Ensaio à formação de licenciandos para retificar a prosperação de lições implícitas com visões indesejadas da natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osmar Henrique Moura da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo, Costa, Thiago Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17264
Resumo: Este estudo se insere na linha de pesquisa de formação de professores, com o objetivo de contribuir com uma proposta de instrução à disciplina intitulada “Evolução dos conceitos e teorias da física”, tradicionalmente presente na grade curricular de um curso de graduação em Física e pela qual se designam discussões das evoluções de conceitos científicos que se dão por contextos históricos desta Ciência. A proposta constitui-se num ensaio e defende basicamente a incorporação de dois momentos: 1) Inserção de referenciais epistemológicos justificacionistas e não justificacionistas acerca do desenvolvimento do conhecimento científico; 2) Inserção de trechos da história da ciência, selecionados para leitura, nos quais se estabelecem possibilidades epistemológicas interpretativas por meio desses referenciais pelos estudantes ao aprimoramento desejado via Avaliação Formativa. À viabilidade da proposta, apresenta-se uma seleção de alguns referenciais epistemológicos mediante um instrumento analítico exercitável em discussões da história da ciência, aplicando-a, a título de exemplo, num trecho histórico ora divulgado em jornal, caracterizando-se numa alternativa instrucional a fim de subsidiar a preparação dos então graduandos e futuros professores. São também estabelecidas algumas considerações dos limites e possibilidades desses instrumentos analíticos perante grande maioria de recursos educacionais da história da ciência, disponíveis do tipo textual, e que normalmente seguem elaborados sem intuitos filosóficos. Espera-se, portanto, contribuir à capacitação dos futuros professores para superarem comuns lições implícitas de uma visão indesejada da natureza da ciência, quando vierem a lecionar no Ensino Médio, preocupação esta que há tempos persiste na educação científica.
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A proposta constitui-se num ensaio e defende basicamente a incorporação de dois momentos: 1) Inserção de referenciais epistemológicos justificacionistas e não justificacionistas acerca do desenvolvimento do conhecimento científico; 2) Inserção de trechos da história da ciência, selecionados para leitura, nos quais se estabelecem possibilidades epistemológicas interpretativas por meio desses referenciais pelos estudantes ao aprimoramento desejado via Avaliação Formativa. À viabilidade da proposta, apresenta-se uma seleção de alguns referenciais epistemológicos mediante um instrumento analítico exercitável em discussões da história da ciência, aplicando-a, a título de exemplo, num trecho histórico ora divulgado em jornal, caracterizando-se numa alternativa instrucional a fim de subsidiar a preparação dos então graduandos e futuros professores. São também estabelecidas algumas considerações dos limites e possibilidades desses instrumentos analíticos perante grande maioria de recursos educacionais da história da ciência, disponíveis do tipo textual, e que normalmente seguem elaborados sem intuitos filosóficos. Espera-se, portanto, contribuir à capacitação dos futuros professores para superarem comuns lições implícitas de uma visão indesejada da natureza da ciência, quando vierem a lecionar no Ensino Médio, preocupação esta que há tempos persiste na educação científica.This study is part of the teacher training line of research, with the aim of contributing to a proposal for teaching the subject "Evolution of Concepts and Theories in Physics", which is traditionally present in the curriculum of an undergraduate course in Physics, and by which are designated discussions on the evolution of scientific concepts that take place in the historical contexts of this science. The proposal is an essay and basically advocates the inclusion of two moments: 1) the insertion of justificationist and non-justificationist epistemological references about the development of scientific knowledge; 2) the insertion of excerpts from the history of science, selected for reading, in which the interpretative epistemological possibilities are established through these references by the students to the desired improvement through formative assessment. For the viability of the proposal, a selection of some epistemological references is presented by means of an analytical tool that can be used in discussions of the history of science, applying it, by way of example, to a historical excerpt now published in a newspaper, characterizing it as an instructional alternative to support the preparation of then undergraduates and future teachers. Some reflections are also made on the limits and possibilities of these analytical tools compared to the vast majority of educational resources in the history of science, which are textual in nature and usually prepared without philosophical intent. It is expected, therefore, to contribute to the training of future teachers, in order to overcome the common implicit teaching of an undesirable view of the nature of science when they come to teach in secondary/ high schools, a problem that has persisted in science education for some time.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Osmar Henrique Moura daLaburú, Carlos EduardoCosta, Thiago Queiroz2024-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPESQUISAÇÃOapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1726410.3895/actio.v9n1.17264ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-192525-892310.3895/actio.v9n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17264/10146https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17264/10147https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17264/3225Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T22:25:23Zoai:periodicos.utfpr:article/17264Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2024-04-23T22:25:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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