rodriguesde Oliveira, Ana Beatrizde Proença, Marcelo Carlos2024-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Aplicadaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1759210.3895/actio.v9n1.17592ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-202525-892310.3895/actio.v9n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10119https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10120Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T22:25:23Zoai:periodicos.utfpr:article/17592Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2024-04-23T22:25:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students Aprendizagem significativa crítica no ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas sob o olhar de licenciandos |
title |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students |
spellingShingle |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students Mendes, Luiz Otavio Rodrigues Ensino Conhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura. Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; Graduation |
title_short |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students |
title_full |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students |
title_fullStr |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students |
title_full_unstemmed |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students |
title_sort |
Critical meaningful learning in mathematics teaching-learning via problem solving from the perspective of undergraduate students |
author |
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues |
author_facet |
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues de Oliveira, Ana Beatriz de Proença, Marcelo Carlos |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Ana Beatriz de Proença, Marcelo Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Luiz Otavio Rodrigues de Oliveira, Ana Beatriz de Proença, Marcelo Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Conhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura. Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; Graduation |
topic |
Ensino Conhecimento prévio; Problema como ponto de partida; David Ausubel; Matemática; Licenciatura. Prior knowledge; Problem as a starting point; David Ausubel; Mathematics; Graduation |
description |
O objetivo do artigo é analisar quais princípios da Aprendizagem Crítica Significativa (ACS) são evidenciados por alunos de graduação no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Para tanto, foi desenvolvido um processo de formação com 23 acadêmicos de uma universidade pública paranaense. Primeiramente discutimos os 11 princípios do ASC e, posteriormente, trabalhamos no ensino do conteúdo de ponto crítico, Cálculo Diferencial e Integral, na abordagem EAMvRP. Foi aplicado um questionário aos alunos para relacionar os princípios do ASC com as ações do EAMvRP. Os resultados revelam que os princípios foram evidenciados em maior medida nas ações em sala de aula, principalmente na introdução do problema e no auxílio aos alunos na resolução. A pesquisa revelou que o EAMvRP tem potencial para promover os princípios da Aprendizagem Crítica Significativa, especialmente o princípio de não utilizar exclusivamente o quadro-negro. Contudo, o princípio do conhecimento como linguagem não foi observado pelos alunos de graduação, indicando a necessidade de explorá-lo em pesquisas futuras. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592 10.3895/actio.v9n1.17592 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v9n1.17592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10119 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17592/10120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-20 ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-20 2525-8923 10.3895/actio.v9n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983243788288 |