O texto dissertativo-argumentativo em sala de aula: um relato de experiência na residência pedagógica com o 3º ano do ensino médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10822 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de um relato de experiência de ensino de Língua Portuguesa viabilizada pelo programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) desenvolvido por intermédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Por meio de uma sequência didática, baseada em Schneuly e Dolz (2004), além de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificação, temas atuais, parâmetros da situação sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de produção e reescrita do texto), a intervenção pedagógica focou o gênero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” levando em conta o público alvo: alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Curitiba que farão o ENEM 2019. A sequência didática se deu a partir da reflexão sobre temas atuais, em forma de debates e produções escritas, como o “Controle do comportamento do usuário pelo controle de dados“ (ENEM 2018), “legalização do porte/posse de armas” e a “‘uberização’ das relações de trabalho no século XXI”. Além da leitura de propostas e do estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, para a construção da argumentação, trabalhou-se ainda os Tipos de Argumento e Operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KÖCHE, 2013). Após uma produção diagnóstica, verificou-se uma deficiência entre os alunos no que tange a leitura e interpretação da proposta. Para suprir essa demanda, estratégias de leitura e identificação dos tipos de argumentos foram trabalhados com a turma. Em uma segunda produção, “A ‘Uberização’ das relações de trabalho”, notou-se ainda uma grande dificuldade na interpretação do conceito de uberização, além de uma deficiência notória no uso dos operadores argumentativos. Posteriormente, em uma aula dedicada aos operadores argumentativos e sua função na argumentação, os alunos refletiram sobre as produções e tiveram a chance de reescrevê-la. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. |
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O texto dissertativo-argumentativo em sala de aula: um relato de experiência na residência pedagógica com o 3º ano do ensino médioLingüística AplicadaResidência Pedagógica; Sequência didática; Texto dissertativo-argumentativo; Tipos de Argumento; Operadores argumentativos.Este trabalho trata-se de um relato de experiência de ensino de Língua Portuguesa viabilizada pelo programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) desenvolvido por intermédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Por meio de uma sequência didática, baseada em Schneuly e Dolz (2004), além de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificação, temas atuais, parâmetros da situação sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de produção e reescrita do texto), a intervenção pedagógica focou o gênero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” levando em conta o público alvo: alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Curitiba que farão o ENEM 2019. A sequência didática se deu a partir da reflexão sobre temas atuais, em forma de debates e produções escritas, como o “Controle do comportamento do usuário pelo controle de dados“ (ENEM 2018), “legalização do porte/posse de armas” e a “‘uberização’ das relações de trabalho no século XXI”. Além da leitura de propostas e do estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, para a construção da argumentação, trabalhou-se ainda os Tipos de Argumento e Operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KÖCHE, 2013). Após uma produção diagnóstica, verificou-se uma deficiência entre os alunos no que tange a leitura e interpretação da proposta. Para suprir essa demanda, estratégias de leitura e identificação dos tipos de argumentos foram trabalhados com a turma. Em uma segunda produção, “A ‘Uberização’ das relações de trabalho”, notou-se ainda uma grande dificuldade na interpretação do conceito de uberização, além de uma deficiência notória no uso dos operadores argumentativos. Posteriormente, em uma aula dedicada aos operadores argumentativos e sua função na argumentação, os alunos refletiram sobre as produções e tiveram a chance de reescrevê-la. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESHonório, Cleverson WillianNogarotto, Pamela Juliana2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesSequência Didaticaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1082210.3895/actio.v1n1.10822ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10822/6963Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:49Zoai:periodicos.utfpr:article/10822Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:49Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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