Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6825 |
Resumo: | O tema Meio Ambiente, cada vez mais é pauta de discussões, uma vez que a maioria dos problemas ambientais estão relacionados ao desenvolvimento científico-tecnológico. Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições trazidas pelos principais referenciais teóricos quanto a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o conceito Química Verde (QV), para o ensino de química, por meio de uma revisão bibliográfica. Discute-se que a abordagem CTS, quando inserida no ensino de Química, pode proporcionar maior significado aos conteúdos, desenvolvendo a criticidade perante o desenvolvimento científico-tecnológico no contexto social. A QV, além de trazer nos seus princípios potenciais contribuições para minimizar os problemas ambientais, também oportuniza aos estudantes a criticidade, os tornando capazes de se posicionarem frente aos problemas relativos ao meio ambiente. A perspectiva ampliada neste estudo, busca a compreensão da relação que a abordagem CTS e o conceito QV podem ter quando abordado o tema Meio Ambiente. |
id |
UTFPR-13_af3f289301e8b2f1aefbd19c1b505aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6825 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de químicaEnsino, EnsinoMeio ambiente; CTS; Química Verde; Ensino de Química.O tema Meio Ambiente, cada vez mais é pauta de discussões, uma vez que a maioria dos problemas ambientais estão relacionados ao desenvolvimento científico-tecnológico. Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições trazidas pelos principais referenciais teóricos quanto a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o conceito Química Verde (QV), para o ensino de química, por meio de uma revisão bibliográfica. Discute-se que a abordagem CTS, quando inserida no ensino de Química, pode proporcionar maior significado aos conteúdos, desenvolvendo a criticidade perante o desenvolvimento científico-tecnológico no contexto social. A QV, além de trazer nos seus princípios potenciais contribuições para minimizar os problemas ambientais, também oportuniza aos estudantes a criticidade, os tornando capazes de se posicionarem frente aos problemas relativos ao meio ambiente. A perspectiva ampliada neste estudo, busca a compreensão da relação que a abordagem CTS e o conceito QV podem ter quando abordado o tema Meio Ambiente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moreira, Amanda MagagninAires, Joanez Aires AparecidaLorenzetti, Leonir2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/682510.3895/actio.v2n2.6825ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 193-210ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 193-2102525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6825/4537Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:18Zoai:periodicos.utfpr:article/6825Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:18Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
title |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
spellingShingle |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química Moreira, Amanda Magagnin Ensino, Ensino Meio ambiente; CTS; Química Verde; Ensino de Química. |
title_short |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
title_full |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
title_fullStr |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
title_sort |
Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química |
author |
Moreira, Amanda Magagnin |
author_facet |
Moreira, Amanda Magagnin Aires, Joanez Aires Aparecida Lorenzetti, Leonir |
author_role |
author |
author2 |
Aires, Joanez Aires Aparecida Lorenzetti, Leonir |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Amanda Magagnin Aires, Joanez Aires Aparecida Lorenzetti, Leonir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino, Ensino Meio ambiente; CTS; Química Verde; Ensino de Química. |
topic |
Ensino, Ensino Meio ambiente; CTS; Química Verde; Ensino de Química. |
description |
O tema Meio Ambiente, cada vez mais é pauta de discussões, uma vez que a maioria dos problemas ambientais estão relacionados ao desenvolvimento científico-tecnológico. Este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições trazidas pelos principais referenciais teóricos quanto a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o conceito Química Verde (QV), para o ensino de química, por meio de uma revisão bibliográfica. Discute-se que a abordagem CTS, quando inserida no ensino de Química, pode proporcionar maior significado aos conteúdos, desenvolvendo a criticidade perante o desenvolvimento científico-tecnológico no contexto social. A QV, além de trazer nos seus princípios potenciais contribuições para minimizar os problemas ambientais, também oportuniza aos estudantes a criticidade, os tornando capazes de se posicionarem frente aos problemas relativos ao meio ambiente. A perspectiva ampliada neste estudo, busca a compreensão da relação que a abordagem CTS e o conceito QV podem ter quando abordado o tema Meio Ambiente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6825 10.3895/actio.v2n2.6825 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6825 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n2.6825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6825/4537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 193-210 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 193-210 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984929898496 |