O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial. |
id |
UTFPR-13_7fa016d28aaefe1c6f551140f162e7ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4741 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rosa, Paulo Ricardo da Silva2016-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/474110.3895/actio.v1n1.4741ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 51-69ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 51-692525-892310.3895/actio.v1n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741/3144Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:27Zoai:periodicos.utfpr:article/4741Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
spellingShingle |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
title_short |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_full |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
title_sort |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? |
author |
Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
author_facet |
Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
description |
Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 10.3895/actio.v1n1.4741 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.4741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741/3144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 51-69 ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 51-69 2525-8923 10.3895/actio.v1n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984361570304 |