Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594 |
Resumo: | O projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola. |
id |
UTFPR-13_9a6414c2d568f32f9f5f638ce82c1902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/16594 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básicaElements mobilized by the teacher during guidance of scientific initiation projects in basic educationCiências Humanas; Educação; Ensino-AprendizagemEnsino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do ProfessorTeaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledgeO projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola.The project "Scientific Initiation Exhibition in the Pantanal" has been developed since 2012 by the Center of Education and Research in Sciences and Mathematics from the State University of Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), in partnership with the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT) and the Municipal Department of Education located in Cáceres/MT/Brazil, receiving financial support from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). The aim of the project is to stimulate an investigative attitude in the education of basic level students in order to broaden their understanding and interest in Science. The objective of this research was to investigate which elements basic education teachers consider necessary for supervising scientific initiation projects in the Exhibition. The participants were 43 supervisor teachers and data were collected through questionnaires applied in 2018, 2019 and 2022. For data compilation and analysis, extracts from the answers were gathered in a search for expressions about teachers’ perceptions of teaching and how to guide students to investigate. These extracts were then grouped and organized into themes, in a reduction movement guided by researchers’ questioning, which led to the convergences that constituted the elements: (1) mobilized by teachers in the investigation teaching and (2) related to the necessary structure for this teaching. After analyzing the data, we concluded that for the teachers, among the elements that should be mobilized for knowing/learning to teach investigation, are the guidance activity, scientific activity, and support from the school.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Borges, Marcos FranciscoBorges, Rita de Cássia PereiraMaluf, Vitérico Jabur2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1659410.3895/actio.v8n2.16594ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-172525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594/9663https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2975https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2976https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2977https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2978https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2979https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2980https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2981https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3164https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3165Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16594Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica Elements mobilized by the teacher during guidance of scientific initiation projects in basic education |
title |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica |
spellingShingle |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica Borges, Marcos Francisco Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem Ensino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do Professor Teaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledge |
title_short |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica |
title_full |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica |
title_fullStr |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica |
title_full_unstemmed |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica |
title_sort |
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica |
author |
Borges, Marcos Francisco |
author_facet |
Borges, Marcos Francisco Borges, Rita de Cássia Pereira Maluf, Vitérico Jabur |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Rita de Cássia Pereira Maluf, Vitérico Jabur |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Marcos Francisco Borges, Rita de Cássia Pereira Maluf, Vitérico Jabur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem Ensino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do Professor Teaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledge |
topic |
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem Ensino por investigação; Feira de Ciência; Educação Básica. Saber do Professor Teaching by investigation; Science fair; Basic education; Teacher knowledge |
description |
O projeto “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e com a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil, e conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar a sua compreensão e interesse pela Ciência. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os elementos que o(a) professor(a) da educação básica entende serem necessários para a orientação de trabalhos de iniciação científica na Mostra. Os participantes da pesquisa foram 43 professore(a)s orientadore(a)s; e a produção de dados ocorreu por meio de questionário, aplicados nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para a constituição e a análise dos dados, retiramos extratos das respostas, na busca de expressões sobre as percepções do professor(a) quanto ao ensino e à orientação do aluno na atividade de investigação. Agrupados e articulados em temas, esses extratos configuram um movimento de redução guiado pela nossa interrogação enquanto pesquisadores, chegando, assim, às convergências, que indicam os elementos: (1) mobilizados pelo professor(a) no ensino da investigação e (2) relacionados à estrutura necessária para esse ensino. Após a análise dos dados, pudemos concluir que, para os professore(a)s, entre os elementos que devem ser mobilizados para saber/aprender a ensinar a investigar, estão a atividade de orientação, a atividade científica e o apoio da escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594 10.3895/actio.v8n2.16594 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n2.16594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16594/9663 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2975 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2976 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2977 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2978 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2979 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2980 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/2981 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3164 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16594/3165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-17 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-17 2525-8923 10.3895/actio.v8n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983104327680 |