O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Paulo Ricardo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741
Resumo: Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial.
id UTFPR-13_7fa016d28aaefe1c6f551140f162e7ad
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4741
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rosa, Paulo Ricardo da Silva2016-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/474110.3895/actio.v1n1.4741ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 51-69ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 51-692525-892310.3895/actio.v1n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741/3144Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:27Zoai:periodicos.utfpr:article/4741Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
Rosa, Paulo Ricardo da Silva
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
title_sort O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores?
author Rosa, Paulo Ricardo da Silva
author_facet Rosa, Paulo Ricardo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Paulo Ricardo da Silva
description Neste artigo, apresentamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a concepção de formação de professores que orienta sua implantação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, baseada na ideia que o docente se constrói, como sujeito epistemológico, na ação docente e que a escola deve ser um campo de formação. Baseada no tripé Reflexão – Ação – Reflexão Sobre a Ação, a estratégia de formação busca desenvolver nos acadêmicos a competência de refletir sobre sua ação, integrando esta reflexão ao processo formativo do futuro professor. Propomos o PIBID como um novo paradigma para a formação docente em cursos de formação inicial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741
10.3895/actio.v1n1.4741
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.4741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4741/3144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 1, n. 1 (2016); 51-69
ACTIO: Docência em Ciências; v. 1, n. 1 (2016); 51-69
2525-8923
10.3895/actio.v1n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984361570304