Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773 |
Resumo: | O presente trabalho analisa as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, na perspectiva de alunos surdos inseridos em uma escola regular na rede estadual de ensino, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo Estudo de Caso. Com o aporte bibliográfico que fundamenta a Educação Inclusiva e tendo a observação como um instrumento fundamental para a constituição de dados foram acompanhadas 20 aulas de Química, ao longo de 12 semanas. Um questionário foi aplicado junto aos oito estudantes surdos de uma turma, para diagnóstico de perfil dos sujeitos de pesquisa e seleção dos educandos que participariam da etapa posterior, contemplando uma entrevista. Assim, três alunos – que atendiam aos critérios estabelecidos: possuir surdez total, não utilizar aparelho auditivo, compreender ao menos parcialmente a Língua Portuguesa – participaram da entrevista estruturada com o intuito de identificar quais eram as suas percepções e dificuldades na disciplina escolar em questão. Os resultados revelaram que o maior obstáculo de aprendizagem em Química é a diferença linguística, seguida da falta de conhecimento de LIBRAS pelo professor, da dificuldade na compreensão de sinais de terminologias químicas já existentes ou na criação de novos sinais, a não formação acadêmica específica dos intérpretes e a ausência de materiais didáticos em LIBRAS e de metodologias que façam uso de imagens como recursos didáticos. Assim, sinalizamos a importância de aprimorar os materiais e metodologias de ensino que atendam as particularidades de uma classe de inclusão, conhecendo as necessidades apontadas pelos próprios educandos surdos. |
id |
UTFPR-13_9be9f58723e94515adbc63f9a330f297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6773 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação EspecialDificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de químicaO presente trabalho analisa as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, na perspectiva de alunos surdos inseridos em uma escola regular na rede estadual de ensino, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo Estudo de Caso. Com o aporte bibliográfico que fundamenta a Educação Inclusiva e tendo a observação como um instrumento fundamental para a constituição de dados foram acompanhadas 20 aulas de Química, ao longo de 12 semanas. Um questionário foi aplicado junto aos oito estudantes surdos de uma turma, para diagnóstico de perfil dos sujeitos de pesquisa e seleção dos educandos que participariam da etapa posterior, contemplando uma entrevista. Assim, três alunos – que atendiam aos critérios estabelecidos: possuir surdez total, não utilizar aparelho auditivo, compreender ao menos parcialmente a Língua Portuguesa – participaram da entrevista estruturada com o intuito de identificar quais eram as suas percepções e dificuldades na disciplina escolar em questão. Os resultados revelaram que o maior obstáculo de aprendizagem em Química é a diferença linguística, seguida da falta de conhecimento de LIBRAS pelo professor, da dificuldade na compreensão de sinais de terminologias químicas já existentes ou na criação de novos sinais, a não formação acadêmica específica dos intérpretes e a ausência de materiais didáticos em LIBRAS e de metodologias que façam uso de imagens como recursos didáticos. Assim, sinalizamos a importância de aprimorar os materiais e metodologias de ensino que atendam as particularidades de uma classe de inclusão, conhecendo as necessidades apontadas pelos próprios educandos surdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schuindt, Cláudia Celestede Matos, Clarianna Ferreirada Silva, Camila Silveira2017-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa qualitativa do tipo Estudo de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677310.3895/actio.v2n1.6773ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 282-303ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 282-3032525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773/4367Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:23Zoai:periodicos.utfpr:article/6773Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
title |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
spellingShingle |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química Schuindt, Cláudia Celeste 7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação Especial Dificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de química |
title_short |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
title_full |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
title_fullStr |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
title_sort |
Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de química |
author |
Schuindt, Cláudia Celeste |
author_facet |
Schuindt, Cláudia Celeste de Matos, Clarianna Ferreira da Silva, Camila Silveira |
author_role |
author |
author2 |
de Matos, Clarianna Ferreira da Silva, Camila Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuindt, Cláudia Celeste de Matos, Clarianna Ferreira da Silva, Camila Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação Especial Dificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de química |
topic |
7.08.00.00-6 Educação 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação 7.08.07.05-1 Educação Especial Dificuldades de aprendizagem; Química; Alunos surdos; Ensino de química |
description |
O presente trabalho analisa as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química, na perspectiva de alunos surdos inseridos em uma escola regular na rede estadual de ensino, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo Estudo de Caso. Com o aporte bibliográfico que fundamenta a Educação Inclusiva e tendo a observação como um instrumento fundamental para a constituição de dados foram acompanhadas 20 aulas de Química, ao longo de 12 semanas. Um questionário foi aplicado junto aos oito estudantes surdos de uma turma, para diagnóstico de perfil dos sujeitos de pesquisa e seleção dos educandos que participariam da etapa posterior, contemplando uma entrevista. Assim, três alunos – que atendiam aos critérios estabelecidos: possuir surdez total, não utilizar aparelho auditivo, compreender ao menos parcialmente a Língua Portuguesa – participaram da entrevista estruturada com o intuito de identificar quais eram as suas percepções e dificuldades na disciplina escolar em questão. Os resultados revelaram que o maior obstáculo de aprendizagem em Química é a diferença linguística, seguida da falta de conhecimento de LIBRAS pelo professor, da dificuldade na compreensão de sinais de terminologias químicas já existentes ou na criação de novos sinais, a não formação acadêmica específica dos intérpretes e a ausência de materiais didáticos em LIBRAS e de metodologias que façam uso de imagens como recursos didáticos. Assim, sinalizamos a importância de aprimorar os materiais e metodologias de ensino que atendam as particularidades de uma classe de inclusão, conhecendo as necessidades apontadas pelos próprios educandos surdos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773 10.3895/actio.v2n1.6773 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6773/4367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 282-303 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 282-303 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985505566720 |