O texto dissertativo-argumentativo em sala de aula: um relato de experiência na residência pedagógica com o 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório, Cleverson Willian
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nogarotto, Pamela Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10822
Resumo: Este trabalho trata-se de um relato de experiência de ensino de Língua Portuguesa viabilizada pelo programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) desenvolvido por intermédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Por meio de uma sequência didática, baseada em Schneuly e Dolz (2004), além de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificação, temas atuais, parâmetros da situação sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de produção e reescrita do texto), a intervenção pedagógica focou o gênero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” levando em conta o público alvo: alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Curitiba que farão o ENEM 2019. A sequência didática se deu a partir da reflexão sobre temas atuais, em forma de debates e produções escritas, como o “Controle do comportamento do usuário pelo controle de dados“ (ENEM 2018), “legalização do porte/posse de armas” e a “‘uberização’ das relações de trabalho no século XXI”. Além da leitura de propostas e do estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, para a construção da argumentação, trabalhou-se ainda os Tipos de Argumento e Operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KÖCHE, 2013). Após uma produção diagnóstica, verificou-se uma deficiência entre os alunos no que tange a leitura e interpretação da proposta. Para suprir essa demanda, estratégias de leitura e identificação dos tipos de argumentos foram trabalhados com a turma. Em uma segunda produção, “A ‘Uberização’ das relações de trabalho”, notou-se ainda uma grande dificuldade na interpretação do conceito de uberização, além de uma deficiência notória no uso dos operadores argumentativos. Posteriormente, em uma aula dedicada aos operadores argumentativos e sua função na argumentação, os alunos refletiram sobre as produções e tiveram a chance de reescrevê-la.  O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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