Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio das técnicas de lembrança estimulada e de conversa de aprendizagem, as memórias e experiências de crianças alguns meses após participarem de uma atividade de divulgação científica itinerante. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de dez crianças, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Elas foram expostas a cinco experimentos científicos adaptados do Espaço Ciência Interativa do IFRJ/Campus Mesquita. A interação foi registrada por meio fotográfico. Após cinco meses apresentamos as fotografias aos participantes e verificamos se, a partir da lembrança estimulada, os estudantes foram capazes de apresentar e verbalizar suas experiências durante a oficina. Cada lembrança foi classificada dentre um dos cinco tipos de conversa de aprendizagem: perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva. Nossos resultados mostraram que as atividades de divulgação científica realizadas por meio da oficina itinerante despertaram o interesse das crianças pelos assuntos abordados a partir de discussões sobre os experimentos e suas relações com o cotidiano e a vida da criança. |
id |
UTFPR-13_98c3ab233b50243588f26f0722783a17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14270 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimuladaMemories and experiences of children in itinerant scientific popularization activities through stimulated recall methodCiências Humanas e EducaçãoEducação não formal; Divulgação Científica; Ensino FundamentalNon-formal education; Scientific popularization; Elementary SchoolO presente artigo tem como objetivo analisar, por meio das técnicas de lembrança estimulada e de conversa de aprendizagem, as memórias e experiências de crianças alguns meses após participarem de uma atividade de divulgação científica itinerante. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de dez crianças, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Elas foram expostas a cinco experimentos científicos adaptados do Espaço Ciência Interativa do IFRJ/Campus Mesquita. A interação foi registrada por meio fotográfico. Após cinco meses apresentamos as fotografias aos participantes e verificamos se, a partir da lembrança estimulada, os estudantes foram capazes de apresentar e verbalizar suas experiências durante a oficina. Cada lembrança foi classificada dentre um dos cinco tipos de conversa de aprendizagem: perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva. Nossos resultados mostraram que as atividades de divulgação científica realizadas por meio da oficina itinerante despertaram o interesse das crianças pelos assuntos abordados a partir de discussões sobre os experimentos e suas relações com o cotidiano e a vida da criança.This article aims to analyze the memories and experiences of children, using the stimulated recall method and Learning Conversation a few months after participating in an itinerant scientific popularization activity. This qualitative research, was applied to a group of ten children, from the 4th, 5th grade, from the Escola Municipal Cruzeiro do Sul, in the municipality of Mesquita, in Baixada Fluminense, State of Rio de Janeiro. They were exposed to five scientific experiments adapted from the Espaço Ciência InterAtiva of the IFRJ / Campus Mesquita. This interaction was recorded by photographs. After five months, we presented the photographs to the participants and checked if the students were able to present and verbalize their experiences during the workshop using the stimulated recall method. Each memory was classified according to five types of conversation: perceptual, conceptual, connective, strategic and affective. Our results showed that the scientific popularization activities aroused the children's interest in the topics addressed through discussions about the experiments presented and their relationship with the daily life.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqGalhardi, ElizabethCarletti, ChrystianSouza, Raphael Argento deAlves, Gustavo Henrique Varela SaturninoPereira, Grazielle Rodrigues2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1427010.3895/actio.v6n2.14270ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-242525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270/8518https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2274https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2275https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2276Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/14270Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:26Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada Memories and experiences of children in itinerant scientific popularization activities through stimulated recall method |
title |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada |
spellingShingle |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada Galhardi, Elizabeth Ciências Humanas e Educação Educação não formal; Divulgação Científica; Ensino Fundamental Non-formal education; Scientific popularization; Elementary School |
title_short |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada |
title_full |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada |
title_fullStr |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada |
title_full_unstemmed |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada |
title_sort |
Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada |
author |
Galhardi, Elizabeth |
author_facet |
Galhardi, Elizabeth Carletti, Chrystian Souza, Raphael Argento de Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino Pereira, Grazielle Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Carletti, Chrystian Souza, Raphael Argento de Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino Pereira, Grazielle Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galhardi, Elizabeth Carletti, Chrystian Souza, Raphael Argento de Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino Pereira, Grazielle Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas e Educação Educação não formal; Divulgação Científica; Ensino Fundamental Non-formal education; Scientific popularization; Elementary School |
topic |
Ciências Humanas e Educação Educação não formal; Divulgação Científica; Ensino Fundamental Non-formal education; Scientific popularization; Elementary School |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio das técnicas de lembrança estimulada e de conversa de aprendizagem, as memórias e experiências de crianças alguns meses após participarem de uma atividade de divulgação científica itinerante. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de dez crianças, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Elas foram expostas a cinco experimentos científicos adaptados do Espaço Ciência Interativa do IFRJ/Campus Mesquita. A interação foi registrada por meio fotográfico. Após cinco meses apresentamos as fotografias aos participantes e verificamos se, a partir da lembrança estimulada, os estudantes foram capazes de apresentar e verbalizar suas experiências durante a oficina. Cada lembrança foi classificada dentre um dos cinco tipos de conversa de aprendizagem: perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva. Nossos resultados mostraram que as atividades de divulgação científica realizadas por meio da oficina itinerante despertaram o interesse das crianças pelos assuntos abordados a partir de discussões sobre os experimentos e suas relações com o cotidiano e a vida da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270 10.3895/actio.v6n2.14270 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.14270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270/8518 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2274 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2275 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-24 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985509761024 |