Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhardi, Elizabeth
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carletti, Chrystian, Souza, Raphael Argento de, Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino, Pereira, Grazielle Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio das técnicas de lembrança estimulada e de conversa de aprendizagem, as memórias e experiências de crianças alguns meses após participarem de uma atividade de divulgação científica itinerante. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de dez crianças, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Elas foram expostas a cinco experimentos científicos adaptados do Espaço Ciência Interativa do IFRJ/Campus Mesquita. A interação foi registrada por meio fotográfico. Após cinco meses apresentamos as fotografias aos participantes e verificamos se, a partir da lembrança estimulada, os estudantes foram capazes de apresentar e verbalizar suas experiências durante a oficina. Cada lembrança foi classificada dentre um dos cinco tipos de conversa de aprendizagem: perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva. Nossos resultados mostraram que as atividades de divulgação científica realizadas por meio da oficina itinerante despertaram o interesse das crianças pelos assuntos abordados a partir de discussões sobre os experimentos e suas relações com o cotidiano e a vida da criança.
id UTFPR-13_98c3ab233b50243588f26f0722783a17
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14270
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimuladaMemories and experiences of children in itinerant scientific popularization activities through stimulated recall methodCiências Humanas e EducaçãoEducação não formal; Divulgação Científica; Ensino FundamentalNon-formal education; Scientific popularization; Elementary SchoolO presente artigo tem como objetivo analisar, por meio das técnicas de lembrança estimulada e de conversa de aprendizagem, as memórias e experiências de crianças alguns meses após participarem de uma atividade de divulgação científica itinerante. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de dez crianças, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Elas foram expostas a cinco experimentos científicos adaptados do Espaço Ciência Interativa do IFRJ/Campus Mesquita. A interação foi registrada por meio fotográfico. Após cinco meses apresentamos as fotografias aos participantes e verificamos se, a partir da lembrança estimulada, os estudantes foram capazes de apresentar e verbalizar suas experiências durante a oficina. Cada lembrança foi classificada dentre um dos cinco tipos de conversa de aprendizagem: perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva. Nossos resultados mostraram que as atividades de divulgação científica realizadas por meio da oficina itinerante despertaram o interesse das crianças pelos assuntos abordados a partir de discussões sobre os experimentos e suas relações com o cotidiano e a vida da criança.This article aims to analyze the memories and experiences of children, using the stimulated recall method and Learning Conversation a few months after participating in an itinerant scientific popularization activity. This qualitative research, was applied to a group of ten children, from the 4th, 5th grade, from the Escola Municipal Cruzeiro do Sul, in the municipality of Mesquita, in Baixada Fluminense, State of Rio de Janeiro. They were exposed to five scientific experiments adapted from the Espaço Ciência InterAtiva of the IFRJ / Campus Mesquita. This interaction was recorded by photographs. After five months, we presented the photographs to the participants and checked if the students were able to present and verbalize their experiences during the workshop using the stimulated recall method. Each memory was classified according to five types of conversation: perceptual, conceptual, connective, strategic and affective. Our results showed that the scientific popularization activities aroused the children's interest in the topics addressed through discussions about the experiments presented and their relationship with the daily life.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqGalhardi, ElizabethCarletti, ChrystianSouza, Raphael Argento deAlves, Gustavo Henrique Varela SaturninoPereira, Grazielle Rodrigues2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1427010.3895/actio.v6n2.14270ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-242525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270/8518https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2274https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2275https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2276Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:26Zoai:periodicos.utfpr:article/14270Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:26Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
Memories and experiences of children in itinerant scientific popularization activities through stimulated recall method
title Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
spellingShingle Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
Galhardi, Elizabeth
Ciências Humanas e Educação
Educação não formal; Divulgação Científica; Ensino Fundamental
Non-formal education; Scientific popularization; Elementary School
title_short Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
title_full Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
title_fullStr Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
title_full_unstemmed Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
title_sort Memórias e experiências de crianças em atividades de divulgação científica itinerante por meio da lembrança estimulada
author Galhardi, Elizabeth
author_facet Galhardi, Elizabeth
Carletti, Chrystian
Souza, Raphael Argento de
Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino
Pereira, Grazielle Rodrigues
author_role author
author2 Carletti, Chrystian
Souza, Raphael Argento de
Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino
Pereira, Grazielle Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq

dc.contributor.author.fl_str_mv Galhardi, Elizabeth
Carletti, Chrystian
Souza, Raphael Argento de
Alves, Gustavo Henrique Varela Saturnino
Pereira, Grazielle Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas e Educação
Educação não formal; Divulgação Científica; Ensino Fundamental
Non-formal education; Scientific popularization; Elementary School
topic Ciências Humanas e Educação
Educação não formal; Divulgação Científica; Ensino Fundamental
Non-formal education; Scientific popularization; Elementary School
description O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio das técnicas de lembrança estimulada e de conversa de aprendizagem, as memórias e experiências de crianças alguns meses após participarem de uma atividade de divulgação científica itinerante. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de dez crianças, do 4º e 5º anos, da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, do município de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Elas foram expostas a cinco experimentos científicos adaptados do Espaço Ciência Interativa do IFRJ/Campus Mesquita. A interação foi registrada por meio fotográfico. Após cinco meses apresentamos as fotografias aos participantes e verificamos se, a partir da lembrança estimulada, os estudantes foram capazes de apresentar e verbalizar suas experiências durante a oficina. Cada lembrança foi classificada dentre um dos cinco tipos de conversa de aprendizagem: perceptiva, conceitual, conectiva, estratégica e afetiva. Nossos resultados mostraram que as atividades de divulgação científica realizadas por meio da oficina itinerante despertaram o interesse das crianças pelos assuntos abordados a partir de discussões sobre os experimentos e suas relações com o cotidiano e a vida da criança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270
10.3895/actio.v6n2.14270
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.14270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14270/8518
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2274
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2275
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14270/2276
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985509761024