O ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Camila Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Letícia Santos, Lauriano, Mariana Pereira, da Silva, Lana Bonfim, Corte, Viviana Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11490
Resumo: A formação inicial dos professores, exige um esforço reflexivo para que a organização institucional e pedagógica dos cursos de graduação, sobretudo das licenciaturas, oriente-se na simetria invertida desse profissional: quando se prepara para ser professor, este vive o papel de aluno. Isto posto, a formação inicial deve referenciar-se nas normativas legais e recomendações pedagógicas da Educação Básica. O ensino de assuntos convergentes ao tema Botânica esbarra na indisposição dos docentes, que em sua maioria sentem-se inaptos a ministrarem tais conteúdos. Trata-se de um ciclo vicioso: professores que tiveram formação insuficiente em botânica reproduzem o enfado exercício de se aprender sobre plantas. O presente artigo se debruça em questionamentos que derivam dessa problemática e objetivou a proposição de atividade investigativa, por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABPR) visando o aprofundamento de conceitos em Fisiologia Vegetal por ingressos do Curso de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o estudo é de base qualitativa, calcado em pesquisa-ação com aplicação de metodologia ativa no estudo de Nutrição Mineral. Os sujeitos da pesquisa compreendem estudantes da disciplina de Fisiologia Vegetal do 4º período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. A atividade se divide em duas etapas: produção de um modelo didático sobre Nutrição Mineral e; aplicação do modelo desenvolvido com as turmas subsequentes do curso. Pelo estudo proposto salienta-se que a opção por modelos didáticos, contribui para a ampliação dos conhecimentos prévios em conhecimentos científicos, dentro de uma lógica ativa e invertida de aprendizado: primeiro se experimenta, depois se teoriza. A experiência apresentada corrobora para um contra movimento que silencia e torna invisível a importância das plantas como componentes ativos dos sistemas biológicos e sociais, pelo anúncio de uma proposta metodológica ativa e investigativa. De que te serve aprender Botânica? parece um questionamento não restrito aos alunos da Educação Básica. Entretanto, distanciando-nos do pessimismo que nos confinam as denúncias, a Botânica certamente serve para compreender.
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spelling O ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?The teaching of botanic in the formation of biology teachers? Why is it urgent to change theory and practice?Educação/Ensino-AprendizagemEnsino Superior; Aprendizagem Ativa; Botânica.College education; Active learning; BotanicA formação inicial dos professores, exige um esforço reflexivo para que a organização institucional e pedagógica dos cursos de graduação, sobretudo das licenciaturas, oriente-se na simetria invertida desse profissional: quando se prepara para ser professor, este vive o papel de aluno. Isto posto, a formação inicial deve referenciar-se nas normativas legais e recomendações pedagógicas da Educação Básica. O ensino de assuntos convergentes ao tema Botânica esbarra na indisposição dos docentes, que em sua maioria sentem-se inaptos a ministrarem tais conteúdos. Trata-se de um ciclo vicioso: professores que tiveram formação insuficiente em botânica reproduzem o enfado exercício de se aprender sobre plantas. O presente artigo se debruça em questionamentos que derivam dessa problemática e objetivou a proposição de atividade investigativa, por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABPR) visando o aprofundamento de conceitos em Fisiologia Vegetal por ingressos do Curso de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o estudo é de base qualitativa, calcado em pesquisa-ação com aplicação de metodologia ativa no estudo de Nutrição Mineral. Os sujeitos da pesquisa compreendem estudantes da disciplina de Fisiologia Vegetal do 4º período do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. A atividade se divide em duas etapas: produção de um modelo didático sobre Nutrição Mineral e; aplicação do modelo desenvolvido com as turmas subsequentes do curso. Pelo estudo proposto salienta-se que a opção por modelos didáticos, contribui para a ampliação dos conhecimentos prévios em conhecimentos científicos, dentro de uma lógica ativa e invertida de aprendizado: primeiro se experimenta, depois se teoriza. A experiência apresentada corrobora para um contra movimento que silencia e torna invisível a importância das plantas como componentes ativos dos sistemas biológicos e sociais, pelo anúncio de uma proposta metodológica ativa e investigativa. De que te serve aprender Botânica? parece um questionamento não restrito aos alunos da Educação Básica. Entretanto, distanciando-nos do pessimismo que nos confinam as denúncias, a Botânica certamente serve para compreender.The teacher’s first formation, demands a reflexive reinforce so that the institutional and pedagogical organization of the majoring courses, over more masters, are guided in the twisted symmetry of this professional: when one is preparing to be a teacher, they live the role of a student. On that account, the first formation should have referenced in legal normative and pedagogical recommendations of Basic Education. The teaching of conversing subjects to the big theme Botanic gets by on the indisposition of teachers, that in the majority feel inadequate of teaching those subjects. It’s about a vicious cycle: teachers that had insufficient formation in Botanic reproduce the hard exercise of learning about plants. This study overturns in questionings that come from this problematic, aimed at proposing an investigative activity through Problem-based Learning (PBL) aiming to deepen of themes about Vegetal Physiology by entering in Biological Science major. In this sense, this study is based on qualitative approach, made by research-action with the application of active methodology in the study of Mineral Nutrition. The subjects of this study are composed by students of the subject Vegetal Physiology from the 4th period of the major Biological Science in the Federal University of Espirito Santo. The activity is divided in two steps: production of a teaching model about Mineral Nutrition, and; applying of the model developed with the classes ahead in the course. By the study proposed is highlighted that the option by teaching models, contribute for the expansion of previous knowledge into scientific knowledge, inside an active and inverted logical of learning: first, one experience, then theorizes. The experiment presented corroborates for an against movement that silence and make invisible the importance of plants as active components of biological and social systems, by the announcement of an active and investigative methodological proposal. What is the objective of learning Botanic?, seems to be a question non restrict only to Basic Education students. However, getting away from pessimism that confine us from complaints, Botanic is certainly serves to understand.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Santos, Camila ReisMoreira, Letícia SantosLauriano, Mariana Pereirada Silva, Lana BonfimCorte, Viviana Borges2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos OriginaisPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1149010.3895/actio.v6n1.11490ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-222525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11490/8235https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11490/1556Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:27Zoai:periodicos.utfpr:article/11490Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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