Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuindt, Cláudia Celeste
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Matos, Clarianna Ferreira, da Silva, Camila Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773
Resumo: O presente trabalho analisa as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, na perspectiva de alunos surdos inseridos em uma escola regular na rede estadual de ensino, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo Estudo de Caso. Com o aporte bibliográfico que fundamenta a Educação Inclusiva e tendo a observação como um instrumento fundamental para a constituição de dados foram acompanhadas 20 aulas de Química, ao longo de 12 semanas. Um questionário foi aplicado junto aos oito estudantes surdos de uma turma, para diagnóstico de perfil dos sujeitos de pesquisa e seleção dos educandos que participariam da etapa posterior, contemplando uma entrevista. Assim, três alunos – que atendiam aos critérios estabelecidos: possuir surdez total, não utilizar aparelho auditivo, compreender ao menos parcialmente a Língua Portuguesa – participaram da entrevista estruturada com o intuito de identificar quais eram as suas percepções e dificuldades na disciplina escolar em questão. Os resultados revelaram que o maior obstáculo de aprendizagem em Química é a diferença linguística, seguida da falta de conhecimento de LIBRAS pelo professor, da dificuldade na compreensão de sinais de terminologias químicas já existentes ou na criação de novos sinais, a não formação acadêmica específica dos intérpretes e a ausência de materiais didáticos em LIBRAS e de metodologias que façam uso de imagens como recursos didáticos. Assim, sinalizamos a importância de aprimorar os materiais e metodologias de ensino que atendam as particularidades de uma classe de inclusão, conhecendo as necessidades apontadas pelos próprios educandos surdos.
id UTFPR-13_9be9f58723e94515adbc63f9a330f297
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6773
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação EspecialDificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de químicaO presente trabalho analisa as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, na perspectiva de alunos surdos inseridos em uma escola regular na rede estadual de ensino, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo Estudo de Caso. Com o aporte bibliográfico que fundamenta a Educação Inclusiva e tendo a observação como um instrumento fundamental para a constituição de dados foram acompanhadas 20 aulas de Química, ao longo de 12 semanas. Um questionário foi aplicado junto aos oito estudantes surdos de uma turma, para diagnóstico de perfil dos sujeitos de pesquisa e seleção dos educandos que participariam da etapa posterior, contemplando uma entrevista. Assim, três alunos – que atendiam aos critérios estabelecidos: possuir surdez total, não utilizar aparelho auditivo, compreender ao menos parcialmente a Língua Portuguesa – participaram da entrevista estruturada com o intuito de identificar quais eram as suas percepções e dificuldades na disciplina escolar em questão. Os resultados revelaram que o maior obstáculo de aprendizagem em Química é a diferença linguística, seguida da falta de conhecimento de LIBRAS pelo professor, da dificuldade na compreensão de sinais de terminologias químicas já existentes ou na criação de novos sinais, a não formação acadêmica específica dos intérpretes e a ausência de materiais didáticos em LIBRAS e de metodologias que façam uso de imagens como recursos didáticos. Assim, sinalizamos a importância de aprimorar os materiais e metodologias de ensino que atendam as particularidades de uma classe de inclusão, conhecendo as necessidades apontadas pelos próprios educandos surdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schuindt, Cláudia Celestede Matos, Clarianna Ferreirada Silva, Camila Silveira2017-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa qualitativa do tipo Estudo de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677310.3895/actio.v2n1.6773ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 282-303ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 282-3032525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773/4367Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:23Zoai:periodicos.utfpr:article/6773Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
title Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
spellingShingle Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
Schuindt, Cláudia Celeste
7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação Especial
Dificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de química
title_short Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
title_full Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
title_fullStr Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
title_full_unstemmed Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
title_sort Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
author Schuindt, Cláudia Celeste
author_facet Schuindt, Cláudia Celeste
de Matos, Clarianna Ferreira
da Silva, Camila Silveira
author_role author
author2 de Matos, Clarianna Ferreira
da Silva, Camila Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuindt, Cláudia Celeste
de Matos, Clarianna Ferreira
da Silva, Camila Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação Especial
Dificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de química
topic 7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação Especial
Dificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de química
description O presente trabalho analisa as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, na perspectiva de alunos surdos inseridos em uma escola regular na rede estadual de ensino, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo Estudo de Caso. Com o aporte bibliográfico que fundamenta a Educação Inclusiva e tendo a observação como um instrumento fundamental para a constituição de dados foram acompanhadas 20 aulas de Química, ao longo de 12 semanas. Um questionário foi aplicado junto aos oito estudantes surdos de uma turma, para diagnóstico de perfil dos sujeitos de pesquisa e seleção dos educandos que participariam da etapa posterior, contemplando uma entrevista. Assim, três alunos – que atendiam aos critérios estabelecidos: possuir surdez total, não utilizar aparelho auditivo, compreender ao menos parcialmente a Língua Portuguesa – participaram da entrevista estruturada com o intuito de identificar quais eram as suas percepções e dificuldades na disciplina escolar em questão. Os resultados revelaram que o maior obstáculo de aprendizagem em Química é a diferença linguística, seguida da falta de conhecimento de LIBRAS pelo professor, da dificuldade na compreensão de sinais de terminologias químicas já existentes ou na criação de novos sinais, a não formação acadêmica específica dos intérpretes e a ausência de materiais didáticos em LIBRAS e de metodologias que façam uso de imagens como recursos didáticos. Assim, sinalizamos a importância de aprimorar os materiais e metodologias de ensino que atendam as particularidades de uma classe de inclusão, conhecendo as necessidades apontadas pelos próprios educandos surdos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773
10.3895/actio.v2n1.6773
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773/4367
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 282-303
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 282-303
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985505566720