Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marcos Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, Rita de Cássia Pereira, Maluf, Vitérico Jabur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594
Resumo: O projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola.
id UTFPR-13_9a6414c2d568f32f9f5f638ce82c1902
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16594
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básicaElements mobilized by the teacher during guidance of scientific initiation projects in basic educationCiências Humanas; Educação; Ensino-AprendizagemEnsino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do ProfessorTeaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledgeO projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola.The project "Scientific Initiation Exhibition in the Pantanal" has been developed since 2012 by the Center of Education and Research in Sciences and Mathematics from the State University of Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), in partnership with the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT) and the Municipal Department of Education located in Cáceres/MT/Brazil, receiving financial support from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). The aim of the project is to stimulate an investigative attitude in the education of basic level students in order to broaden their understanding and interest in Science. The objective of this research was to investigate which elements basic education teachers consider necessary for supervising scientific initiation projects in the Exhibition. The participants were 43 supervisor teachers and data were collected through questionnaires applied in 2018, 2019 and 2022. For data compilation and analysis, extracts from the answers were gathered in a search for expressions about teachers’ perceptions of teaching and how to guide students to investigate. These extracts were then grouped and organized into themes, in a reduction movement guided by researchers’ questioning, which led to the convergences that constituted the elements: (1) mobilized by teachers in the investigation teaching and (2) related to the necessary structure for this teaching. After analyzing the data, we concluded that for the teachers, among the elements that should be mobilized for knowing/learning to teach investigation, are the guidance activity, scientific activity, and support from the school.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Borges, Marcos FranciscoBorges, Rita de Cássia PereiraMaluf, Vitérico Jabur2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1659410.3895/actio.v8n2.16594ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-172525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594/9663https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2975https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2976https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2977https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2978https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2979https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2980https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2981https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3164https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3165Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16594Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
Elements mobilized by the teacher during guidance of scientific initiation projects in basic education
title Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
spellingShingle Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
Borges, Marcos Francisco
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem
Ensino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do Professor
Teaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledge
title_short Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
title_full Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
title_fullStr Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
title_full_unstemmed Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
title_sort Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
author Borges, Marcos Francisco
author_facet Borges, Marcos Francisco
Borges, Rita de Cássia Pereira
Maluf, Vitérico Jabur
author_role author
author2 Borges, Rita de Cássia Pereira
Maluf, Vitérico Jabur
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marcos Francisco
Borges, Rita de Cássia Pereira
Maluf, Vitérico Jabur
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem
Ensino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do Professor
Teaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledge
topic Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem
Ensino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do Professor
Teaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledge
description O projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594
10.3895/actio.v8n2.16594
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n2.16594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594/9663
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2975
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2976
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2977
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2978
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2979
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2980
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2981
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3164
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3165
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-17
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-17
2525-8923
10.3895/actio.v8n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983104327680