Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 |
Resumo: | Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional. |
id |
UTFPR-13_a2f27fc41a929c46afa28b596b0b0d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10865 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciênciaMatemática; Robótica.Robótica; Investigação; Multidisplinaridade; Matemática; Passeio Pedagógico.Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ Programa Residência Pedagógica)Morais, Keith Gabriella FlenikAlbon, Alfred James DiasBorgo, Leonardo AntonioAksenen, Elisângela ZarpelonBanin, Edna Sakonde Oliveira, Luciana Schreiner2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1086510.3895/actio.v1n1.10865ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865/6972Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:52Zoai:periodicos.utfpr:article/10865Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:52Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
spellingShingle |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência Morais, Keith Gabriella Flenik Matemática; Robótica. Robótica; Investigação; Multidisplinaridade; Matemática; Passeio Pedagógico. |
title_short |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_full |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_fullStr |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_full_unstemmed |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
title_sort |
Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência |
author |
Morais, Keith Gabriella Flenik |
author_facet |
Morais, Keith Gabriella Flenik Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner |
author_role |
author |
author2 |
Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ Programa Residência Pedagógica) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Keith Gabriella Flenik Albon, Alfred James Dias Borgo, Leonardo Antonio Aksenen, Elisângela Zarpelon Banin, Edna Sakon de Oliveira, Luciana Schreiner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática; Robótica. Robótica; Investigação; Multidisplinaridade; Matemática; Passeio Pedagógico. |
topic |
Matemática; Robótica. Robótica; Investigação; Multidisplinaridade; Matemática; Passeio Pedagógico. |
description |
Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagógicos de matemática com duas turmas de sétimos anos, A e B, na escola de robótica Robot! Education. O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mês de abril, quando trabalharam programação no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram à escola de robótica Robot! Education, localizada no bairro Água Verde, como Intervenção Pedagógica, atividade componente do Residência Pedagógica. O objetivo era despertar interesse pela matemática com a robótica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRÍCIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instruções e a organização foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robô, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram três principais etapas: (i) investigação do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robôs. O primeiro passeio foi com a turma 7º ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robô quando a direção era constante e a potência variava e vice-versa. Desbravá-lo era importante, pois o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham três opções de armadura para a montagem: a rampa, a pá ou o martelo; modelos disponíveis pela própria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robô. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7º ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e não tão rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles não precisaram seguir um roteiro específico como a residente havia passado à turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraída a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversão e conhecimento, oportunizou a aproximação dos estudantes à tecnologia, à investigação nas áreas das ciências, o contato com a programação por blocos, a criatividade, a aplicação de conteúdos matemáticos (como conjunto dos números inteiros, sequência e lógica matemática) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes à outras áreas de estudo e profissão como as de engenharias, física, matemática e design, componentes da Robótica. Dessa maneira, nesta Intervenção Pedagógica, as crianças aprenderam matemática brincando, tiveram formação cidadã ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciência como carreira profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 10.3895/actio.v1n1.10865 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10865/6972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985038950400 |